quinta-feira, 17 de março de 2016

O comercio religioso

Estátua de Júpiter - Estátua de São Pedro
O que está disseminando entre os protestantes e que já é comum aos católicos, umbandistas, e seitas que cultuam imagens é a questão do comercio religioso. Entre os protestantes a questão se evidencia nos lenços ungidos, sangue, água, xampu, etc., que são propagados pelos programas de rádio e por muitos pregadores de duvidosa idoneidade.

O povo brasileiro é extremamente supersticioso e muitos falsos pregadores se aproveitam disso para vender seus "cálices sagrados", "azeites ungidos", "água do rio Jordão", etc., assegurando-os como se tivessem poderes miraculosos. Um número grande dos que hoje professam ser crentes vieram do catolicismo e demais religiões e seitas que tem “objetos sagrados” como símbolos de idolatria, e essas religiões modernas nada mais fizeram do que darlhes exatamente o que já tinham nessas religiões, apenas com uma nova roupagem.

Alguns exemplos: No lugar da "água benta", oferecem a "água do rio Jordão". Há o azeite, no lugar do azeite usado na crisma do catolicismo. Há ainda os objetos diversos como sabonetes, lenços, fitas, etc., para substituir as medalhinhas, fitinhas e santinhos católicos. Se você analisar friamente certas denominações ditas cristãs, não vai achar muito diferente daquilo que é feito em Aparecida do Norte, ou nos cultos espiritistas de origem africana, umbanda, candomblés, etc.

A origem da idolatria católica começou da mesma forma. Constantino, imperador romano que oficializou o cristianismo no terceiro século, percebeu que os pagãos do império romano não iriam aceitar facilmente a "nova religião" que ele havia abraçado. Não iriam querer deixar os deuses romanos. Então ele simplesmente trocou os deuses romanos oferecendoos "cristianizados" na figura dos "santos" do catolicismo.

Uma Deusa romana que, por exemplo, vestisse roupa azul, segurasse uma flor e fosse protetora dos olhos, havia uma imagem de uma santa católica com as mesmas características. A transferência da adoração pagã para a cristã exigiu pouca mudança.

As estátuas de Júpiter e Apollo foram imediatamente transformadas em São Pedro e São Paulo, e por volta da metade do quinto século a cristandade tinha adquirido várias deidades pagãs como santos.

Se o leitor tiver curiosidade no Cobham Brewer Dictionary (1810–1897), em Roma, é possível verificar como várias obras de arte feitas para deuses pagãos e imperadores romanos foram transformadas em santos católicos:

  1. Anjos da Catedral de São Pedro em Roma são estátuas pagãs de cupidos e seres alados.
  2. O anjo Gabriel é uma estátua do deus Mercúrio.
  3. João Batista é uma estátua de Hércules.
  4. Santa Catarina é uma estátua da deusa Fortuna.
  5. São Egídeo é uma estátua do deus Vulcão.
  6. A Virgem Maria é uma estátua da deusa Ísis sobre uma Lua crescente.
  7. São Pedro é uma antiga estátua do deus Júpiter, cujo pé está gasto de bilhões de fiéis que já passaram por ali beijando e tocando a estátua de Júpiter pensando que é Pedro.

Não importa se é no meio chamado evangélico, ou no catolicismo romano, o verdadeiro cristão que se orienta da Palavra de Deus, deve rejeitar todo esse curandeirismo e superstição que está sendo oferecido por lobos gananciosos, e ainda mais que isso, rejeita-los mesmo que não tenham sido comercializados. Cristo deve ser suficiente para o coração sincero, e não devemos correr atrás de ídolos. O fato de lenços de Paulo terem sido usados no início da igreja não nos autoriza a fazermos o mesmo. Esses objetos conectados à devoção logo acabam tornandose em idolatria, como aconteceu com a serpente de bronze que Moisés levantou no deserto.

Há um número impressionante de “igrejas” que estão cada vez mais impregnadas de religiosidade, que tem colocado o “eu” em tamanha evidencia dentro de seus domínios que não percebem mais a idolatria sutil ou pior ainda a idolatria velada. Estamos diante da iniquidade tomando conta das “igrejas” protestantes, às outras religiões cristãs ela já é notória.

 Isso cumpre o que o Senhor disse em:

(Mateus 7:22-23) Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!
“(2  Timóteo 3) Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Cabe ressaltar que os textos acima e abaixo são todos dirigidos aos homens religiosos. Não foi escrito para os homens do mundo.
(2  Timóteo 4) Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
(2 Pedro 2:2-3) E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
por Dirson JR

Comentários são bem vindos, desde que não sejam ofensivos ou contenham informações que levem a benefícios pessoais.

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus.

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.



Nenhum comentário:

Postar um comentário