segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Um milagroso processo - A imagem e semelhança

                                                                                                                              
                                                                 
Quando ouvia alguém dizer ou quando lia que devemos ser semelhantes ou imitadores do nosso Senhor, eu costumava desafiá-los a tentar ser sem pecado, sem macula, etc. Porém, ouvi de um irmão a citação de um versículo que mudou toda a minha perspectiva. O Senhor quer ser adorado porque enquanto nós o adoramos vamos ficando cada vez mais parecidos com ele. Maravilhoso isso não é mesmo, depois disso tive o cuidado de separar o Cristo (homem) do Cristo (Deus). O que nos é impossível atingir do que é por graça possível alcançar.
(João 8:58) Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou 
(João) 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 
(Heb 1:8-12) Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão. 
(Heb 13:8-9) Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. 

A busca pela semelhança ou imitação não é novidade, vemos isto no fã de algum artista, nas tribos, tanto indígenas, quanto urbanas, que adoram tanto o seu ídolo ou sua cultura que acabam se transformando à sua semelhança. Vemos isso em Deus que por adorar tanto a humanidade nos fez a sua imagem e semelhança.
(João 1:13)"não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus".  
(Hebreus 11:3) Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.  
(Gên_1:27 ) Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  
(Gên_5:1-2) Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.
De modo semelhante, porém muito mais sublime e elevado do que uma mera idolatria, adorar o Senhor causa em nós uma metamorfose que vai nos deixando cada vez mais parecidos com ele. Não à semelhança de sua imagem moral aqui na terra, mas de sua condição atual em glória, na qual ele está exaltado à destra de Deus. Portanto, esse desejo que o Senhor tem de ser adorado é por ele desejar o melhor para nós.
(2 Co 3:18) Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."
À medida que nos ocupamos com a glória do Senhor Jesus Cristo ressuscitado, assunto aos céus e exaltado, somos transformados na sua própria imagem. Aqui, em suma, está o segredo da santidade cristã:  ocupação com Cristo. Não pela ocupação de nosso próprio ego, que só traz derrota. Não pela ocupação com outros, que traz desapontamento. Mas pela ocupação com a glória do Senhor é que nos transformamos cada vez mais parecidos com ele. 

Este processo de transformação ocorre de glória em glória, isto é, gradualmente de uma glória para outra. Não é uma questão de mudança instantânea. Nenhuma experiência na vida do cristão irá reproduzir a imagem do Senhor instantaneamente.Trata-se de um processo, não de uma experiência traumática. Não é como a glória desvanecente da Lei (no rosto de Moisés), mas uma glória que fica cada vez maior

O poder desse maravilhoso e milagroso processo é o Espírito Santo - 'como pelo Espírito do Senhor'. À medida que nos apropriamos do Senhor da glória; à medida que o estudamos, o contemplamos, focamos nele em adoração, o Espírito do Senhor opera em nossas vidas o maravilhoso milagre de nos conformar a Cristo.


'Vemos em Estêvão, ao ser apedrejado, que ele levanta o seu olhar e vê a glória de Deus e Jesus. Cristo havia dito: 'Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem'; e a visão de Jesus na glória de Deus produz em Estêvão a oração, 'Senhor, não lhes imputes este pecado'. E mais uma vez, na cruz, Cristo diz: 'Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito', e Estêvão diz, 'Senhor Jesus, recebe o meu espírito". Estêvão está transformado à imagem de Cristo'. (J. N. Darby)

"Considere a glória transcendente da Nova Aliança. Enquanto na Velha Aliança apenas um homem tinha a glória sobre sua face, hoje este é um privilégio, comprado por sangue para cada filho de Deus. Além disso, ao invés de apenas refletirmos a glória de Deus em nossas faces, na Nova Aliança estamos todos sendo realmente transformados - literalmente "metamorforseados" - na mesma imagem, de glória em glória, como pelo Espírito do Senhor. Enquanto a face de Moisés meramente refletia glória, nossas faces irradiam glória vinda de dentro do nosso ser." - William MacDonald
 

Entender que esse desejo de tornar-se mais semelhante a Cristo é um desejo que vem de Deus. Na verdade, a Bíblia diz que Deus
"(Romanos 8:29) também os predestinou [crentes] para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos"). 
Tornar-nos semelhantes a Cristo é a obra de Deus, e Ele garante o seu cumprimento (Filipenses 1:6).O processo exige a nossa cooperação voluntária com o Espírito Santo. Tornar-se mais semelhante a Cristo exige tanto o poder divino quanto o cumprimento da responsabilidade humana.

Há três coisas que contribuem para sermos mais semelhantes a Cristo: a nossa entrega a Deus, a nossa libertação do pecado e o nosso crescimento espiritual.

1) Tornar-se mais semelhante a Cristo é o resultado da entrega a Deus. Romanos 12:1-2 diz que a adoração envolve uma auto-dedicação total a Deus. Oferecemos os nossos corpos como "sacrifício vivo" e as nossas mentes são renovadas e transformadas.

2) Tornar-se mais semelhante a Cristo é o resultado da libertação do pecado. Já que Jesus viveu uma vida sem pecado, quanto mais nos considerarmos "mortos para o pecado" (Romanos 6:11) e vivermos uma vida de pureza, o mais parecido com Jesus seremos. Ao nos oferecermos a Deus, o pecado não é mais o nosso mestre, e somos mais claramente identificados com Cristo (Romanos 6:1-14).

3) Tornar-se mais semelhante a Cristo é o resultado do crescimento cristão. Logo quando somos salvos, somos imaturos em sabedoria e conhecimento, e inexperientes em graça e amor... mas então crescemos. Em cada uma dessas coisas, a nossa responsabilidade é tornar-nos mais fortes - e mais semelhantes a Cristo.
" (2 Pedro 3:18)...antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno". Observe crescer na graça não há mérito nosso mas do Espirito Santo em nós. 
"(1 Tessalonicenses 3:12)...e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco".

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário