sábado, 25 de junho de 2016

O Velho e o Novo




Há um princípio que considero o primordial para quem deseja compreender os ensinamentos de Jesus Cristo, Deus trata a humanidade em diferentes dispensações (dispensação em grego significa administração de uma casa). Jesus traz coisas totalmente novas, coisa que nenhum dos judeus conseguia entender, e que causava a eles uma repulsa imediata, um exemplo está em Hebreus...
(Hebreus 10:16-25). Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Para um judeu é um absurdo dizer que alguém que não seja um sacerdote possa entrar nos santos dos santos, apenas ao sacerdote era permitido que entrasse no santo dos santos e apenas uma vez por ano - santos dos santos representava a presença de Deus. Não dá como um judeu compreender o Velho Testamento sem um olhar atento ao Novo Testamento.

Vamos a outro exemplo: Quando no Velho Testamento se falava de templo, estava mencionando uma contração de tijolos, de pedras, e falando de um lugar orientado por Deus para a sua adoração.Quando Jesus fala em destruir o templo esta falando de seu corpo ou da igreja.
(Mateus 24:1-2) E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
Aqui em Mateus 24 Jesus fala do templo de Jerusalém, que com a derrota da Grande Revolta Judaica contra o domínio romano, em 70, Jerusalém foi tomada pelas forças do comandante romano,Tito, o templo era feito de pedras, madeira e folhas de ouro, ao ser incendiado o ouro escorreu pelas pedras e os saqueadores derrubaram todo o templo para raspar o ouro não sobrando pedra sobre pedra.
(Mateus 26:61) E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
Aqui em Mateus 26 é evidente que fala do seu corpo como Templo que foi derrubado no calvário e reedificado em três dias, abaixo a confirmação de que o Templo também é Jesus Cristo.
(1 Co 3:17) Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
O antigo Testamento é um livro de sombras, de figuras que apontam para Jesus Cristo. Uma reflexão do que estaria por vir. Mais um exemplo: Quando João Batista diz que Jesus era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ele está dizendo que o animal inocente que era sacrificado para justificar o pecado dos judeus, seria substituído pelo cordeiro definitivo.

Aprendi que para compreender a Bíblia, além de entender as diferentes dispensações, é preciso utilizar de um olhar de fé, caro leitor experimente procurar a Jesus Cristo nos livros do Velho Testamento (ele está presente em todos os livros). Quer ver:
(Genesis 2:21-22) Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
(João 19:33-34) Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
Desse ato consumado surgiria em ATOS 2 a sua igreja, também conhecida como sua noiva. Ou seja, do lado ferido de Adão surge a mulher, do lado ferido de Jesus Cristo a igreja.

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus.

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário