sábado, 8 de agosto de 2015

Passando por grande crise


Florence Owens Thompson, 32 anos e sete filhos,
a procura de emprego e assistência social para os filhos
 tentando fugir da forme, o marido morrerá em 1931, cinco anos antes.  

1Samuel30

Passar por crises é um desafio para qualquer um, seja qual for a área onde ela se manifeste. A perda ainda mais que a crise é uma das aflições que podemos passar e que normalmente tem o maior custo emocional.

Vimos Davi em sua trajetória, perder o sustento do dia para a noite; perder família e amigos e ter que abandonar sua cidade natal temendo por sua segurança. Ele sabia o que era ter uma boa colocação, bom salário, prestígio , ter um futuro garantido e, de repente, tudo se evaporar. Ele sabia o que era ter um patrão difícil, colegas invejosos, sabia o que era sofrer calúnias e injustiças no trabalho. Ele sabia o que era perder tudo sem ter tido culpa, sem merecer. Ele conhecia a amargura de ter que começar tudo de novo, conhecia a sensação de tempo perdido e de vida desperdiçada em vão. Ele enfrentou uma crise por causa do ciúme de Saul que o arrancou de uma posição confortável na casa do rei para uma vida nômade, pelas montanhas e cavernas do sul de Judá.

Aparentemente a solução estava na Filistia. Muitos, ainda hoje, pensam que a solução dos problemas está em mudar de lugar, fugir para outra cidade. Davi prosperou na Filistia a tal ponto que o rei Aquis lhe deu uma cidade (I Samuel 27:6), a cidade de Ziclague. E é aí, na sua cidade de refúgio, onde parecia que a crise havia passado, que o mundo de Davi vai ruir novamente sobre a sua cabeça.

Uma crise não significa que Deus não está presente, lembre-se que “(João 16:33)33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.. Em Ziclague, Davi montou casa, trouxe esposa e filhos, constituiu um pequeno governo e a partir daí desfrutou a prosperidade. Porém, tudo isto lhe é roubado pelos Amalequitas de uma só vez! Casa queimada, bens furtados e família seqüestrada. 

Perder a esperança, culpar-se pelo ocorrido, faz parte do processo de digerir aquela crise. Nesse ponto, mais uma vez, entendemos porquê Davi era o homem segundo o coração de Deus. Sua atitude nos traz valiosas lições para vencermos as crises que enfrentamos com freqüência. O que encontramos nesse capítulo veremos abaixo.
1- " 6 E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.
NÃO SE DESESPERE, VOLTE-SE PARA DEUS! 

Podemos mudar de casa, de bairro, de cidade, de pais, mas quando a aflição se instala na vida, qualquer um, pode entrar em desespero. No caso de Davi não havia nada o que fazer, tudo estava perdido, e nesse momento normalmente nos esquecemos de Deus ou procuramos culpa-lo pelo nossa situação. Mesmo assim, em extrema aflição. Davi se firmou no Senhor, não reagiu segundo sua própria força de vontade, ou impulsionado pelo pecado (que se alimenta de nosso temperamento), mas ele voltou-se para o seu Soberano Deus. 

Davi sabia que não estava em pecado. Entendia aquela cidade, Ziclague tinha sido uma dádiva de Deus e que o Senhor estava com ele. Antes de qualquer outra coisa, voltou sua mente para o Senhor e firmou seus pensamentos em Deus. 

Sua liberdade poderia te-lo conduzido ao pecado, mas voltar-se a Deus é a postura mais sabia em situações de crise. O inimigo, seja ele o pecado, ou a influência dele que esta ao nosso derredor e também nos escraviza, não há liberdade fora de Deus. E Davi ao buscar o Senhor, desviou se da prisão que muitos consideram liberdade de escolha, e concentrou-se no Senhor, onde encontramos verdadeira força e firmeza. Entenda melhor nesse outro post.

http://minutosdosenhor.blogspot.com/2015/07/livre-arbitrio-nao-nos-pertence-ideia.html 
2- " 7 E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi.
BUSQUE A PALAVRA!. É nesse momento que a Palavra de Deus faz diferença na vida do cristão, hoje quem é o sacerdote.? Davi tinha consigo o sacerdote, e com ele a possibilidade de recorrer à orientação divina. Esse é um padrão que marca toda sua trajetória: primeiro, e antes de agir, buscava o Senhor e sua Palavra. Busque o corpo de Cristo, a Igreja, e nela a Palavra de Deus.

Essa foi sempre sua primeira estratégia e podemos verificá-la em muitos episódios de sua vida ( I Samuel 22:5; 23:2,4, 9-11; II Samuel 2:1; 5:19 e 23;I Crônicas 14:10 e 14) e também nos seus salmos (salmo 25:4,5,8,9 e 12; salmo 19:13 e 14; salmo 27:11; salmo 28:9; salmo 86:11).

Não é apresentar a solução, depois convocar reuniões de oração, rogando a Deus as bênçãos para nossos planos e projetos. Em primeiro lugar faça como Davi ore e perguntava ao Senhor. Priorize a Palavra e a direção divina, só depois parta para a ação. ANTES DA ORAÇÃO NENHUMA AÇÃO É POSSÍVEL,  DEPOIS DA ORAÇÃO QUALQUER COISA SE TORNA POSSÍVEL.
3- " 8 Então consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.
ANALISE AS POSSIBILIDADES. Não tenha pressa, cuidado com quem tem o costume de determinar prazos para as ações de Deus. A oração de Davi demonstra que ele utilizara um bom tempo avaliando a situação e verificando as possibilidades. Sua razão mostrava três possíbilidades: 
  • poderia ficar em Ziclague e tentar fazer o melhor em meio às ruínas; 
  • ou abandonar tudo e ficar com as recordações;
  • ou então tentar ir atrás dos Amalequitas;
O que seria mais apropriado? Como poderia ser bem sucedido? Ele analisou e colocou diante de Deus suas questões. A decisão não deve ser sua, para não vir carregada de pecado, mas sim de Deus que vem cheia de sabedoria.

SER FIEL E OBEDIENTE AO SENHOR NÃO IMPLICA EM ANULAR NOSSA RAZÃO. Se o Senhor nos criou com raciocínio e inteligência é para usarmos com sabedoria, e a Palavra de Deus nos ensina onde é como encontrá-la. Diante das crises é essencial olhar para as possibilidades, equacionar linhas de ação e então procurarmos a orientação de Deus em relação às várias saídas. 
4- " 9 Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás.
NÃO FIQUE CHORANDO, FAÇA A SUA PARTE. A autopiedade, debilita, paralisa, mina as forças. Pode levar qualquer um ao abismo. Se você passar por qualquer crise profunda saiba que chorar não faz mal. Davi chorou, mas secou as lágrimas, buscou o Senhor, avaliou as possibilidades e colocou-se em movimento. Davi teve resiliência (que é a capacidade de resistir sem esmorecer, se adaptando as intempéries).

Mas não se pode esperar indefinidamente, assim como Davi  parta para reaver o que é seu por direito, faça a sua parte! Atue com o máximo de sua capacidade. Se Deus te orientou nessa direção, assuma a sua responsabilidade. "O que vier às mãos para fazer, faze conforme as suas forças."
5- "  10 E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.11 E acharam no campo um homem egípcio, e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água.12 Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água.13 Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias.14 Nós invadimos o lado do sul dos queretitas, e o lado de Judá, e o lado do sul de Calebe, e pusemos fogo a Ziclague.15 E disse-lhe Davi: Poderias, descendo, guiar-me a essa tropa? E disse-lhe: Por Deus jura-me que não me matarás, nem me entregarás na mão de meu senhor, e, descendo, te guiarei a essa tropa.16 E, descendo, o guiou e eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá.

SAIBA USAR AS OPORTUNIDADES. A sabedoria passa por utilizar as oportunidades que aparecem no caminho. A solidariedade e a misericórdia, conduziram Davi, a uma oportunidade que veio como um escravo moribundo. Seria perda de tempo dar-lhe atenção, muitos pensam assim e isso é recorrente e está diante de todo cristão constantemente. Em uma perseguição o tempo tem a sua importância, mas Davi parou para atender o escravo até que este recuperasse as forças, e foi justamente este que o guiou aos seus adversários e à vitória.

Muitas vezes o Senhor espalha oportunidades pelo nosso caminho. Devemos rogar discernimento para vê-las e sabedoria para aproveitá-las da melhor maneira. Podem se tornar a chave do problema, a solução da crise.
6- " 21 E, chegando Davi aos duzentos homens que, de cansados que estavam, não puderam seguir a Davi, e que deixaram ficar no ribeiro de Besor, estes saíram ao encontro de Davi e do povo que com ele vinha; e, chegando-se Davi com o povo, os saudou em paz.22 Então todos os maus e perversos, dentre os homens que tinham ido com Davi, responderam, e disseram: Visto que não foram conosco, não lhes daremos do despojo que libertamos; mas que leve cada um sua mulher e seus filhos, e se vá.23 Porém Davi disse: Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o Senhor, que nos guardou, e entregou a tropa que contra nós vinha, nas nossas mãos.24 E quem vos daria ouvidos nisso? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão.

SEJA JUSTO. Não deixe a crise endurecer o seu coração, nem torna-los insensíveis e frios. Neste estado é fácil ser injusto.

Davi demonstrou bondade e misericórdia ao tratar os cansados com paciência e justiça. Ele não se deixou dominar pelos sentimentos negativos, mas procurou tratar os demais como gostaria de ser tratado. Nesse dia ele estabelece inclusive uma lei, que a partir deste dia foi seguida pelo povo. Não permita que as lutas da vida o endureçam. Seja justo!

DÊ GLÓRIA A DEUS. Como seria fácil para Davi se gloriar de sua capacidade militar, de sua esperteza ao utilizar o escravo egípcio. Poderia se orgulhar de sua perícia e estratégia na liderança das tropas ou mesmo da sorte de ter encontrado o inimigo embriagado.

Se a ajuda vem de Deus, assim como de tudo depedemos dEle. A vitória tem de ser atribuida a Deus. Reconhecendo que é do Senhor que vem toda bênção. Se você buscou direção do Senhor para sair da crise, recebeu forças para seguir em frente e obteve dele a vitória, então não se esqueça de agradecer e louvar, porque esta é a maneira correta de vencer as lutas.
7- "  26 E, chegando Davi a Ziclague, enviou do despojo aos anciãos de Judá, seus amigos, dizendo: Eis aí para vós uma bênção do despojo dos inimigos do Senhor;27 Aos de Betel, e aos de Ramote do sul, e aos de Jater,28 E aos de Aroer, e aos de Sifmote, e aos de Estemoa,29 E aos de Racal, e aos que estavam nas cidades jerameelitas e nas cidades dos queneus,30 E aos de Hormá, e aos de Corasã, e aos de Ataca, 
PARTILHAR AS BÊNÇÀOS. O mundo está voltado para o “eu”, dominado pelo egoísmo, e quando digo o mundo, não estou dividindo-o entre os que estão na “igreja” e os que estão fora dela. Afinal de contas o partilhar perece um desperdício, uma verdadeira tolice, aos olhos desse mundo. Davi não pensava assim e por isso foi um estadista abençoado. Após a vitória contra os amalequitas, enviou parte do despojo às cidades de Judá que o tinham ajudado no passado e que eram suas aliadas. Ele não pensou em se satisfazer com os despojos, mas lembrou-se do povo. E será esse povo que o levará ao trono. 

Alguns poderão ver nisso um golpe político ou publicidade. Mas, naquela ocasião Davi não podia imaginar que Saul morreria na batalha contra os filisteus. Davi confiou na promessa de Deus e esperou que o Senhor o entronizasse na hora certa. 

As atitudes não voltadas ao ego, movida, provavelmente, por duas razões: por gratidão pela ajuda recebida dessas cidades quando ali passou com seus homens (31 E aos de Hebrom, e a todos os lugares em que andara Davi, ele e os seus homens.) e porque, certamente, sua tribo havia sido negligenciada e desprezada por Saul.

Davi procurou minorar a crise na sua tribo através da partilha e da solidariedade. 
" 17 E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram.18 Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi.19 E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer.20 Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi. 25 O que assim foi desde aquele dia em diante, porquanto o pôs por estatuto e direito em Israel até ao dia de hoje. 

CONCLUSÃO 

No dia em que chegou a Ziclague e a viu queimada, certamente, Davi não podia adivinhar que, dentro de semanas, seria ungido rei de Judá (II Samuel 2:4). Nas mãos de Deus crise e oportunidade andam juntas.

A CRISE PODE  NUBLAR O CÉU,  E COM ISSO PODEMOS ESQUECER DO SOL

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário