sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Ninguém vive sem esperança


Para entender a esperança dentro de nós precisamos compreender onde depositamos essa esperança e como ela é definida em nossa mente.

“Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças” Mario Sergio Cortella.

A alusão ao verbo esperançar na abordagem do Paulo Freira, descrita por Mario Sergio Cortella, é uma posição ativa e não passiva, é uma atividade e não uma inatividade, é labor e não ócio.

O comportamento do verdadeiro cristão é o de esperançar e é exatamente essa postura que o diferencia dos demais. Sua esperança não está em obra humana, não está na espera por algo que venha de si mesmo, não está em um Jesus histórico, não está em um Jesus talismã, mas naquele que fez a obra, naquele que nos ofertou a graça, naquele que nos ofertou a própria vida, para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna.

  (Jó 27:8) Porque qual será a esperança do hipócrita, havendo sido avaro, quando Deus lhe arrancar a sua alma?  
(Romanos 15:13)...de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo”


“Se eu não pudesse ter esperança, seria melhor o fim chegar logo”, disse uma pessoa que sofria de câncer.

“Oscilando entre o medo e a esperança. ” Foi a descrição de um refém sobre o tempo que ficou em
cativeiro. “Às vezes o estresse faz com que percamos a cabeça. ”

É evidente que ninguém pode viver sem esperança. Mas esperança quando vemos que as circunstâncias irão mudar, é uma “espera relativa”, e isso não é esperança. No cristão a esperança é absoluta: no próprio Senhor Jesus Cristo! Que ressuscitou, que subiu aos céus, que falou sobre isso antes de sua morte e após sua ressurreição.

Os que não têm um relacionamento vivo possuem uma esperança falsa, ou estão na espera, ou ainda depositam a esperança no lugar errado, naquilo que é transitório – dinheiro, bens materiais, falsos deuses, palavras de homens, etc., Mas quem pertence a Cristo deposita sua esperança no “Deus de esperança”. Naquele que nos preenche o vazio.

Se nós olharmos para dentro de nós mesmos, só encontraremos miséria e tristeza. Mas se olharmos para Cristo, encontraremos tudo o que precisamos.

Um barco lança sua âncora no mar e, daí para a frente, o barqueiro só enxerga a corda. Mas ele sabe que seu barco está bem firme, pois lá longe, há uma âncora presa a uma rocha. Assim é conosco, e é daí que vem a nossa paz. Uma paz que foi feita na cruz, colocandonos "de bem" com Deus, e que agora flui para nós vinda do trono da graça, no céu, onde está nosso Precursor, isto é, Aquele que foi para lá na nossa frente para prepararnos lugar.

Isso tudo é muito precioso, pois mesmo em meio às dificuldades, ao desânimo, à fraqueza e tentações, sabemos que, mesmo que sejamos tão inconstantes como um barco balançando no mar, nossa segurança, nossa paz, nossa esperança, encontramse em Cristo, e não em nós mesmos. Nós mudamos, mas Ele nunca muda. É por esta razão que nossa salvação está firme.

Inclusive alguns erram ao postergar nossa esperança do encontro com o Senhor esperando que todos os povos sejam antes alcançados pelo Evangelho. O versículo (Mateus 24.14) que muitos usam para tentar justificar isso refere-se ao Evangelho do Reino, que João Batista pregava, e não ao Evangelho da Graça, que pregamos à semelhança de Paulo e dos primeiros discípulos. O primeiro dizia: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" (Mateus 3.2). O segundo proclama: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo" (Atos 16.31). Como nos dias que antecederam a vinda do Rei, que foi então rejeitado, o Evangelho do Reino voltará a ser pregado, após o arrebatamento, por aqueles que se converterem durante a tribulação. Dessa vez Ele virá em poder para julgar as nações.

Tal é a nossa esperança quanto ao que virá. Mas, quanto ao que já é, temos nossa responsabilidade, e esta é de nos conservarmos separados de toda iniquidade - tudo o que desonra o nome do Senhor. "Qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade" (2 Timóteo 2.19). Quando alguém entende o mal que há hoje no sistema denominacional, o primeiro passo a ser dado é obedecer ao mandamento de Deus, apartando-se do mal.

Por Dirson JR


Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..


Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.



Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário