sexta-feira, 5 de junho de 2015

O livro mais antigo da biblia nos ensina uma atitude atual e primordial

                                  Jó ridicularizado por sua mulher - Gioacchino Assereto                                                   
(Jó 1:8)1 Na terra de Uz vivia um homem chama­do Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal. 2 Tinha ele sete filhos e três filhas. 3 e possuía sete mil ovelhas, três mil came­los, quinhentas juntas de boi e quinhentos jumentos e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente. 4 Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles. 5 Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: "Talvez os meus filhos tenham, lá no íntimo, pecado e amaldiçoado a Deus". Essa era a prática constante de Jó. 6 Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. 7 O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio?" Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela". 8 Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal". Já observaste o Meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.”
Satanás é sinônimo de acusador, e aquele que busca evidenciar os erros nos servos de Deus e apontar – lhes suas falhas.
(Apocalipse 12:10)... o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.”.
Antes de satanás falar mal de alguém, Deus se antecipa e diz em alto e bom tom – “Já observaste o Meu servo Jó ?” – O intuito de Deus e calar a satanás através de um bom testemunho. Satanás intenta envergonhar a Deus e ao servo Jó, Deus quer que nosso testemunho, seja a nossa vitrine, para mostrar a Sua grande salvação. Deus quer que o nosso bom testemunho seja visto por satanás e pelas pessoas que precisam ver a diferença que Deus faz nas vidas de todos que NELE crê.

Mas quais as qualidades que devemos ter como testemunho. Deus disse que Jó era:
  1. Íntegridade – conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, brioso, imagem de inocência, pureza ou castidade, puro de alma e de espírito. No caso de Jó uma pessoa que não dependia do meio onde estava para ter as atitudes corretas, nem deixava a riqueza e o poder, influir negativamente na sua fidelidade para com o SENHOR.
  2. Retidão – Jó era justo, ele seguia as leis da justiça, ele era imparcial em seus julgamentos, ele era honesto, um homem virtuoso.
  3. Temente a Deus – Temer a Deus significa ter uma reverência por Ele tão grande, que vai certamente influenciar como vivemos nossas vidas. Temer a Deus é respeitá-lo, submeter-se a Ele e louvá-lo com admiração. Para o crente, temer a Deus é algo muito diferente. O temor do crente é reverência a Deus. Hebreus 12:28-29 descreve muito bem: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor."
  4. Desviava-se do mal – Isso significava que ele ficava atento às tentações. Ele não corria atrás do perigo, ele evitava as situações que pudessem torná-lo vulnerável.
Porem Jó não era perfeito, o único perfeito viria muito tempo depois. Mas o livro identifica um servo que desejava obedecer e agradar a Deus e quando pecava se reconciliava com Ele. Será que Deus diria a nosso respeito – Já reparou no Meu servo...? Duas palavras definem Jó.

Resiliência - que é a capacidade de resistir sem esmorecer, se adaptando as intempéries e Resignação - que é desistência, cedência e conformação perante a vontade e permissão de Deus.

Atualmente os crentes têm tido dificuldade de absorver essas duas virtudes cristãs. O desejo pelo ter, estão fazendo dos crentes ou cristãos contemporâneos pessoas imediatistas, esquecendo que o evangelho fala ao ser, o ter é misericórdia de Deus.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário