segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Parte I - Será que você se curva as invenções da cristandade?



Quando alerto sobre as invenções trazidas pela cristandade, alguns podem pensar que se trate de críticas ao catolicismo, porém, a verdade atinge a todos esses sistemas religiosos e suas inúmeras praticas copiadas do judaísmo, os protestantes não ficam de fora, pois tem imitado com maestria os mesmos erros de Roma.

É claro que não devemos nos ocupar com elas (que não passam de mentiras), o que devemos sim é nos ocupar com a verdade, isto é, com as coisas que efetivamente encontramos na Palavra de Deus.

A vertente que tem se destacado dentro do protestantismo, é o pentecostalismo.

As preocupações da liderança protestante tradicional têm inventado quadras esportivas e shows de música e teatro para entreter seus membros e atrair novos adeptos, as igrejas pentecostais usam de toda uma sorte de recursos audiovisuais para entreter os crédulos seguidores dos pregadores de rádio e TV que prometem às suas vítimas a prosperidade que eles mesmos desfrutam às custas delas. Nada disso é ocupar-se com Cristo, mas com as coisas que são da terra.
(Col 3:1-2) Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra".
Ainda mais grave é usar objetos ou gestos que aparecem na Bíblia como forma de representar uma verdade espiritual. Triste realidade. Deus deixou bem claro que não devemos fazer isso quando fez com que fosse destruída a imagem de bronze da serpente, que Moisés usou no deserto para curar os picados por serpentes.

(Núm 21:8)  E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
(2Rs 18:3-4)  [Ezequias] fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.... e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã. 
O uso de objetos ou gestos, ainda que aplicados por Deus em alguma ocasião e por alguma razão, fatalmente se transformará em idolatria se aplicado fora daquele contexto e sem ser ordenado por Deus. Ele teve o cuidado de não deixar que permanecessem os objetos que aparecem no AT, como a vara de Aarão, as tábuas da Lei ou a própria arca, porque certamente seriam usados para idolatria. Qual a postura das pessoas diante do Templo de Salomão em São Paulo? Vejam, um Templo que o próprio Senhor declarou que não ficaria pedra sobre pedra! Ao querer ir na contra-mão do que Deus determinou, será que esse pessoal nunca ouviu falar de Jericó e do que aconteceu a quem reconstruiu o que Deus determinou que fosse destruído?
(Mat 24:1-2)  E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
A Bíblia mostra que o Templo de Jerusalém voltará a ser construído em seu lugar original, porém não será para Deus, e sim para o Diabo. O anticristo usará o templo para se declarar Deus.

(2Ts 2:4)  O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 
(Mat 24:15)  Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
Se você tem prestado a devida atenção, já há anúncios de feiras Gospel, que nada fica a dever às práticas católicas. Algumas livrarias evangélicas já começam a ficar parecidas com aquelas lojas de Aparecida do Norte.

É importante entender que nada mais temos a ver com o Antigo Testamento no sentido do modo de Deus tratar o seu povo Israel. Isso fica muito claro na carta aos Hebreus, onde as palavras "melhor" ou "melhores" aparecem repetidas vezes.
(Heb_7:19) (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma MELHOR ESPERANÇA, pela qual chegamos a Deus. 
(Heb_7:22) De tanto MELHOR ALIANÇA Jesus foi feito fiador.
(Heb_8:6) Mas agora alcançou ele ministério tanto MAIS EXCELENTE, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
(Heb_10:34) ...sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma POSSESSÃO MELHOR e permanente. 
(Heb_11:40) Provendo Deus alguma COISA MELHOR a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. 
Por isso vem a exortação àqueles cristãos judeus que queriam voltar às antigas práticas:
(Heb_13:13) Saiamos, pois, a ele fora do arraial.
Nunca é demais reafirmar a importância de entender, que as coisas do Antigo Testamento nos servem de figuras ou sombras, e podemos sim aproveitar muito quando as temos em seu devido lugar. Por exemplo, o Tabernáculo no deserto é uma figura de Cristo, a arca também etc.
(Rom_15:4) Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
(1Co_10:11) Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 
(Col 2:17) Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Todas aquelas coisas serviam para mostrar o que Deus iria fazer e agora já fez. Um judeu que visse a "sombra" das coisas futuras naqueles objetos e gestos da antiga adoração judaica podia ser consolado. Mas hoje que temos a realidade que aquela sombra representava, não precisamos nos ocupar com a sombra, mas com a Pessoa que já chegou.

O cristão não precisa de "recursos audiovisuais" para adorar em espírito e em verdade.
(João 4:20-24) Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
O cristão anda por fé e não por vista, e esta é mais uma razão para fechar seus olhos a todos esses objetos e gestos que esses pregadores tentam vender mediante uma "singela" contribuição.
(2Co_5:7) Porque andamos por fé, e não por vista.
(Heb_11:1) Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
continua...Parte II - Será que você se curva as invenções da cristandade?                                     
 Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..


Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário