sábado, 3 de outubro de 2015

Fair Play (Jogo Limpo)



Não há medalha que consagre a ação do espanhol Ivan Fernandez Anaya durante uma corrida cross country, em dezembro passado, em Navarra (Espanha). Ele era o segundo colocado da prova quando viu Abel Mutai, que liderava com folga, diminuir o ritmo a menos de 20 metros da vitória por achar que já havia cruzado a linha de chegada. Ao invés de aproveitar a oportunidade para ultrapassar o queniano e vencer a corrida, o espanhol mostrou que a vitória não é o mais importante no esporte e fez questão de alertar o atual campeão olímpico dos 3000m com obstáculos. "Eu não merecia vencer", disse Fernandez ao jornal espanhol El País. "Eu fiz o que tinha que ser feito. Ele era o real vencedor da prova, liderava com folga e eu não tinha condições de vencer. Ele (Abel Mutai) cometeu um erro e, assim que vi isso, eu sabia que não poderia me aproveitar da situação".  
(http://blogs.oglobo.globo.com/pulso/post/imperdivel-corredor-espanhol-da-exemplo-de-fair-play-no-esporte-483219.html)
Se você procurar na internet pelo assunto e tiver a curiosidade de ler comentários sobre a reportagem verá que poucos concordam com o que o espanhol fez, há claro os que o admiram pela sua atitude, mas muitos ainda não considerariam desonesto se tivesse vencido a corrida. Mas o que deve ser levado em consideração são os valores que fizeram com que Ivan Fernandez Anaya tomasse essa atitude.

Da mesma forma o cristão convertido tem valores de difícil compreensão por quem não comunga dos mesmos valores. 

"(Efésios 2:1-5) 1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

Veja que uma das características do estado de morto era fazer a própria vontade, agir conforme seus próprios pensamentos. Esta preocupação grande com o "fazer" ao invés do "crer" é natural ao ser humano. Disso provém as religiões, sempre com longas listas de obrigações a serem cumpridas para talvez merecer um lugar no céu. Deus não pediu para fazer nada. Quer fazer a obra de Deus? Então leia isto:

"(João 6:28-19) 28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
Na conversão você ganha uma nova concepção de valores. Coisas que eram importantes já não são mais. Muita gente pensa na conversão como um processo no qual você é obrigado a abrir mão de uma porção de coisas. É claro que você acaba abrindo mão de uma porção de coisas, mas é por descobrir que nem tudo o que reluz é ouro. Quando você conhece a preciosidade de Cristo, fica mais fácil discernir o que é pirita e o que é ouro. 


Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..


Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário