quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Como explicar o inexplicável




O ser humano tem a pretensão de querer compreender o que alguns chama de Trindade, apesar de ser um termo que não existe na Bíblia, e preciso entender que como seres criados no tempo e no espaço, nossa mente carnal não é capaz de compreender coisas fora da esfera. Ou seja, não nos é possível entender a Divindade, pois ela não está sujeita às mesmas limitações. 
Deus " (1 Tm 6:16) que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver." 
Como entender o infinito se estamos presos ao finito? Como compreender o imortal em um corpo mortal? Não podemos entender a essência de Deus (nossa mente é limitada pela matéria), essa idéia de Trindade é a própria essência de Deus; algo intrínseco à sua divina natureza. Mas podemos crer que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, pois assim ele se revelou na Palavra de Deus. Portanto tudo começa pela fé na Palavra para crermos no invisível e incompreensível.
"(Hb 11:1-3) Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.".
A revelação de Deus dada por sua Palavra, não em naquilo que podemos enxergar ou entender. Mas essa mesma revelação chegou a um ponto tal que aquilo que só podia ser revelado foi feito palpável em Cristo.
"(Jo 1:14) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
"(1 Jo 1:1)O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida." 

A mente humana não compreende o Jesus, que é Deus e Homem, pense na teoria dos conjuntos que aprendemos na escola um conjunto menor nunca poderia conter um conjunto maior. Mas é exatamente o que aconteceu com Jesus andando neste mundo: O Criador de todas as coisas (o conjunto maior) caminhando aqui como um "conjunto menor".
"(Cl 2:9)Porque nele [em Jesus] habita corporalmente toda a plenitude da divindade."   
"(Jo 1:3) Todas as coisas foram feitas por ele [Jesus], e sem ele nada do que foi feito se fez."  
"(Lc 10:21-24) Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que veem o que vós vedes. Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram."  

Jesus comparou os que creem nele a criancinhas, pois estas creem sem duvidar. O Filho de Deus veio ao mundo para nos revelar o Pai, e assim é. Todo aquele que crê tem em si o Espírito Santo e pode chamar a Deus de Pai e se relacionar com ele em oração, adoração, louvor e aprendizado.

O que de Deus podemos ver é Cristo, a expressa imagem de Deus, 
" (Hb 1:3) o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa"
Esta passagem de 1 Coríntios aplica-se apenas aos que já creram em Cristo. 
" (1 Co 13:12) Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.".

Pense em "espelho" não naquele que tem em sua casa, mas nos espelhos que eram usados antes da invenção do espelho moderno no século 13. Até então só era possível ver o reflexo de um rosto em chapas de metal polido ou numa bacia de água. A visão era tão rudimentar quanto a que podemos ter das coisas eternas e divinas.

Não é possível entender a Trindade, mas poderá crer na Palavra de Deus que a revela em diversas passagens, como estas:

" (Gn 1:1, 26) No princípio criou Deus [Elohim, plural] os céus e a terra... E disse Deus [Elohim, plural]: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.".
" (Gn 3:22) Então disse o Senhor Deus [Jeová, singular]: Eis que o homem é como um de NÓS, sabendo o bem e o mal.".
" (Is 6:8) Depois disto ouvi a voz do Senhor [Adonai], que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por NÓS?".
"
(Is 48:16) Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez EU estava ali, e agora o Senhor Deus [Jeová Adonai] me enviou a mim, e o seu Espírito."  -- repare que a Pessoa divina que fala faz menção de outras duas Pessoas.
"(Is 61:1) O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos."  -- esta é a mesma passagem lida por Jesus em Lucas 4 quando revelou ser dele que o profeta Isaías falava.
"(Mt 3:16-17) E, sendo JESUS batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus [o PAI] dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."  -- três Pessoas, o Filho, o Espírito e o Pai cuja voz é ouvida vinda do céu.
"(Mt 28:19)Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." .
"(2 Co 13:14)A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós." .

Aqui vão algumas passagens que mostram que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito é Deus.

O PAI É DEUS:
"(Jo 6:27)Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.".
"(Rm 1:7)Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."
" (1 Pe 1:2)Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo.".

O FILHO É DEUS:

" (Jo 1:1, 14) No princípio era o Verbo [Jesus], e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.".
"(Rm 9:4) Dos quais são os pais [patriarcas de Israel], e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente." .
" (Cl 2:9)Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.".
"(Hb 1:8) Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino."
"(1 Jo 5:20)E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." .

O ESPÍRITO SANTO É DEUS:
"(At 5:3-4)Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo... Não mentiste aos homens, mas a Deus." .
"(1 Co 3:16) Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" está falando do Espírito Santo que habita no crente, conforme( Rm 8:9, Jo 14:16-17 e At 2:1-4).

É claro que para crer que Deus é um só em três Pessoas é preciso crer também na Palavra de Deus, a revelação que nos foi dada. Quem não crê na Palavra de Deus não crerá na Trindade e achará que é a sua compreensão carnal o ponto de referência para entender aquilo que não se pode ver.

Em post’s anteriores fiz alguns esclarecimentos sobre as religiões monoteístas e suas diferenças, as religiões humanas costumam ter características semelhantes quando o assunto é o cristianismo. Ainda que algumas considerem Jesus um grande homem, ou a Bíblia uma bela leitura, elas negam que a Bíblia seja a revelação de Deus, que Jesus seja o Filho Eterno de Deus vindo em carne (tendo, portanto, existência prévia sem nunca ter sido criado), que Deus seja Um em três Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo.

Mas será que existe uma chave infalível para se detectar se uma religião é ou não de Deus. Existe. Basicamente a ideia é de que cabe ao ser humano melhorar a si mesmo para chegar a Deus, atingir um nível mais elevado, alcançar o Nirvana, eliminar seu carma, pagar seus pecados, limpar a "poeira" de seu ser material... Os termos usados variam. Mas a tônica é sempre a mesma: Depende de você.

Entender que na essência bíblica nada depende do homem, tudo depende de Deus, que enviou o seu Filho para morrer como um sacrifício substitutivo para o homem pecador. Ao homem resta apenas a opção de crer em Jesus, o Cordeiro de Deus que morreu, ressuscitou e está agora assentado na glória. Qualquer religião que coloque seu foco no aprimoramento pessoal não é de Deus. Por quê? Simples! Se eu preciso fazer algo para resolver meu problema eterno toda a glória por isso será minha caso eu consiga. E se eu sentir lá no fundo que estou conseguindo isso irá despertar em mim o orgulho de ser alguém um pouco melhor que meu vizinho. Eu preciso ser hipócrita para negar que existe em mim este tipo de sentimento e você também.

O que nos é ofertado gratuitamente por isso se chama graça e uma obra completa (consumada). A graça é um favor imerecido, está cristalino isso na Palavra de Deus.

Religiões são cheias de regras e ordenanças do tipo "não toques, não proves, não manuseies", que não passam de "preceitos e doutrinas dos homens". Se você acha que não é  assim, veja se está cercada de ordenanças.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário