terça-feira, 5 de maio de 2015

Estudando a biblia e buscando respostas

"(2 Timóteo 3:15) E que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé que há em Cristo Jesus". 
"(João 20:31)Estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome". 
"(Romanos 1:16-17)Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê... Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé".
A Bíblia descreve o plano de Deus para a salvação de seu povo (Judeus,  Gentios e Igreja). Ela afirma que o homem está perdido e precisa ser salvo. E comunica a mensagem que Jesus é Deus em carne enviado para salvar Seus filhos. É o motivo pelo qual este livro resistiu através dos séculos. O que é abordado em suas páginas! Há um Deus? O que fazer para chegar a Deus? Para onde vou depois que morrer?  O que eu faço com meus medos? Como devo agir para discernir sobre o certo e o errado? O que devo fazer para não cair em desgraça?. É o mapa do tesouro que nos leva ao maior tesouro de Deus, a vida eterna. A resposta mais clara é encontrada nas palavras de Jesus.
"(Mateus 7:7) Pedi, Ele prometeu, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á."  
1°-  peça a Deus ajuda. Devemos ler em oração. Se alguém entende a Palavra de Deus é por causa de Deus e não do leitor. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito:  
"(João 14:26) 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto... 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
Convide Deus a falar com você. Não vá à Escritura procurando seu conceito, procure o Dele, mas atente a lê-la cuidadosamente. Buscai e achareis, é a promessa. Se buscares a sabedoria acharás o conhecimento de Deus. 
" (Provérbios 2:1-6) 1 Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; 2 se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; 3 se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, 4 se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, 5 então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. 6 Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.
2°- Tenha disposição a arregaçar as mangas e procurar. Procure apresentar-te a Deus, aprovado:
"(2 Timóteo 2:15) 15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Acima temos um principio e um ensinamento desprezado nos dias de hoje. De nada adianta ter fome da Palavra de Deus se nao tiver o devido cuidado de manejar bem a palavra. Alimente sua alma com da palavra todos os dias, assim como o faz com o corpo.
(Êxodo 16:14) 13 No final daquela tarde, apareceu um grande bando de codornas; eram tantas aves, que cobriram o acampamento. E no dia seguinte, ao alvorecer, havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14 Quando se evaporou a camada de orvalho que caíra, flocos semelhantes à geada estavam depositados sobre a areia do deserto. 15 Assim que os israelitas observaram tudo aquilo, começaram a questionar uns aos outros: “Que é isto?” Pois não sabiam do que se tratava aquela coisa sobre o chão. Explicou-lhes Moisés: “Isto é o pão que Yahweh vos deu para vosso alimento!."
Deus deu maná em porções limitadas. Deus dá o alimento espiritual da mesma forma. Doses homeopáticas nao agridem o corpo. O entendimento vem pouco a pouco durante uma vida inteira.

3°- Batei e abrir-se-vos-á (Mateus 7:7). Bater é ficar à porta de Deus. Fazer-se disponível. Partir para a ação, e aqui que encontramos o ide: 
(Marcos 16:14-15) 14 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. 15 E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura." 
(Tiago 1:25) Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer." 
Não nos cabe apenas ler, mas fazer. Se você somente ler a bula de um medicamento mas ignorar as pílulas, ele não ajudará. Se você somente ler as palavras mas nunca obedecer, você nunca conhecerá a alegria que Deus prometeu. Experimente e peça, parta para a ação e busque, ide a ele e realize. A coleção de livros chamado biblia é o livro mais extraordinário da história.

Há um personagem central e essencial que é Jesus Cristo, é por ele que devemos procurar nas páginas da Palavra de Deus, é sobre Ele que tratam as mais de 300 profecias já cumpridas e é sobre Ele que tratam as que irão se cumprir, literalmente como tem sido todas as profecias.

Algumas seções das Escrituras possuem mais relevância persuasiva para a condição humana do que outras. Preste atenção nas palavras de Paulo:
(1 Coríntios 15:3-5) Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas, e depois aos doze”.
Essa questão é de grande importância, e de dificil entendimento, não se pode entender a Bíblia e deixar passar sua mensagem central? Absolutamente. Isso é exatamente o que Jesus disse: 
(João 5:39-40) 39 Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; 40 contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida."  
 (Mateus 23:23) 23 Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas".
Há alguns líderes religiosos que dizem que a Bíblia contém a palavra de Deus, não percebem o tamanho do absurdo que é transformar o homem em juiz da Palavra ao invés de aceitar a Palavra como aquela que discerne os corações. Um líder evangélico acredita que para avaliar e discernir a Bíblia temos que nos importar com a quantidade de vezes que um determinado assunto aparece na Palavra de Deus, essa idéia pressupõe que algumas passagens na Bíblia devem ser deixadas de lado, devem ser secundárias, Quem decide o que é central e o que e secundario?.
(Lucas 24:25-27) Então lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras”.
Acreditar que há assuntos mais ou menos importantes é desprezar a inspiração das sagradas escrituras, se está na Bíblia é por que tem importância, se isso não contribui para as conveniências do líder religioso é um problema de entendimento dele, e de falta de inspiração do Espírito Santo. O que Deus não considera importante não está na Bíblia, e todos os que a estudam sabem que há lacunas, perguntas sem respostas, e isso em nada interfere no propósito das Escrituras inspirados por Deus.
(Tiago 1:25).25 Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer". 
(1 Timóteo 4:15-16) 15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. 16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
Vejo um plano maravilhoso que começou por Moisés no solitário deserto da Arábia e terminou com João na solitária Ilha de Patmos. Poderiamos dizer:
 Da paixão de Deus pelo seu povo ao plano de Deus para salvar Seus filhos.      
Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário