domingo, 31 de maio de 2015

Parte III - O seu dinheiro e a Igreja

Há uma relação distorcida entre o crente sua denominação "igreja" e o dinheiro, e que se resume a pelo menos três aspectos dessa contribuição: constrangimento, culpa ou obrigação.



3 - A contribuição por gostar da visão da "igreja", ou por gratidão

Parece natural e poderosamente correto, gostar da visão da "igreja", ter gratidão pela "igreja", porém ter entendimento é diferente, veja o que diz a Palavra de Deus: 
" (Jo 4:20-24) Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." 

1- O Senhor declarou, a respeito do Pai: "(Jo 17:17) A tua palavra é a verdade" .

2- Paulo seria escolhido para receber " (Ef 3:1-10) o mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus" .

3- Pedro atestou que o que Paulo escreveu tem o mesmo status " (2 Pe 3:16) das outras Escrituras" , podemos deduzir que o "adorar em espírito e em verdade" é adorar em conformidade com a "sã doutrina...", e não segundo aqueles que amontoariam " (2 Tm 4:3-4) para si doutores conforme as suas próprias concupiscências."  

4- Essa sã doutrina o apóstolo não entregou apenas "à igreja de Deus que está em Corinto", mas " (1 Co 1:2) aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo" 

Igreja não é um edifício de tijolos - Igreja não é uma denominação - Igreja não é uma ONG beneficente - Igreja não é uma pessoa jurídica - Igreja não é uma escola - Igreja não é uma pessoa.

A palavra "igreja" vem do grego "eklesia" que significa "reunião" ou "congregação" ou "assembleia" ou "ajuntamento". Tanto é que existem passagens no Novo Testamento onde a palavra aparece e não tem nada a ver com os cristãos. Veja por exemplo esta passagem que no grego trazem "eklesia" ou "igreja" onde em algumas traduções trazem "ajuntamento" ou "assembleia":
" (At 19:32). Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento [eklesia] era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado."
" (At 19:35-41).Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Homens efésios... se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembleia [eklesia]. Na verdade até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso. E, tendo dito isto, despediu a assembleia [eklesia]." 
"(1 Co 12:12-14, 20)Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito [no dia de Pentecostes], formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito... Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo." 
"(Ef 4:4) Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação." .
Entendido o que é realmente a igreja, e que nela não há divisão mas sim uma doutrina, a sã doutrina.

4 - A contribuição por gostar da visão da "igreja"... Outro ponto de vista.

A vontade de servir, podemos dizer que é uma atitude grandiosa. Mas diante da palavra o servir pode ter outra conotação:
"(2 Tm 2) Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para TODA a boa obra. Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor".
Aquele que serve não deve considerar-se como quem mata a fome do mundo.

Lembre-se do irmão do filho prodigo, é  esse que serve e contribui por gratidão, mas se acha a última bolacha do pacote, que o seu servir lhe garante bênçãos maiores e inveja a bênção daquele filho que perdido volta ao seio do pai:  
" (Lucas 15:25-32) 25-Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.26- Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo .27- E ele informou : veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde .28- Ele se indignou e não queria entrar, saindo, porém, o pai procurava conciliá-lo. 29-Mas ele respondeu a seu pai. Há tantos anos  que te sirvo sem jamais  transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos ;30-vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes , tu mandaste matar para ele o novilho cevado 31-Então, lhe respondeu o pai : Meu filho, tu sempre estás comigo ; tudo o que é meu é teu.32-Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse  teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado ".  
Marta estava trabalhando muito para servir o Senhor, e Ele chamou sua atenção por estar ocupada COM O TRABALHO, enquanto elogiou Maria que estava ocupada COM SUA PESSOA.
"(Lucas 10:39-42) 39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. 40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. 41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; 42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." 

Resumindo o que a palavra nos ensina sobre a contribuição em relação a "Igreja" (aqui como um local), não se aplica a verdadeira Igreja, é preciso compreender o que é a igreja. O servir não pode limitar a vontade do Espírito Santo, nem ser fonte de vaidade pessoal, lembre-se dos variados vasos e suas utilizações pela ação do Espírito Santo, um cristão pode ser um vaso para honra e mesmo assim não estar preparado para toda a boa obra, só para uma ou duas. A atitude mais comum entre os crentes que corresponde a cobrar do Pai pelos serviços prestados, como muitos teólogos da prosperidade ensinam, como se fosse correto e aceito por Deus, atitude reprovada pelo Pai e exortada a "Entretanto era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse  teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado" e por fim o servir que pode nos desviar do SENHOR, assim como aconteceu com Marta. 

Aquele que é motivado pela doação por gratidão, acredita que todos os outros devem a ele, todos os "ingratos" e tende a se encostar no outro, alguém deve e vai fazer algo por mim. A gratidão para alguns vem acompanhada de uma atitude que tem como foco o recebimento de bênçãos. Assim como a caridade para muitos (espíritas, maçons), eu faço com o intuito de receber mais adiante. 

Há  um princípio extremamente importante e Paulo apresenta outro aspecto quando diz:
" (Gálatas 1:10).Porventura procuro eu agora o favor dos homens, ou o de Deus? ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo" 
Se o seu desejo é fazer a vontade de Deus, fique certo de que muitos homens não se agradarão disso, e poderá encontrar oposição até dentre os irmãos.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..


Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário