quinta-feira, 23 de julho de 2015

Livre Arbitrio não nos pertence



A idéia do livre arbítrio está intimamente ligada à idéia de que não estamos completamente perdidos e arruinados, por isso poderíamos escolher fazer a vontade de Deus. Será que realmente temos um parte de nós que esteja intacta, sem nenhuma partícula de pecado?. A palavra de Deus responde essa questão, veja que nossa dependência de Deus fica evidente quando precisamos recorrer a ele até para uma escolha que acreditamos faze-lá por nós mesmos.

Nascemos naturalmente propensos a pecar por que estamos em processo de metástase  (estágio do câncer em que já não há mais nada a fazer) praticamente morto, nem nossos órgãos serviriam para transplante, ou seja, completamente arruinados. Essa é a nossa condição, por isso necessitamos nascer de novo, em Cristo Jesus.

Tudo o que e possível Deus fazer por nós, para convencer-nos que somos pecadores e estamos  em um estado arruinado, ELE faz e está sempre de prontidão para nos salvar, veja que essa é a evidência que demonstra nossa completa impossibilidade de fazer qualquer coisa ou escolha (e inclua aí o livre arbítrio) que nos leve a Deus.
Se esse pensamento acima estivesse errado, as afirmações abaixo estariam equivocadas:
"(Rom 3:10-12) Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só".
"(Rom 8:7) Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser".
Acreditar que nossa velha natureza possa ser reformada e se tornar aceitável a Deus, ou até quem sabe ser reformada por Ele para esse fim. Isso é um engano. O que está morto, está morto, é incapaz de desejar até mesmo vida. É justamente através da obra de Cristo, que Deus condenou o pecado na carne, a velha natureza foi definitivamente descartada como algo irrecuperável. O velho homem estava morto, por isso foi necessária a obra de redenção por outro, a saber Cristo, em quem não havia pecado, já que não havia no homem coisa alguma que pudesse ajudá-lo.

"(Rom 8:3-8) Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus".
Ao ser oferecida ao homem a escolha de crer, sua consciência irá revelar essa incapacidade, pois não há nele qualquer inclinação ou vontade nesse sentido.
(João 3:16) 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Acima mostra efetivamente como o amor de Deus está disponível para todos, e não podia ser diferente, porque Deus amou o mundo, deu o Seu filho, e não tem prazer na morte do ímpio, e ainda quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Cristo é também o Cordeiro que tira o pecado do mundo, e a Palavra diz também que Ele morreu "por todos", quando levou sobre si o pecado de "muitos".
“(Is 53). 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Tudo isso para mostrar que a provisão de Deus é toda abrangente e o sacrifício de Cristo é infinito em seu poder de salvar. Repito abrangente quer dizer que: Não precisa ser intelectual, não precisa de curso de teologia, não precisa seguir a um homem, não precisa ter, não precisa ser. Apenas estar aberto a aceitar a Cristo Jesus o nosso SENHOR, Salvador, Redentor, Pastor, Bom Samaritano, etc.

Raízes não são âncoras. Na vida devemos ter raízes e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza, quem têm âncora vive a nostalgia, quem tem raiz vive a saudade. Nostalgia é lembrança que dói, saudade é lembrança que alegra. Não preciso dizer onde devemos fincar raízes. Nem dizer que a obra que o SENHOR completou, é saudade para nosso espírito.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário