quinta-feira, 16 de julho de 2015

Educação Espiritual. Como proceder?



A 'igreja' a que merefiro abaixo é essa a 'igreja' local, 'igreja'tijolos e não a verdadeira igreja que são as pessoas.

Na infância somos submetidos a dependência dos pais ou de outros e isso nos é natural e essencial, mas ao decidirmos pelo caminho do SENHOR devemos amadurecer na dependência total de Deus.
Na medida em que crescemos diminuimos gradualmente essa dependência e isso nos e saudável até termos o discernimento para tomarmos as nossas próprias decisões. Entretanto, chegará o momento que seremos compelidos a vivermos de nosso próprio sustento, e além disso, impõem-se a necessidade de termos nossa própria casa e família. Então, deixamos pai e mãe, nos unimos a um outro, e fazemo-nos com ele ou ela uma só carne.
Nosso caminho espiritual tem o mesmo princípio , ter ajudadores, sermos  cuidados espiritualmente em detrimento de ficarmos completamente indefesos, como recém nascidos expostos a própria sorte. Nesse periodo necessitamos ser amamentados espiritualmente. 
(1 Coríntios 3) 1 Irmãos, não vos pude falar como a pessoas espirituais, mas como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo. 2 O que vos dei para beber foi leite e não alimento sólido, pois não podíeis recebê-lo, nem ainda agora podeis, 3 porque ainda sois carnais.
E evidente que em algum momento devemos deixar a dependência do outro, não deixar de  reconhece-los como familia espiritual. Uma inversão de necessidades deve ocorrer e a nova criatura em nós sentirá vontade, pela presença do Espírito Santo, de cuidar dessa família em Cristo e buscar a adoção de outros irmãos. Nesse ponto o servir ao próximo se tornará cada vez mais e mais presente em nós, pela influência da promessa do SENHOR, para aquele que NELE crê.
(João 14:15-18) 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Nosso relacionamento saudável com nossos cuidadores espirituais deve ser de carinho, gratidão, mas não mais de dependência. Surge apenas a alegria de amá-los e de servi-los. Entretanto, nossa sobrevivencia não depende mais deles. Cada individuo tem que cuidar de si mesmo e deve-se ter maturidade na relação com Deus e a sua própria segurança no caminhar.

O crente é educado para a dependência da 'igreja', não para a vida e menos ainda para a autodeterminação em Deus. Há um emburrecimento imposto aos filhos da 'igreja' em detrimento da liberdade e dependência em Deus, sob as asas de quem devemos estar, e não  sob as dessa 'igreja' que não deseja -filhos livres-, mas -filhos escravos- de suas conveniências pela vida toda.

Assim como mães que crêem ser possuidoras de seus filhos e não permitem seu crescimento, impondo uma dependência emocional e ou financeira, e pressupõe ter o juízo de valor justificado como o amor de mãe, e criando os para si mesmas. Tal é qual na realidade, a 'igreja' cria filhos para ela mesma, não para Deus e nem para a vida. Esse tipo de 'igreja' cria o seu proprio Deus.

A verdadeira igreja é o corpo de Cristo, é  o SENHOR em si mesma, como membros do seu corpo, mas age como se fosse a familia da fé. Muitos ao se decepcionarem com essa familia da fé, desviam-se de Deus pois não aprenderam a ser o corpo de Cristo, e se afastam de Deus por considerar essa 'igreja' o seu Deus, dessa forma ao deixar de frequentar as reuniões assumem estar longe de Deus, afastados, no mundo, mesmo que essa 'igreja' esteja morta, adoecida ou seja ditadora, ou até tirânica.
A verdadeira Igreja tem que ser como pais bons e conscientes que criam filhos para a vida em Deus! Todas as formas de cristianismo ensinam que "fora da igreja não há salvação”, e é fora de Jesus Cristo que não há salvação.

O problema é que muitos não têm essa compreensão, e, quando enxergam as “loucuras da família” afastam-se do convívio humano adoecido, não buscam mais nenhuma outra comunhão humana, e no processo sentem-se separados de Deus para sempre. Há que se resgatar essas pessoas que a 'igreja' afastou para junto de uma comunhão verdadeiramente humana e junta de Deus. O SENHOR sempre dirá: Eu te acolherei!, em Cristo não há órfãos.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário