quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Quem deve testemunhar a Cristo?


Cada um de nós cristãos verdadeiros (os convertidos), pois há o pseudocristão (os convencidos), temos essa enorme responsabilidade de levar a outros irmãos àquilo que o Senhor nos tem dado conhecer. Não há de Deus apenas o desejo de que os homens sejam salvos.
Ele "(1 Tm 2.4) quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade".
Assim que nos convertemos e temos garantida a salvação, temos muito a aprender da preciosa Palavra de Deus. E foi exatamente para isto que o Senhor deu dons aos homens,
 "(Ef 3.12) querendo o aperfeiçoamento dos santos"
Cada cristão é responsável por testemunhar de Cristo e esta responsabilidade é dada numa medida especial àqueles que receberam o dom de evangelista. Vemos a ordem dos dons claramente indicada em Atos 11.

1 - Os evangelistas pregam o evangelho (vers.1920),
2 - Pessoas crêem (vers. 21),
3 - Recebem um irmão com o dom de pastor (vers. 2224) que os reúne como faz o pastor às ovelhas, cuidando delas e exortandoas a permanecerem unidas ao Pastor que é Cristo.
4 - Vem então a necessidade de alimento mais sólido para aquelas almas e Paulo (além do próprio Barnabé) vêm exercer o dom de mestres ou doutores (vers. 2526) ensinandoos.

O evangelista vai levar o evangelho, mas quando reúne seus irmãos e convida incrédulos, ele está pregando o evangelho. Mas isto é bem diferente da igreja se reunir, não para os incrédulos, mas para Deus; para se ocupar com Cristo. Esta é a atividade da igreja, quando se reúne.

“ (Atos 2.42) ”.
1 - Perseveravam na doutrina dos apóstolos (que hoje temos nas epístolas),
2 - Na comunhão (com o Senhor e uns com os outros),
3 - No partir do pão (na ceia do Senhor, lembrando a Sua morte)
4 - E nas orações.

Essa são atividades exclusivas daqueles que crêem.
É claro que em reuniões assim possa haver incrédulos, mas não são eles o alvo da reunião. O alvo é o Senhor que deve estar ocupando a posição de destaque. Dessa forma vemos que numa reunião de ensino (perseveravam na doutrina dos apóstolos) não é um que dirige ou que faz tudo.
(1 Coríntios 14.2640) Falem dois ou três profetas e os outros julguem"; "Porque todos podereis profetizar(aqui o significado é de proferir a palavra)"; "As mulheres estejam caladas"; "as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor".
São ordens claras de como deve ser uma reunião ao nome do Senhor, tendo apenas o Espírito Santo a dirigir e usar quem Ele quiser.

Na Ceia do Senhor sucede o mesmo, embora ali não seja o lugar apropriado para o ensino ou admoestação. O ponto alto é a lembrança do Senhor morto e o pão que "nós" partimos (1 Co 10.16) deixa claro que não se trata de um pão que "os líderes" partem. Qualquer cristão tem o privilégio de se levantar e agradecer pelo pão e pelo vinho, assim como qualquer cristão tem o direito de trazer uma oração de louvor ou sugerir um hino a ser cantado. Seja  quando os crentes se reúnem em igreja ou assembléia para oração.

O que acontece na cristandade, infelizmente, é que muitos cristãos são privados de aprender mais, ou mesmo de exercerem seus dons nas reuniões, porque está estabelecido o modelo romano de reunião (influência da igreja católica, que por sua vez, é imitação do judaísmo) tendo sempre um homem à frente. Mas, para aqueles que pretendem reunirse pelo modelo determinado por Deus, o Senhor sempre lhes será suficiente. Você crê nisto?

Tome cuidado com  sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam


Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..


Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário