segunda-feira, 18 de maio de 2015

Parte I - O seu dinheiro e a Igreja



1 - A contribuição com a visão de um investimento.

Um texto bíblico muito utilizado por quem sinaliza com a idéia de investimento:
"(2 Coríntios 9 6-15) 6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; 9 Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; 11 Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus. 12 Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus. 13 Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos; 14 E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.15 Graças a Deus pelo seu dom inefável! 
O versículo 7 dependendo da ênfase do pregador ou da intenção falaciosa é muito utilizada para constranger o crente a uma aparente obrigação, mas veja os versículos 8 abundar graça...em toda boa obra, 9 espalhou, deu aos pobres, 11 enriqueçais para toda benevolência, 12 necessidades dos santos...abundante em muitas graças. O que Deus nos dá tem um destino, que é gerar glórias para Deus por meio do auxílio aos que estão necessitados. Todo o contexto fala dos pobres dentre os cristãos, não de se manter uma organização religiosa. 
"(Gálatas 6:6-8) "E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. 
É óbvio que não é uma relação de custo / benefício e nem de uma suposta lei financeira, o texto não fala de dinheiro mas de comportamento diante das necessidades, é no mínimo um ultrage pensar esses versículos como investimento, e na verdade quem assim pensa tem o propósito de investir em si mesmo e a ideia de investimento pressupõe um retorno ao investidor, há então nesse caso uma relação que nada se assemelha a graça ofertada pelo nosso SENHOR.

No texto de gálatas a advertência " não vos enganeis" e a afirmação " Deus não se deixa escarnecer" tem relação com a atitude do homem que zomba de Deus e com as sementes que são as escolhas. Aplicar esses textos como se utilizasse um livro de auto ajuda é escarnecer a Deus. Se você está apenas plantando para que você possa colher pessoalmente, não entendeu o propósito da Palavra de Deus, você perdeu o ponto. Nós plantamos boas escolhas para que os outros que virão depois de nós tenham uma boa colheita (as escolhas de Jesus Cristo por nós gerou uma colheita que perdura por toda eternidade àquele que Nele crê). Aqui é evidente que devemos focar em semear no Espírito, e esquecer a semeadura da carne. 

Há uma relação distorcida entre o crente, sua denominação "igreja" e o dinheiro, e que se resume a pelo menos três aspectos dessa contribuição: constrangimento, culpa ou obrigação.

Parte II - O seu dinheiro e a Igreja                                                                                        


Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..


Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário