domingo, 1 de novembro de 2015

Por que somos chamados de ovelhas?



Com tantos animais na terra, poderíamos ser comparados a qualquer um? Ou tem mais sabedoria, por detrás da afirmação de que somos ovelhas.

E fosse deixar a cargo do ser humano escolher como gostariam de ser representados, provavelmente seria "águias", "leões", ou outro animal valente. Principalmente por que vivemos em um tempo onde crente precisa ter uma boa auto-estima, porém evidentemente não é essa a imagem que Jesus tinha para seus seguidores.

Quais são as características de uma ovelha:
1º - O animal mais flatulento do planeta.
2º - Animal de visão ruim, não alcança mais de vinte metros.
3º - Pela visão ruim, caminha seguindo a ovelha mais próxima.
4º - São ruminantes porque têm mais de um estômago, o processo de "ruminação" traz de volta o alimento engolido para ser re-digerido.
5º - São brancas ou pretas, as castanhas são assim pela sujeira. Semi branca é sujeira.
6º - Elas preferem beber água corrente é raro beberem água estagnada.
7º - Conhecem a voz do pastor, e se guiam por ela.
8º - Elas conseguem nadar, apesar de não gostar
9º - Há mais de 2.300 espécies de ovelhas.
10º - Caída e vulnerável, a ovelha não levanta sozinha precisa de ajuda. Se ficar de barriga para o ar ela morre.
11º - Sua comunicação é diferente uma das outras (balidos). Umas com sons mais altos, ouras quase não se ouve, mas todas diferentes.
12º - Não gostam de festas nos pelos. Tosquiadas são ainda mais dóceis.
13º - Elas não tem dentes incisivos. 
Não somos confiáveis, ou seja , não cheiramos bem, não temos boa visão, seguimos a ovelha mais próxima, mas devemos mesmo é seguir um guia, um pastor (Jesus), somos ruminantes temos que re-digerir a comida é exatamente como devemos fazer com as nossas reflexões pessoais sobre a Palavra de Deus, ou somos ovelhas realmente ou parecemos ovelhas, ou de um tipo ou de outro. Quando Cristo se denomina "fonte de água viva", sabia com quem estava falando, já que, como o mesmo dizia, "minhas ovelhas conhecem minha voz". Muitas vezes desconhecemos nossa capacidade, por conta de nossa nova natureza dócil. A estrutura aparentemente frágil de uma ovelha jamais revelaria essa capacidade para o nado. Embora todos sejamos ovelhas, é natural as divergências. Necessário é respeitar as pequenas variações. Nem todas as ovelhas Dele são do mesmo aprisco (diferentes espécies), não existe comunidades cristãs de uma ovelha só, por isso ela necessita do outro, um revez eventual da vida dos que vivem na solidão os destruirá de um momento para outro, assim como a ovelha pode morrer se não houver alguém que a levante. Cada uma se expressa de forma diferente, o que não as faz melhor que a outra. Só as faz diferentes. A ovelha se sente bem quando produzindo, ofertando, sendo útil. Estranhe quando alguém que se declara "ovelha" prefere mostrar ao invés de fazer. Deixe-se tosquiar, além de dóceis, ainda não rosnam, não latem, não rugem. 

Não somos frágeis e de fácil distração pelo caminho que seguimos? Porém Jesus nos guia sempre pelo caminho certo e seguro, nunca deixando que nos percamos no caminho pelo qual ele nos conduz, e se o Senhor não cuidar de nos, nos mostrando o caminho certo a seguir, seremos facilmente devorados em qualquer caminho que andarmos, pois uma vez fora do rebanho, estaremos sem a proteção dEle.
"(João 10:2,4) Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz". 
 Por Dirson JR


Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..


Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário