Obediência e uma orientação expressa na palavra de Deus, mas que é usualmente utilizada fora de contexto e por isso de forma enganosa. Vamos exemplificar com textos biblicos:
“(2 Crônicas 34) 1 Tinha Josias oito anos quando começou a reinar, e trinta e um anos reinou em Jerusalém.
O que torna um menino de 8 anos apto a reinar nessa tenra idade? Obediencia ao pai? Obediencia ao avo.? Suas atitudes amadurecidas viriam de um pai ou avo irrepreensíveis. O que transformou esse menino em um monarca tão produtivo e marcante está revelado em :
“(2 Crônicas 34)2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda.3 Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição.
Quais foram os exemplos dos quais Josias deixou de obedecer:
Seu avô: "(2 Crônicas 33) 1 Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém.2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme às abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.3 Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado; e levantou altares aos Baalins, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu.4 E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha falado: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente.5 Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do Senhor.6 Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.7 Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha falado a Davi e a Salomão seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre.8 E nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, conforme a toda a lei, e estatutos, e juízos, dados pela mão de Moisés.9 E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.10 E falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos.11 Assim o Senhor trouxe sobre eles os capitàes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para Babilônia.
Seu pai: "(2 Crônicas 33) 21 Tinha Amom vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e dois anos reinou em Jerusalém.22 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, como havia feito Manassés, seu pai; porque Amom sacrificou a todas as imagens de escultura que Manassés, seu pai tinha feito, e as serviu.23 Mas não se humilhou perante o Senhor, como Manassés, seu pai, se humilhara; antes multiplicou Amom os seus delitos. 24 E conspiraram contra ele os seus servos, e o mataram em sua casa. 25 Porém o povo da terra feriu a todos quantos conspiraram contra o rei Amom; e o povo da terra fez reinar em seu lugar a Josias, seu filho.
Seu avô ainda teve a humildade de reconhecer seus erros perante Deus e se arrepender tendo tempo de corrigir falhas (2 Crônicas 33:12-19).
De qual cenário o menino Josias foi expectador ? Será que estava presente na morte do pai? Normalmente quando nos deparamos com pessoas desajustadas temos a tendência a justificar o seu erro, pelo ambiente ao qual está inserido, e isso não sempre uma verdade total, há o fator escolha e discernimento sobre os caminhos que temos a nossa frente.
Duas escolhas diferenciaram esse jovem rei:
Obediencia a mãe : “(2 Reis 22:1) 1 Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate." Geralmente, nas genealogias dos reis, a mulher não é mencionada. Aqui, ela é destacada. Seu nome significa "amada de Jeová". A obediência a essa santa mulher e a influência extremamente benéfica nos primeiros anos da vida e do reinado de seu filho. E foi exatamente nessa época que Josias aprendeu a submeter-se à autoridade de seus pais, habituando-se, desde cedo, a buscar e a honrar o Senhor.
Obediência ao SENHOR: “(2 Reis 23.25) 23 Porém no ano décimo oitavo do rei Josias esta páscoa se celebrou ao Senhor em Jerusalém.24 E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
Gostaria de recordar que o jovem Josias tinha apenas dezesseis anos de idade e era submisso à liderança da Palavra de Deus em sua vida.
Aos Pais, desenvolvam na mente e no coração de seus filhos a disposição para obedecerem as autoridades impostas e o hábito de lerem, meditarem na Palavra, a fim de praticá-la.
Aos Filhos, resolvam buscar ao Senhor, percebam que isso é a melhor coisa que vocês poderão fazer." Quero desafiá-los a terem uma vida como a de Josias. Para isso, é necessário, como ele, conhecer e cumprir estes dois segredos:
• obedecer as autoridades, pois Deus as usa em sua vida;
• sujeitar-se ao Senhor Deus e à Sua Palavra.
Por Dirson JR
Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.
Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com
Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com
Ótima explicação sobre obediência.
ResponderExcluir