terça-feira, 22 de março de 2016

Muito de Laodiceia e pouco de Filadélfia


Laodicéia - Uma igreja em ruína

Infelizmente estamos vivendo muito da época de Laodicéia, quando a cristandade se diz "rica e abastada", porém o Senhor está batendo à porta e querendo entrar para ter comunhão com cada um individualmente. 

Entretanto, ainda é possível experimentar um pouco de Filadélfia quando procuramos guardar a Palavra de Deus e não negar o Nome do Senhor. É inquestionável que vivemos em um tempo de "pouca força", pois a verdade não é popular. Esse é o motivo de não encontrarmos muitos interessados em congregar para Jesus e em seu nome apenas.

Há muitas criticas àqueles que se separam dos sistemas religiosos para estar congregado somente ao nome do Senhor em comunhão com irmãos em todo o mundo que também estão congregados assim. Onde se aprende da Palavra de Deus, se apresenta as necessidades em oração e onde é lembrado a morte do Senhor em sua ceia a cada dia do Senhor. Nessas reuniões o motivo é apenas o Senhor, a liderança é apenas do Espírito Santo, não há homem à frente, e a Igreja, o corpo de Cristo, é reconhecida como aquela que inclui TODOS os salvos por Cristo, independente de onde estejam congregados.

Há no mundo todo poucas assembleias de irmãos que se separaram dos sistemas religiosos para se congregarem assim, e não são muitas no Brasil. A maioria é formada quase que literalmente "dois ou três", reunindo-se em casas, escritórios, garagens ou pequenos salões. Há ainda irmãos sozinhos em localidades onde não existe uma assembleia de "dois ou três" que costumam se reunir quando visitam alguma localidade onde há uma assembleia ou são visitados. 

Não é fácil se dispor a sair do sistema religioso para se reunirem somente ao nome de Jesus, pois não há muitos atrativos para a carne. Sem grandes oradores, corais, bandas, festas e tantas outras coisas que o mundo religioso oferece, os irmãos ficam "só" com Jesus, o que obviamente é tudo, mas não para os desejos humanos.  

Para esclarecer melhor o que digo acima, a respeito de Laodiceia. Voltemos a Palavra de Deus. Quando Paulo se despediu dos anciãos de Éfeso, ele avisou que depois de sua partida aconteceriam duas coisas: de fora viriam lobos e de dentro se levantariam alguns falando coisas distorcidas.

"(Ats 20:29-31) Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas [distorcidas, pervertidas] para atrair os discípulos após si. Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós". 
De quem fala o Apostolo Paulo ? (não é de pessoas fora da igreja) e Para quem o Apostolo Paulo fala? (para pessoas que estão no meio de vós). Os lobos são claramente agentes de Satanás, aqueles que Paulo chama de ministros de Satanás disfarçados de "ministros de justiça" em:
"(2 Coríntios 11:14-15)E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
Sabemos que seu objetivo é destruir o rebanho ou levar as ovelhas à morte espiritual, ainda que eles mesmos têm o maior interesse em manter o rebanho unido sob o seu comando e jugo. Os homens que falam coisas distorcidas podem ser crentes que estão sendo enganados por suas concupiscências, como desejo de dinheiro e poder, principalmente este último.

É possível identificar três tipos de cristãos:


1º Os ingênuos, que aprenderam de um jeito e simplesmente repetem o que aprenderam e nem sequer percebem que aprenderam coisas distorcidas. Talvez os desse tipo você não encontre na TV ou nos programas de rádio atuais. Eles são mais comedidos e costumam pregar um evangelho mais puro em sua essência. Mas neste caso eu não incluiria os que manipulam suas ovelhas ou pedem dinheiro descaradamente, porque aí já não é uma questão de desconhecimento, mas de "sem-vergonhice". 

2º Os  lobos, que sabe que está manipulando, mas não se importa. Seu objetivo é o lucro puro e simples. Este é o descrito em 2 Timóteo 3. A estes se aplica muito bem o que diz em Jud 1:16-19:

"Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito". 
3º Os escarnecedores, que chega a um tal grau de perversidade que acaba acreditando em suas próprias mentiras. 

Em qualquer situação, devemos nos lembrar da admoestação de Paulo na continuação do que disse aos anciãos em Éfeso:
"(Ats 20:32) Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados."
Para não seguir a lobos e hereges é só seguir o exemplo de Paulo, que é muito claro quando o assunto é dinheiro, não é coincidência o fato de falar de dinheiro e de como ele próprio tomava o cuidado para não ser pesado aos irmãos:
"(Ats 20:33) De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram as minhas necessidades e as dos que estavam comigo. Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber". 
Alguns cuidados devemos tomar diante do conhecimento do erro. Um princípio que encontramos sempre na Palavra de Deus é o da separação do mal. Sempre que você vê o mal nas coisas espirituais, não deve tentar consertá-lo, mas deve se afastar dele. Tentar lutar contra o mal estando dentro do mesmo ambiente de erro só deixará você mais contaminado. Exemplo:
"(2Co 6:17) Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei"
"(Apo 18:4) Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos sete pecados, e para que não incorras nas suas pragas." 
"(2Tm 2:19-26) Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor. Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso. Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra. Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus".
O que é importante saber:

1. Não devemos determinar quem é ou não do Senhor. Ele conhece os seus.
2. Aparte-se da iniquidade, do sistema, dos vasos (pessoas) que professam má doutrina.
3. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os purificados desses erros e que invocam o Senhor.
4. Não devemos perder tempo com o que não edifica.
5. Fuja da contenda, mas corrija com mansidão os que resistem.



por Dirson JR

Comentários são bem vindos, desde que não sejam ofensivos ou contenham informações que levem a benefícios pessoais.

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus.

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.



Nenhum comentário:

Postar um comentário