quinta-feira, 11 de junho de 2015

Uma das prefiguras de Jesus Cristo

1- (Gênesis 37:3)E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores” 


A vida de José relatada no livro de Gênesis reflete especialmente o Senhor Jesus. Como José, Cristo também era o Filho amado do Pai. O filho de Jacó passou dos sofrimentos à glória, tal como aconteceu com o nosso Senhor e Salvador. As vestes de José também têm um significado simbólico. Como expressão de amor por José, Jacó lhe fez uma túnica de várias cores. As cores falam da glória e da perfeição com que Deus valoriza o Senhor Jesus. Quando o Filho de Deus viveu aqui como homem e andou em humildade, o céu manifestou seu apreço. O Pai não podia permitir que Seu Filho amado fosse colocado no mesmo nível que os demais humanos. Em duas ocasiões falou audivelmente: 
(Mateus 3:17) Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 17:55) Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: "Este é o meu Filho amado de quem me agrado. Ouçam-no!".
Como os homens reagiram ao amor de Deus pelo Senhor Jesus?
  • Assim como para os irmãos de José a túnica de diversas cores foi motivo de ódio (por ser um símbolo de honra e distinção, usada apenas pelo escolhido para ser o chefe da família), Os judeus do tempo de Jesus tampouco puderam suportar que Ele falasse de Si mesmo como o Filho de Deus. Segundo eles, Jesus Se fazia a Si mesmo Deus, e isso foi o motivo para condená-lO à morte, 
  • O que os irmãos de José também cogitaram antes de jogá-lo em uma cisterna
(Gênesis 37:18)18 E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem. 19 E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor! 20 Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. 21 E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida. 22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai. 23 E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia. 24 E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela. 
Por outro lado, nós, os que cremos, podemos admirar a glória da “túnica de várias cores” do Senhor Jesus.
2- Em Gênesis 39 temos uma das maiores investidas de Satanás contra um jovem servo de Deus.
(Gênesis 39:5-9) 5 E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo. 6 E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante. 7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. 8 Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; 9 Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

  • José tinha provavelmente em torno de 20 anos de idade,
  • No auge de seu vigor sexual, 
  • Naquela sociedade a poligamia era algo comum, 
  • O sexo fora do casamento era absolutamente normal, 
  • José estava longe de sua família, 
  • Ninguém o conhecia, 
  • Seu pai pensava que ele estava morto, 
  • Seus irmãos não sabiam onde ele estava,
  • Provavelmente ninguém sabia que José vinha de uma família comprometida com Deus. 
Você já imaginou o que José poderia ter pensado?

Eu estou longe de casa, meu pai nem sabe que estou vivo, meus irmãos não sabem onde estou, ninguém sabe do meu compromisso com Deus aqui, e isto é uma prática normal neste lugar, não tem ninguém vendo!”. Se Satanás preparou o cenário até arrumar um jeito de deixar José e aquela mulher a sós num quarto, pelo menos a convicção e compromisso de José: Não posso pecar contra Deus. Apesar de ninguém conhecido estar ali, Deus estava e seu compromisso era com o Deus onipresente. 
  • Jovens, com quem nós somos comprometidos de fato? 
  • O que leva você a afastar-se do pecado é a sua religião ou Deus?
  • A sua resposta deve ter sido imediata: é Deus, claro. 
  1. Mas por que você procurou então ficar naquele lugar escuro com aquela               moça naquela noite? 
  2. Por que você fez coisas naquela viagem quando você estava longe da sua               cidade que você nunca faria onde mora? 
  3. Por que você olhou para um lado e para outro, antes de entrar naquele                 ambiente inconveniente? 
  4. Deus não está em todos os lugares? 
Muitos jovens estão fracassando espiritualmente, porque apesar de um dia terem confessado Cristo como Salvador, nunca passaram de um compromisso com a igreja, ou são convencidos de que a igreja lhe dará algo. Mas se seu compromisso é com Deus, se vc é um convertido, um nascido de novo, então você entenderá que você não pode pecar contra Deus. Lutemos por vidas que tenham como objetivo final a glória de Deus, vidas que prefiram a morte a decepcionar a pessoa bendita de Deus. São estas as vidas que chegarão na eternidade sem ter do que se envergonhar. Lembre-se, o tema da sua resistência ao pecado não deve ser: “a minha religião não permite”, e sim, “ não posso pecar contra Deus!”.

3- Em Londres, em uma sala especial do British Museum, pode-se admirar uma peça única: um vaso muito precioso. Certo dia, alguém deixou esse vaso cair. O resultado foi centenas de estilhaços no chão. Chamaram um especialista que, com muita paciência, recolheu os fragmentos e reconstituiu o vaso, o qual pode ser visto atualmente. Quem não conhece a história, nunca poderia imaginar que esse magnífico objeto já foi um monte de cacos. As uniões são praticamente invisíveis ao simples olhar. Uma placa relata o ocorrido e, ao lê-la, muitas pessoas ficam totalmente surpresas.




A história desse vaso em três etapas nos lembra a do homem:
  • sua beleza original, (à imagem de Deus)
  • sua destruição, (sua desobediência o conduziu à uma degradação total por causa do pecado. A imagem inicial foi completamente deformada)
  • sua restauração. (pela graça e obra perfeita de Cristo, todo ser humano pode adquirir uma beleza divina)
O estado de inocência não pode ser recuperado, mas no novo nascimento, cada pecador arrependido recebe a vida que Jesus Cristo dá, passa a conhecer a bondade, a misericórdia e o amor de Deus. Assim, salvo da ruína, aquele que estava separado da vida de Deus pode viver agora somente para a glória dAquele que o restaurou.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário