terça-feira, 12 de maio de 2015

Se há tantos erros será que estou perdido?



Todo aquele que pretende escrever sobre a Palavra de Deus, tem o compromisso de não colocar fermento às Escrituras 1, assume a responsabilidade de manejar bem a palavra 2, e precisa compreender que seus irmãos devem julgar o que ele profere 3.
1 "( Mateus 13:33) - E contou-lhes mais outra parábola: “O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher pegou e misturou em três medidas de farinha, até que toda a massa ficou levedada”. 
  "(1CO 5:6) - Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?" Em TODAS as vezes que aparece, "fermento" tem uma conotação de mal e pecado. Interpretar diferente aqui é dar ocasião ao erro. 
2  "( 2 Timoteo2:15) - 15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
3  "( 1 Coríntios  14:29) - 29  Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito. Como em todas as congregações dos santos,
Nas postagens anteriores você encontra refutações sobre salvação, sobre a razão e a fé, orações (Salmo, Pai Nosso), e explicações sobre a diferença entre religiões monoteístas (Islã, Catolicismo, Judaismo) e do Espiritismo, você verá afirmações sobre a verdadeira Igreja, e como chegar a Deus, há também alertas sobre meios de estudo da Palavra de Deus e esclarecimentos sobre as principais teologias (do Pacto, da Libertação, da Prosperidade) que são a base das denominações da atualidade e sobre o Dispensacionalismo, e no post anterior retomo o tema sobre estudo da Bíblia. 

Acredito que se faz necessário dizer que a salvação não tem nada a ver com o lugar que você congrega ou se não congrega em lugar nenhum. A salvação é somente pela fé em Cristo e em sua obra na cruz. Vamos a Cristo do jeito que estamos e, ao crermos nele, ele nos salva e uma vez salvo, salvo para sempre porque a salvação não depende de nossa obediência, mas da morte e ressurreição de Jesus. Existem salvos em todas as denominações cristãs e fora delas. São pessoas que creem em Jesus, que nasceram de novo, que são membros do corpo de Cristo, do qual ele é a cabeça. Todos esses estarão no céu, mas não levarão para lá as denominações que carregavam aqui. 

Apresentar os erros é uma obrigação de quem evangeliza e nessa atitude não pode haver a intenção de criar contendas. O homem introduziu erros a Palavra de Deus mas certamente nos mil anos de catolicismo mesmo sendo uma evangelização contendo mistura e engano, o evangelho era lido nos templos católicos e pessoas se convertiam, porque o evangelho é o poder de Deus para todo aquele que crê. O poder está na Palavra aplicada pelo Espírito, e não na pessoa que prega ou onde ela prega. Afinal de contas onde Lutero ouviu a Palavra de Deus pela primeira vez? Depois de convertida a pessoa poderá se separar do erro, seja ele católico, presbiteriano, adventista, batista ou outro, se desejar ir além da salvação e conhecer toda a verdade, isenta dos dogmas impostos pelos estatutos dessas religiões. Esta é a vontade de Deus para cada cristão: 
" (1 Tm 2:4).3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Muitos talvez nunca se separem de suas denominações por uma série de razões, mas nem por isso estão menos salvos. Só estarão perdendo privilégios de uma melhor compreensão da verdade.

Encontramos erros ainda mais graves daqueles do catolicismo, nas igrejas evangélicas que não creem na divindade de Cristo ou as excluem de suas doutrinas, como Testemunhas de Jeová e Mórmons. Porém se a Palavra de Deus for lida nesses lugares e as pessoas a escutarem, elas podem se converter. Mas não se sentirá em paz lá porque o Espírito Santo que virá habitar nessa pessoa insistirá para que ela se aparte do erro.

A salvação não pode ser condicionada nem à frequência, e nem tampouco à obediência, porque pela obediência ninguém conseguiu ser salvo, mas somente pela fé singela em Cristo. A Lei dada a Moisés foi a forma de Deus demonstrar que homem algum é capaz de obedecer 100% a Lei de Deus e, portanto, ser salvo com base na obediência. Dizer que alguém não é salvo por estar em alguma denominação ou por estar congregando onde há erros, é dizer que a pessoa precisa de algo mais além de Cristo e sua obra para se salvar, o que é um absurdo.

Entenda que os profetas Elias e Eliseu foram salvos, mesmo estando no lugar errado, ou seja,  fora de Jerusalém. E mesmo assim Deus por amor ao seu povo coloca esses seus profetas nessas dez tribos que estavam a sua revelia. Apenas Judá e Benjamim, chamadas simplesmente de "Judá", adoravam no lugar genuíno é autorizado por Deus.( 1 Reis 11). Mas repare que quando Elias constrói um altar, o qual depois Deus aprova fazendo descer fogo do céu para acender o holocausto, ele não coloca apenas duas pedras para representar Judá e Benjamim, as duas tribos que permaneceram no lugar divinamente indicado, e nem dez pedras para representar as tribos para as quais ministravam. Elias faz um altar de doze pedras, pois era assim que ele enxergava Israel e era assim também que Deus via o povo.
" (1Rs 18:30-32)  Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas. Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome. Com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR. 
Deus recebe qualquer um, do jeito que está e onde está, e o salva se este tão somente crer em Jesus. O filho pródigo foi recebido pelo pai do jeito que estava. Foi o pai quem o vestiu de roupas limpas, colocou sandálias em seus pés e um anel no dedo. 

O que devemos dizer a qualquer um que deseja ser salvo. "Saia da igreja e serás salvo" ou " Crê no SENHOR JESUS e serás salvo".
" (Efs 2:8-9)  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
Congregar de forma errada ou no lugar errado fará de ti apenas mais um dos milhões de salvos genuínos que perdem muitos privilégios por estarem adorando a revelia da Palavra de Deus. Mas tenho certeza de que muitos deles são infinitamente mais piedosos do que eu e estão agradando ao Senhor muito mais que eu e em muitos aspectos de suas vidas. 

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário