quarta-feira, 22 de julho de 2015

A música é para louvar a Deus


Paulo e Silas cantam na prisão 


Não há uma regra definida nas epístolas para entendermos um pouco a função da música na adoração, mas se buscarmos a direção do Espírito Santo neste sentido, certamente poderemos evitar os muitos erros cometidos hoje pela cristandade.

A natureza tem o seus efeitos sonoros, os animais produzem seus sons, os pássaros até podem cantar. Mas somente o ser humano, além dos anjos, é capaz de criar e executar música. Apesar de que, pelo menos na palavra de Deus, aparentemente os anjos não fazem isso há muito tempo.

O homem é o único ser "dotado de ritmo, capaz de responder à música com movimentos. É também o único a apresentar um cérebro adaptado para compreender complexas estruturas musicais e ainda se emocionar com elas" segundo Oliver Sacks.

Você encontra referências a uma época quando os anjos cantavam e até mesmo Satanás, tipificado por Ezequiel como o Rei de Tiro, é elogiado por seus dotes musicais:
"(Jó 38:7) Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam".
"(Ez 28:12-13) "Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabada. Estavas no Éden, jardim de Deus... Tamborins e flautas, estavam a teu serviço, prontos desde o dia em que foste criado".
Como não há redenção para os anjos, uma vez caído, jamais será restaurado. Talvez esteja aí o fato deles não mais aparecerem cantando na Biblia. Nós por outro lado, temos motivos suficientes para cantar, louvar e adorar a Deus.

Em (Lucas 2: 13-14) costuma-se imaginar um coral de anjos no céu cantando louvores e anunciando o nascimento de Jesus, mas uma leitura atenta revela que eles não estão "cantando" louvores, mas "dizendo" louvores:
"(Lc 2:13-14) E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!"
"(Ap 5:8-13) E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre". Vejam acima que no céu só os humanos redimidos cantam, enquanto anjos e criaturas apenas falam.
A primeira vez que um cântico aparece na Bíblia é justamente o cântico dos que foram libertados do Egito, o versículo nos ensina a origem dessa atitude ("o Senhor é... o meu cântico") e o fim ("...por isso O exaltarei") e do verdadeiro cântico de louvor: ele vem de Deus e é para Deus em razão do que Deus fez. Não há nada para o homem no cântico isso é bem evidente.
"(Êxodo 15) Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei".
Deus colocou em nós a apreciação pela música, por isso ela nos alegra, conforta, anima etc. Mas há uma diferença enorme de quando cantamos para Deus e quando cantamos para nós mesmos. Não devemos estimular os sentidos quando cantamos pra Deus mas isso ocorre quando o homem canta a si mesmo. Pensando dessa forma, fica mais fácil avaliar qual música é mais adequada para os cristãos cantarem quando se reunem, tendo a Cristo Jesus nosso SENHOR como centro de todas as atenções.

Como a música pode ser usada para estimular o homem a manipular as emoções, ela pode se tornar inadequada e até mesmo perigosa quando usada na adoração.

Não e preciso estudar muito para saber que quanto mais ritmo tem uma música, maior sua influência sobre o corpo humano, por isso nem notamos nosso corpo balançar ou nosso pé bater no chão quando ouvimos uma batucada ou um samba. Considerando que é o espírito que deve ser a parte mais ativa no louvor e não o corpo, há o perigo do cristão confundir influência no corpo, com ser tocado pelo Espírito Santo durante o louvor, quando na verdade isso nada mais é do que seus sentidos sendo estimulados pelo ritmo. Não há exagero algum no que estou dizendo, religiões pagãs usam e abusam do ritmo, a exemplo da Umbanda e Candonble que usam desse artificio para colocar as pessoas em transe.

Quando se estuda marketing é facil compreender o efeito da música nos negócios, e é possível melhorar seus negócios usando música ambiente de forma a manipular seus clientes. Um bom restaurante irá colocar música lenta quando estiver quase vazio, para as pessoas se demorarem ali e ajudarem a atrair outros. Aí passará a tocar música cada vez mais rápida se o ambiente estiver cheio e o gerente quiser que os clientes terminem logo a refeição para darem lugar a outros. Basta aumentar o ritmo para fazer as pessoas comerem mais depressa. Um supermercado, por sua vez, nunca deve ter música rápida para não apressar os clientes nas compras. O melhor é que eles fiquem lá dentro por muito tempo, e esta é a razão de não existirem relógios nas paredes dos supermercados. Isso não é fantasia mas estudo científico se você for observador irá perceber como isso é utilizado pelas empresas.

É claro que devemos evitar ao máximo qualquer estímulo para a sua carne na hora de louvar a Deus pois, se o motivo e fim de seu louvor é Deus. É melhor que você deixe a música estimulante para ouvir ou tocar quando não estiver reunido para adorar a Deus.

Minha esposa Karla  me mostrou o áudio de um famoso cantor gospel que declarou recentemente que "Deus disse a ele" (artimanha para não ser contestado) que deveria deixar a música de louvor pois estava sendo "adorado pelos crentes", o curioso é que esse mesmo cantor fez bonecos de si mesmo, numa atitude egocêntrica e autoidolatrada. A atitude desses cantores famosos não difere em nada dos cantores seculares, e nem de quem se acostumou a adorar a Deus de acordo com os desejos próprios e não conforme a orientação da palavra de Deus. O objetivo do louvor é Deus, por isso não centralize o louvor em si mesmo, mas NELE.

Em Romanos 12 Paulo fala de um "culto racional" e de conhecer qual seja "a boa e perfeita vontade de Deus". Isso nada tem a ver com a nossa vontade, nossos instintos, ou qualquer manifestação de êxtase que nos tire do perfeito controle de nosso corpo e mente.

O que realmente se vê quando os cristãos se reunem? Não é um culto racional certamente. Com a intenção aparente de estarem louvando a Deus, promovem verdadeiros espetáculos de luz e som que não diferem nem um pouco dos cultos pagãos com seus tambores e ritmos hipnóticos para manipular e levar as pessoas ao transe, outros artifícios muito utilizados são os gritos e estímulos como "palmas para Jesus", desvirtuando completamente o significado de louvar e acabam por fazer os presentes acreditarem que aquilo não passa de um show como outro qualquer. Ao chamarem a isso de “louvor”, se esquecem que louvor é aquele que os cristãos elevam a Deus, a suas vozes e seus espiritos, e não algo que alguns fazem enquanto outros assistem e aplaudem.

Como sempre e necessário dizer e importante entender a diferença entre os que louvavam no Israel do Antigo Testamento e os que louvam na Igreja, o Corpo de Cristo. O louvor do israelita no A.T. era um louvor exterior, já que ninguém naquela época tinha o Espírito Santo habitando em si, como é o caso hoje daquele que crê em Jesus. Por ser uma adoração exterior, ela exigia todo um aparato especial, como um templo de pedras, cantores ensaiados, instrumentos musicais, vestes especiais e tantas outras coisas que são descritas em detalhes no A.T. Novamente as práticas judaicas predominam na cristandade. Essa diferenciação é fundamental para se compreender a origem de tantos erros de interpretação.

Porém, quando chegamos à adoração cristã que é segundo a doutrina dos apóstolos, encontrada nas epístolas, todos esses detalhes desaparecem para dar lugar ao louvor singelo de corações gratos:
"Cl 3:16...com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. 
"(Ef 5:19)...falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração";
O que agrada a Deus no cântico é a expressão do Espírito Santo que habitando em nós, conduz o crente na adoração, pode até ser desafinado, é agradável a Deus, porque vem dEle e é para Ele. Paulo e Silas cantavam na prisão com os pés presos a um tronco, e não há qualquer indicação de que cantavam com acompanhamento, será que seus cânticos de verdadeiro louvor, que precedeu um terremoto, capaz de mover os alicerces da prisão e romper cadeados e correntes, teria sido mais eficaz se fosse acompanhado de uma orquestra filarmônica ou de uma banda moderna.

O louvor cristão só faz sentido quando é cantado, não quando é tocado. Enquanto a música pode estimular nossos sentidos, são as palavras que efetivamente louvam a Deus, porque são elas que falam de nossa gratidão pelo que Deus é e fez para nos salvar. Nós somos os únicos instrumentos que interessam a Deus e que hoje formam a Igreja, o Corpo de Cristo e são, tanto individual quanto coletivamente, um templo santo do Espírito Santo e um sacerdócio com pleno acesso a Deus. Aliás, já é sabido que não existe um instrumento musical capaz de superar a capacidade, riqueza e beleza da voz humana.
"(1 Co 14:15) Que farei, pois? ...cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento".  Para você cantar com o entendimento é preciso que esteja dizendo alguma coisa.
Promessa feita, promessa cumprida:
"(Mateus 18:20) Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles, nosso louvor deve simplesmente servir para apresentar nossa gratidão como redimidos.
Veja que novamente estamos diante da dependência dEle, e só dEle, para despertar em nós tanto o motivo como o louvor. Assim é na oração, quando o Espírito Santo nos assiste e não é pela qualidade de nossa oratória que seremos ouvidos, assim acontece no louvor.

Veja o que foi postado sobre dependência:
http://minutosdosenhor.blogspot.com/2015/07/educacao-espiritual.html,                                                         
http://minutosdosenhor.blogspot.com/2015/06/dependencia-segundo-o-dicionario.html.

O louvor não deve partir do homem e não deve ser para o homem visando a   exaltação do homem. Tudo vem de Deus e é para Ele. Mas, mesmo assim, por que não usamos ao menos um violãozinho para fazer o acompanhamento? Imagine o exemplo abaixo.

Na última noite o Senhor se reuniu com os Seus discípulos para partir o pão. Aquilo não era uma reunião da Igreja, pois esta só seria edificada a partir de Atos 2. Aquela também não era a ceia que os cristãos celebram, pois esta seria depois revelada diretamente a Paulo, conforme ele nos conta em 1 Coríntios 11. Era uma ceia antes da cruz, anunciando o sacrifício que viria. A ceia que celebramos é uma ceia depois da cruz, relembrando o sacrifício que já aconteceu.

Mesmo assim há uma característica que é praticamente a mesma de quando dois ou três estão congregados ao nome de Jesus: Ele próprio estava ali, bem no meio de Seus discípulos, como está hoje no meio de dois ou três reunidos em Seu nome. Atente a este versículo:
"(Mt 26:30) E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras".
Seria patético pensar em um dos discípulos comentando com outro, depois de terem cantado o hino sem qualquer instrumento ou acompanhamento, algo do tipo:

"É, foi bom cantarmos ali, na companhia o próprio Senhor em nosso meio, mas acho que com o acompanhamento de um violãozinho teria sido melhor".

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário