domingo, 25 de outubro de 2015

Os vícios para o cristão






O vício é tudo que nos domina e a Bíblia ordena que não permitamos que nossos corpos se tornem “dominados” por coisa alguma.

“(I Coríntios 6:12 e 6:19-20) “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma..”...“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

Se não obedecemos ao que a bíblia nos orienta estamos em pecado, não devendo então ser praticado pelos seguidores de Jesus Cristo.

Veja que precisamos entender que há variados vícios, ingerir alimentos que não são saudáveis, que podem da mesma forma viciar e ser maléficos para o corpo. Como exemplo, muitas pessoas são tão viciadas em cafeína, um cristão deve evitar a glutonaria e evitar o excesso de alimentos que não sejam saudáveis. Há muita hipocrisia quando condenam um pecado e permitem outro.

O fato de um cristão ter vícios não o elimina do corpo de Cristo, nem tira dela a salvação, mas é obvio que seus atos e hábitos não honram a Deus. É claro que há muitos verdadeiros crentes em Jesus Cristo que tem vícios. E crer firmemente que ter vicio é um pecado que deve ser abandonado, e com a ajuda de Deus, superado.

Normalmente tentamos fazer uma lista de pecados e nos regozijar de cumpri-la, deixando fora da lista coisas que apreciamos mas não achamos prejudiciais. As religiões mais rigorosas e legalistas são as que mais inflam o ego das pessoas, porque as colocam na condição de juízes de quem não segue sua lista do que pode e não pode.

Embora prejudicial para a saúde, a Bíblia não condena diretamente alguns vícios, mas condena outros como a glutonaria, que dificilmente fará parte da lista de pecados da maioria das religiões, católicas ou evangélicas. Veja; 

e que aparece ao lado de "invejas, homicídios e bebedices" em Gálatas 5:21, é companheira das "dissoluções, concupiscências, borrachices e bebedices e abomináveis idolatrias" em 1 Pedro 4:3 e Romanos 13:13, além de ter sido particularmente denunciada pelo próprio Senhor em Lucas 21:34.
"(Galatas 5:21) e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
"(1 Pedro 4:3) No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.
"(Romanos 13:13) Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
"(Lucas 21:34) E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
É fácil por exemplo um crente glutão soltar o verbo contra um irmão fumante por exemplo, provavelmente esquecido do que o Senhor disse em:
“(Mat_7:4) Como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão".
Do ponto de vista do vício,
"( 1Co_6:12) Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas".
Outra questão que pode transformar o fumo ou qualquer coisa em pecado é se isso trouxer escândalo ou fizer desviar um irmão mais fraco. Se ele vê você fumando e isso o escandaliza, então evite fazer isso presença dele, e isto vale também para comer ou beber certos alimentos e bebidas.


Rom 14:21-23 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

Se você achar que está pecando pelo fato de fumar, então procure parar. Eu sei que não devo beber vinho perto de alguns cristãos, mas fora disso não vejo problema em beber um cálice de vinho ou um copo de cerveja, o que não é suficiente para embebedar (a Bíblia condena a embriaguez com vinho, não o vinho, ou o Senhor não teria transformado água em vinho na festa de casamento).


Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..


Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

2 comentários:

  1. Bom dia,aos meus seis anos de idade comecei a estudar para aprender ler e escrever,com esta mesma idade comecei a frequentar aula de catequese,sempre ouvindo a palavras de Deus.
    Era feliz não se preocupava com nada, alem de rezar, orava como cristão,porem o tempo passou como se estivesse se desviando,quando passei a ter responsabilidades,mas nunca perdi minha fé.
    Mas contudo esqueci de me vigiar,meus olhos,meus pensamento já não era mas o mesmo,´praticando uma coisa errada apos a outra mas não deixei de orar, não perdi a minha fé.
    Portanto peço perdão para o Papai do Céu,sempre agradecendo por está em minha presença.mas quando percebo que deixei de me vigiar já pequei de novo,porem como faço com esta situação meu irmão?

    ResponderExcluir
  2. Você não escreveu o seu nome, meu irmão, segue esse post e espero que te ajude a estar alerta. Que o SENHOR te abençoe.

    http://minutosdosenhor.blogspot.com/2016/12/lucas643-45-nenhuma-arvore-boa-da-fruto.html

    ResponderExcluir