domingo, 5 de julho de 2015

"O segredo", Existe algo não revelado?



Não é possivel determinar precisamente quantas pessoas descomprometidas com a palavra de Deus, estão dispostas intencionalmente, equivocadamente, e maldosamente a angariar seguidores em seus projetos individuais. Essas ideias não são nada novas.

Um exemplo é a autora, Rhonda Byrne, ela considera-se inovadora e descobridora de conceitos que são encontrados em  quase todas as religiões e áreas da atuação humana ao longo da história. “Em apenas dois meses ela já havia estudado os grandes líderes do passado, lido centenas de livros e acumulado um número incontável de horas de pesquisa”

A conveniência e a ma intenção percebemos acima. Quantas centenas de livros você consegue ler em dois meses? Leitura dinâmica deve fazer parte do “segredo”. Seu projeto foi iniciado não com o livro, mas com um filme, exatamente quando ela quis dar uma guinada em sua empresa, a produtora de TV Prime Time Productions. Da Austrália para os EUA foi um pulo, obviamente dado com as mais avançadas técnicas de produção cinematográfica. O livro apareceu depois nas livrarias do mundo.

“The Secret” (O segredo) consiste na velha história do pensamento positivo, da mentalização de coisas boas para atrair coisas boas e todas as idéias que já surgiram por aí dando uma roupa nova àquilo que teve sua origem no Jardim do Éden, quando a serpente (Satanás) disse a Eva: “Sereis como Deus”. 

Veja nesse link as semelhanças com a Confissão Positiva...
http://minutosdosenhor.blogspot.com/2015/04/parte-iv-o-que-e-teologia-da.html

É mais uma tentativa de dizer ao ser humano que ele é capaz de fazer tudo aquilo que desejar, algo como ser capaz de interferir no mundo real manipulando o mundo mental ou espiritual. Em suma, você vai acabar acreditando ser Deus.

Há um exemplo que ensina esse pensamento, a Seicho-no-iê. Ouvi uma história de um frequentador que ali esteve por 3 anos.  A mãe de um amigo também freqüentava essa instituição e teve câncer. O mestre de lá dizia, para ela mentalizar que doença não existe, etc e tal, para tornar o pensamento em realidade e ela morreu. Segundo ele, não mentalizou direito. Dois anos depois ele também morria de câncer.

A ideia por de trás dessa filosofia, que costuma prometer que TUDO o que você quiser se realizará, é que se tiver a atitude adequada, você acabará atraindo para o mundo real aquilo que mentalizar em seu imaginário. Agora imagine, se eu quiser que hoje faça sol e alguém mais quiser que chova, teremos aí um problema de conflito de interesses. Se eu quiser ganhar muito dinheiro, obviamente alguém terá de abrir mão de muito dinheiro, pois a moeda é circulante, não aparece por um passe de mágica.

Uma outra idéia em que eu mesmo acreditava ser correta e que na verdade é um engodo, trata-se segundo o que dizem eles - só de pensar em "não alguma coisa" já causa um bloqueio cósmico. Imaginem vocês como eles teriam ensinado o público a não pensar e falar palavras negativas sem usar a palavra "não", que usam em quase todas as sentenças de sua teoria. "Não faça isso...", "Não pense aquilo aquilo...", "Não mentalize coisas negativas..." Seria interessante fazer uma busca e contagem de "nãos" encontramos em suas poprias teorias positivistas.

Já fui um devorador de livros de auto-ajuda, espiritismo, pensamento positivo e qualquer coisa que me ajudasse a acreditar em mim mesmo, pensar que eu sou o máximo e fazer de Deus apenas um adereço. Se livros de auto-ajuda do tipo realmente funcionassem, não seria preciso escrever mais nenhum. A quantidade de títulos despejada anualmente no mercado só confirma que apenas conseguem criar uma ilusão de poder, fazendo seus leitores acharem que podem se tornar semi-deuses ou, por que não, deuses completos.

Não há um paralelo inevitável entre o que essa teoria promete e o que foi prometido a Adão pela serpente? Eliminar Deus de sua vida e tomar as rédeas de seu destino? (Ser como Deus). O único Homem perfeito e Deus perfeito que já pisou este mundo - Jesus - deixou claro que não veio aqui fazer Sua própria vontade, mas a vontade do Pai que Lhe havia enviado. E lembre-se de que Sua vontade era perfeita.

Não temos a mínima capacidade de saber as consequências de realizar tudo o que quisermos conforme a nossa própria vontade? Será bom ficar milionário da noite para o dia? Será bom me livrar de algum problema que hoje me aflige? É evidente que se formos olhar para trás ficaremos muito contente que muitos dos nossos desejos não tenham sido realizados, somos incapazes de entender todos os desdobramentos caso eles se realizassem.

Rhonda Byrne e sua mentalização positiva obviamente funcionou até agora apenas para sua empresa, mas não é por algo ter milhões de apreciadores que isso torna algo bom. Milhões de moscas saem todos os dias em busca de estrume fresco. Nem por isso devemos segui-las.

A biblia é tão rica, que sempre aparecerão pessoas que tentarão encontrar paralelos entre suas teorias ou filosofias e a Bíblia. Mas aqueles que realmente conhecem o Salvador não perderão seu tempo tentando encontrar algum poder em si mesmos para conseguir ou mudar alguma coisa.

O cristão depende do Senhor, não de sua mente. Diante da presença e do conhecimento de Cristo qualquer pretensão humana desaparece e ouvimos o conselho de Maria dado aos que serviam na festa de Caná: “Fazei tudo o que ELE vos disser”, aceitando seu amoroso convite que diz: "Vinde a Mim". E para aqueles que acham que trazem em si mesmos o poder para fazer o que quiserem e ter o que desejarem, é bom pensar no que Jesus disse:
"(João 15:5) Quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer". 

Rhonda Byrne, pretende ensinar que com “O segredo”, que ela supõe ter revelado, você pode tudo. O Salvador diz que sem Ele, você nada pode. Em quem você prefere acreditar?

Você acredita que, se conseguir tudo o que deseja, você será feliz? Você crê em todas as promessas e desilusões desse mundo? Se você conhecer a Cristo Jesus, o nosso SENHOR, perceberá que estar em sua dependência e receber a sua oferta gratuita. Tem valor infinitamente maior ao arrecadado por Rhonda Byrne.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário