terça-feira, 23 de junho de 2015

Depender de Deus é ser sábio

DEPENDÊNCIA, segundo o dicionário Aurélio, é subordinação, sujeição. No mundo, existem dois tipos de dependência:

Dependência física - É quando uma pessoa depende de alguma substância física para viver, que é o caso de um usuário de drogas, pois quando uma pessoa usa drogas pela primeira vez, o organismo dela sente a necessidade de usar outra vez e por assim vai. Cria-se então a dependência física.

Dependência psicológica - É é quando um usuário de droga deixa de consumir essa droga. Quando uma pessoa viciada em cocaína deixa de consumir, ela começa à passar mal-estar e então volta á consumir para se sentir bem. Essa é a dependência psicológica.

Mas a dependência que será tratada é a DEPENDÊNCIA DE DEUS. 

1 - QUANDO VOCÊ ESTÁ NA DEPENDÊNCIA DE DEUS, ELE NÃO TE DEIXA DESAMPARADO



Deus nunca te abandonará; seja qual for o teu problema, seja qual for a tua situação, você não está sozinho, Deus está contigo.
(Daniel 3: ) 3 Assim todos eles, sátrapas, prefeitos, governadores, conselheiros, tesoureiros, juízes, magistrados e todas as autoridades provinciais se reuniram para a dedicação da imagem que o rei Nabucodonosor mandara erguer, e ficaram de pé diante dela. 4 Então o arauto proclamou em alta voz: "Esta é a ordem que lhes é dada, ó homens de todas nações, povos e línguas: 5 Quando ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, prostrem-se em terra e adorem a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor ergueu. 6 Quem não se prostrar em terra e não adorá-la será imediatamente atirado numa fornalha em chamas". 7 Por isso, logo que ouviram o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério e de toda espécie de música, os homens de todas nações, povos e línguas prostraram-se em terra e adoraram a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor mandara erguer. 8 Nesse momento alguns astrólogos se aproximaram e denunciaram os judeus, 9 dizendo ao rei Nabucodonosor: "Ó rei, vive para sempre! 10 Tu emitiste um decreto, ó rei, ordenando que todo o que ouvisse o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música se prostrasse em terra e adorasse a imagem de ouro, 11 e que todo o que não se prostrasse em terra e não a adorasse seria atirado numa fornalha em chamas. 12 Mas há alguns judeus que nomeaste para administrar a província da Babilônia, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não te dão ouvidos, ó rei. Não prestam culto aos teus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandaste erguer". 13 Furioso, Nabucodonosor mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E assim que eles foram conduzidos à presença do rei, 14 Nabucodonosor lhes disse: "É verdade, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vocês não prestam culto aos meus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandei erguer? 15 Agora, porém, quando vocês ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, se vocês se dispuserem a prostrar-se em terra e a adorar a imagem que eu fiz, será melhor para vocês. Mas, se não a adorarem, serão imediatamente atirados numa fornalha em chamas. E que deus poderá livrá-los das minhas mãos? " 16 Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. 17 Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei 18 Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer". 19 Nabucodonosor ficou tão furioso com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que o seu semblante mudou. Deu ordens para que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais do que de costume 20 e ordenou que alguns dos soldados mais fortes do seu exército amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os atirassem na fornalha em chamas. 21 E os três homens, vestidos com seus mantos, calções, turbantes e outras roupas, foram amarrados e atirados na fornalha extraordinariamente quente. 22 A ordem do rei era tão urgente e a fornalha estava tão quente que as chamas mataram os soldados que levaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, 23 os quais caíram amarrados dentro da fornalha em chamas. 24 Mas, logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros: "Não foram três homens amarrados que nós atiramos no fogo? " Eles responderam: "Sim, ó rei". 25 E o rei exclamou: "Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses". 26 Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: "Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam! Venham aqui! " E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo. 27 Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajuntaram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio do cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles. 
O rei Nabucodonosor fez um decreto obrigando á todos adorarem uma estátua de ouro que ele tinha feio todos adoraram essa imagem, menos Sadraque, Mesaque e Abede-nego. Quando o rei soube disso, ficou furioso, mandou aquecer a fornalha de fogo ardente sete vezes mais e mandou jogar esses três homens lá dentro. Mas, em dado momento, o rei olhou para fornalha e perguntou aos seus homens se eram realmente três que foram lançados e os homens confirmaram. Porém o rei disse: "Eis que vejo quatro homens soltos andando". Não é preciso afirmar quem era o quarto homem. 
(Salmos 37:25) Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um justo desamparado, nem a sua descendência à mendigar o pão.
Tenha certeza, que nessa luta que você está passando, Deus está contigo. Nem que ele tire o sono de alguém como fez com Daniel, mas a sua vitória é certa.

 2 - QUANDO VOCÊ ESTÁ NA DEPENDÊNCIA DE DEUS, VOCÊ ESTÁ PROTEGIDO.
(Êxodo 14:19-20) 19 A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás, 20 entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite.
Entre o crente que depende de Deus e o inimigo, existe Deus, pode ter certeza, que quando você está na dependência de Deus, você está protegido.

3 - QUANDO VOCÊ ESTÁ NA DEPENDÊNCIA DE DEUS, VOCÊ TEM FÉ.
(Hebreu 11: 1) Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. 
(Romanos 1: 16-17) 16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. 
(Hebreus 10: 36-38) 36 Em verdade vos afirmo que necessitais de perseverança, a fim de que, havendo cumprido a vontade de Deus, alcanceis plenamente o que Ele prometeu; 37 pois dentro de pouco tempo “Aquele que vem virá, e não tardará. 38Mas o justo viverá pela fé! Contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele”
(Gálatas 3:11) 11 É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé".

Ter fé é quando você estiver passando por uma situação feia, mas você crê que a vitória virá. É quando as soluções humanas acabam, mas mesmo assim você crê que a vitória vêm, e muitas vezes Deus.

Deus sabe tudo sobre a nossa vida e muito mais do que jamais sabemos. Todos nós sabemos disso, e não ficamos felizes por esse motivo. Ou será que ficamos?.
  • Ficamos felizes por Ele dizer “não” para o que queremos e “sim” para o que precisamos? Nem sempre. 
  • Se pedirmos um novo casamento, e Ele disser para honrarmos aquele que temos, não ficamos felizes. 
  • Se pedirmos cura, e Ele disser para aprendermos através da dor, não ficamos felizes.

Nossos discursos sobre Deus parece mais uma grande falacia. Quando Deus não atende aos nossos desejos, quando não faz o que queremos, não é fácil. Nunca foi. Nunca será. Se temos fé  então temos a convicção de que Deus sabe mais do que nós sobre esta vida e é Ele quem deve nos conduzir através dela. Nós precisamos ouvir e saber que Deus está no controle. Precisamos compreender que não está acabado até que Ele diga que está e que as tragédias e os contratempos da vida não são motivos para pularmos fora, ou desistirmos de tudo, ou entregar os pontos. Os obstáculo são simplesmente motivos para aquietarmos, buscando a sabedoria do silêncio.

Normalmente tudo o que mais queremos é a independência e a liberdade de fazer e desejar tudo conforme a nossa vontade – isso é a raiz de todos os pecados – e o que é fato é notório e evidente, que a dependência de Deus nunca nos causará mal, e a obediência jamais nos conduzirá ao pecado. Que possamos ser sábios em Deus e não inteligentes em nós mesmos.
(Jeremias 10:23) Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos. 
(João 14:6) Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 
(Lucas 12:11-12) E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. 12 Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.
Em tudo devemos esperar e procurar ajuda em Deus, Ele providenciará quem vai nos acudir com o socorro que vem Dele, pois se buscarmos por ajuda no homem em suas forças, esquecendo que somos totalmente dependentes de Deus, estaremos buscando nossa queda por mais que achemos que tal fonte de ajuda seja suficiente para nos acolher.

Estar na dependência de Deus é a melhor coisa que um homem pode fazer, pois não há melhor coisa do que fazer a vontade do pai e estar em sua presença. No mundo em que vivemos, vemos gente dependendo de muitas coisas, mas não dependendo de Deus; gente se apegando com muitas coisas que são passageiras, mas não querem se apegar com Deus, e quando acontece isso, Deus nos passemos por uma provação, para nos ensinar à depender dele.
                                   
A Bíblia diz que não cai uma folha da árvore sem que Deus permita. Talvez você esteja passando por uma provação, por uma luta, e às vezes, pode ser que Deus esteja te ensinando à depender dele. Dependa dele, confie nele, pois ele é poderoso para resolver o teu problema. Que nós possamos cada dia mais à depender dele e estar fazendo a vontade dele aqui na Terra.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário