sábado, 19 de setembro de 2015

Uma resposta sobre os Testemunhas de Jeová



Não considerar a Cristo como Deus é não dar honra ao filho como ao Pai:
(João 5.23) Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou”.
O mais grave esta abaixo:
(2 João versículos 7 ao 11) De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.8 Tenham cuidado, para que vocês não destruam o fruto do nosso trabalho, antes sejam recompensados plenamente. 9 Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.10 Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem.11 Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas”.
A salvação não é baseada em obras, muito menos uma obra de divulgação de doutrina. A única doutrina que devemos aceitar está no novo testamento que é a sã doutrina. Respostas baseadas em teologias escritas em livros, especialmente preparado com respostas para as principais perguntas das pessoas são tendenciosas. Onde está o evangelho da graça de Deus, e a salvação que recebemos de Cristo que veio ao mundo para salvar os pecadores e que é preciso crer nEle e em Sua obra consumada na cruz
_________________________________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Vamos detalhar mais: O que diz a The Wachtower (Torre de Vigia) livro doutrinário dos TJ e o que a Bíblia diz:

1 - TJ: O Espírito Santo é uma força ativa impessoal de Deus, The Watchtower, June 1, 1952, p. 24. O Espírito Santo é uma força, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407.

O Espírito Santo é uma Pessoa divina que pensa, sente, sofre, fala etc.

NA BIBLIA: "(Atos dos Apóstolos 13:2) E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado". 
"(Efésios 4:30)E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção".
2 - TJ: Somente os membros da organização serão salvos, The Watchtower, Feb, 15, 1979, p. 30.

O único meio de salvação é a pessoa de Jesus Cristo, graças à Sua obra na cruz. Nenhuma organização pode salvar.
NA BIBLIA: "(Atos dos Apóstolos 4:12) E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos".

3 - TJ: Jesus foi um anjo que se tornou um homem, The Watchtower, May 15, 1963, p. 307. Jesus foi o único homem perfeito, mas não Deus em carne, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 306.

Jesus é Deus, assim como o Pai é Deus e o Espírito Santo é Deus. Não há como entender, apenas crer.
NA BILBIA: "(João 1:1) NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". 
"(João 1:14) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". 
"(1 João 1:1) O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida"
4 - TJ: Jesus não voltou da morte em seu corpo físico, Awake! July 22, 1973, p. 4. Jesus foi ressucitado "não como criatura humana, mas um espírito." Let God be True, p. 276.

A visão do Senhor ressuscitado foi um privilégio apenas dos discípulos. Ele ressuscitou em um corpo físico, diferente do que tinha antes, pois era capaz de atravessar portas e paredes, mas igualmente físico. Não era um espírito.

NA BIBLIA: "(João 20:26-28) E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!" 
"(Lucas 24:41-42) Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles". 
"(1 Coríntios 15:6) Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também".
5 - TJ: Jesus retornou à terra, invisivelmente, em 1914, The Truth Shall Make You Free, p. 300.

Muitas religiões alegam ter Cristo voltado. No caso das TJ isso foi previsto numa falsa profecia que depois da data anunciada precisou receber a adição do "invisivelmente" para não voltarem atrás.
NA BIBLIA: "(Marcos 13:21) E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis".
6 - TJ: A Trindade não existe, Let God be True, p. 101-100.

A existência da Trindade foi revelada no batismo do Senhor. O Espírito Santo desceu na forma de uma pomba e pousou sobre Ele; e Deus Pai declarou:

NA BIBLIA: "(João 20.17)Este é meu Filho amado em quem me comprazo". Veja que revela que o Pai é uma Pessoa distinta e que é Deus.
(1 Jo 5.20) Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Veja que revela que Jesus é uma Pessoa distinta e que é Deus.
Muitas passagens revelam que o Espírito Santo é uma Pessoa e é Deus: 
(Gn 1.2) Era a terra sem forma e vazia; trevas co­briam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 
(Mt 4.1) 1 Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 
(Jo 16.13) 13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 
(At 10.19) 19Pedro ainda refletia sobre a visão, quando o Espírito lhe ordenou: “Simão, eis que estão à porta três homens que te procuram; 
(Atos13.2,4) E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
(Atos 20.28)  28 Concluindo, tende cuidado de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como epíscopos para pastoreardes a Igreja de Deus, que Ele comprou com o sangue do seu Filho Unigênito.(Rm 15.30) Recomendo, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor.(1 Co 2.10) mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.. 
As três Pessoas são citadas na fórmula instituida por Cristo no batismo 
(Mt 28.19)19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;. 
No entanto, há um só Deus (1 Tm 2.5). Satanás terá uma imitação da Trindade, representada na Besta, no falso profeta e no próprio Satanás (Ap 13.4,11; 20.10).
7 - TJ: Boas obras são necessárias para a salvação, Studies in the Scriptures, Vol. 1, pp. 150, 152. A salvação é pela fé e pelo que você fizer, Studies in the Scriptures, Vol. 1, p. 150,152.

As boas obras não salvam, apenas podem ajudar a revelar se uma pessoa é salva em função dos frutos visíveis de sua transformação.
NA BIBLIA: "(Efésios 2:8-10) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas".
8 - TJ: A alma cessa sua existência na morte, Let God be True, p. 59, 60, 67. Não existe inferno de fogo onde os condenados serão punidos, Let God be True, p. 79, 80.

O inferno foi criado para Satanás e seus anjos, mas os homens também acabarão lá, embora não fosse essa a intenção original. Mesmo assim, não há fim para a alma ou para o fogo do sofrimento eterno. A palavra chave aí é "NUNCA". Assim como o salvo NUNCA perderá sua salvação, o condenado NUNCA ficará livre de sua condenação.
NA BIBLIA: "(Marcos 9:43-44) E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. 
"(Lucas 3:17) Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".
9 - TJ: Somente Testemunhas de Jeová irão para o céu, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 166-167, 361; Let God be True, p. 121.

O texto de Apocalipse mostra claramente que se tratam de israelitas das diferentes tribos de Israel, e não gentios salvos e pertencentes ao Corpo de Cristo que é a Igreja, cuja porção é celestial.
NA BIBLIA: "(Apocalipse 7:4) E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados..."
Não há diferenciação na igreja (igreja aqui no real sentido que são todos os pertencentes (ou membros) do corpo de Cristo) nem mesmo para o grupo de 144 mil membros, são exatamente o que diz a passagem em (Apocalipse 7.48): todos são judeus, pois repare que são identificadas as suas tribos, aos membros comuns não há esperança de viver no céu e o máximo que almejam é um lugar no Reino de mil anos que acontecerá aqui na terra. Veja que  além dos judeus convertidos há uma multidão (Ap 7.917). Há uma separação que precisa ser compreendida, promessa a Israel e promessa a igreja. E esse reino de mil anos também não é reservado a igreja, mas aos judeus.

10 - TJ: Transfusão de sangue é pecado, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 72-73.

A passagem bíblica no Antigo Testamento, e sua confirmação no Novo Testamento, mostra claramente tratar-se de "comer" sangue. Confundir o ato de comer com uma transfusão, que pode nem ser de sangue, mas de um derivado, é um erro grosseiro.
NA BIBLIA:"(Deuteronômio 12:23) Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o    sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne" (admoestação feita a Israel) 
"(Atos dos Apóstolos 21:25) Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição". (aos gentios)
11 - TJ: É possível perder a sua salvação, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 358-359.

Não é possível tirar das mãos de Deus aquele a quem Ele salvou pelo sacrifício de Seu próprio Filho. A palavra chave é "NUNCA".
NA BIBLIA: "(João 10:28) E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão".
A ordem dos acontecimentos é mais ou menos a seguinte: Acontece o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.17), que inclui todos os salvos por Cristo. Ficarão na terra os que ouviram o evangelho e não creram e os que não ouviram o evangelho e não tiveram, portanto, oportunidade de entrar entre os salvos da Igreja. Os que ouviram e não creram não terão outra chance, pois Deus os fará crer na mentira do Anticristo que se levantará após o arrebatamento da Igreja (1 Tessalonicenses 2.712).
Porém os que não ouviram, judeus e gentios, poderão ainda se converter na tribulação e é desses que trata a passagem em Apocalipse. No final da tribulação, voltaremos com Cristo para julgar as nações e terá início o Milênio, o Reino de Cristo sobre a terra. Não participaremos do Reino como súditos na terra, mas sim reinando com Cristo sobre a terra (2 Tm 2.12). Entrarão no Milênio os judeus e gentios convertidos durante a tribulação.

Há pelo menos três coisas de suma importância no contexto desta postagem:
  1. Há evidencias claras de Deus em três pessoas distintas, argumentações fora de contexto não provam o contrario, e a interferência histórica, católica ou ditadora não excluíram o que Deus determinou como eterno em sua Palavra. Prova disso é que as alterações feitas na bíblia pelo catolicismo são conhecidas por todos.
  2. Todas as respostas para cada uma das questões acima foram extraídas da própria bíblia e não de livros, artigos ou publicações elaboradas por homens que são intitulados por outros homens, que se envaidecem e se colocam na posição de lideres a serem seguidos. O homem sempre quis se colocar na posição de Deus, isso está impregnado desde a criação.
  3. Não se chega ao entendimento da Palavra de Deus, seguindo a homens, mas sim com a leitura, oração e busca desse entendimento pelo Espirito Santo.
Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com



segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O dono da verdade !!!




"(João 8:32-33) 31Então, disse Jesus aos judeus que haviam crido nele:
 “Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. 32E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” 
Quando alguém se propõe a escrever sobre algum assunto e ainda publicar, seja como artigo, coluna, blog, site, livro etc,  sempre haverá aquele que irá concordar ou discordar. Normalmente, muitas pessoas tendem a questionar o conteúdo por afetar a sua crença, e muitos se sentem até  ofendidos. 

Ponto de vista é sempre a  visão a partir de um ponto. O ponto central aqui é a Palavra de Deus, para quem crê, a verdade revelada por Deus, incontestável. Qualquer outra posição diferente terá a pretensão de ser portadora da verdade, isso é inevitável, afinal de contas, sempre que alguém adota uma posição, torna-se excludente. 

Se você é cristã, o simples fato de professar sua fé já exclui todos aqueles que pensam diferente. E mesmo que você seja daquelas pessoas que querem passar uma imagem de neutralidade, de politicamente correta, que acreditam que todas as crenças são válidas, isso também é uma posição que exclui aqueles que acreditam que apenas uma crença pode ser a verdadeira. E esta é uma posição ainda pior e mais orgulhosa, por arvorar conhecer todas as crenças a ponto de poder fazer tal afirmação.

Não há como fugir do fato de sermos excludentes ao adotarmos uma opinião. Acho até melhor você ter uma posição assim do que não ter nenhuma. Pessoas mornas, que não dizem sim, nem não, muito pelo contrário, são aquelas que Deus abomina. Portanto, se alguém me contesta, me faz repensar tudo e às vezes sou obrigado a mudar de idéia. Já ocorreu em post’s anteriores, felizmente o que escrevemos na Web pode ser editado e corrigido sempre que aprendemos algo novo.

Quando se fala do Senhor a pretensão não é ser dono da verdade, mas levar o leitor ao Dono da Verdade e com Ele como centro de sua vida, você terá contato direto com a verdade, e para não ser confundido por terceiros, tenha como base a palavra de Deus, e ore para queo Espirito Santo te dê entendimento. Se as vaidades humanas e a má influência não dominar seu discernimento, haverá grandes chances de você estar no centro da Verdade de Deus.

"(João 14:5-6)5Indagou-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; e como poderemos conhecer o caminho?” 6Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. 

Por isso não siga a homens mas a Deus.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

sábado, 5 de setembro de 2015

Como entender o jejum

"(Zc 7.5) Quando jejuastes e pranteastes no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, jejuastes vós para mim, mesmo para mim?"

Creio que o jejum para o Senhor não é aquele em que deixamos de comer, ou fazer qualquer coisa, para termos mais comunhão com Ele, mas exatamente o contrário. Creio que é ter tanta comunhão com Ele que tudo o mais passa para o segundo plano, inclusive o comer. Lendo Isaías 58 você verá que o jejum verdadeiro é o despojar se de si mesmo.

O jejum verdadeiro é algo tão íntimo que se uma pessoa contasse a você como ela faz o jejum, já não seria um jejum sincero, desconfie da sinceridade daqueles que proclamam aos quatro ventos que estão jejuando.
"(Mt 6.17,18) Porém tu, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto. Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará".
O primeiro jejum que aparece na Bíblia é o de Moisés, quando subiu ao monte para receber as tábuas da Lei, ficando quarenta dias e quarenta noites sem comer. Deus não instituiu um jejum na Lei dada aos israelitas. 
(Êxo 34:28)  E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.
O jejum deve significar uma separação da vida normal da carne para estar com o Senhor e dedicar-se exclusivamente a Ele.
(1Rs 19:8)  Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
O primeiro jejum coletivo foi decorrente da humilhação vinda do fracasso e da derrota.
(Jzs 20:26 ) Então todos os filhos de Israel, e todo o povo, subiram, e vieram a Betel e choraram, e estiveram ali perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia até à tarde;
A ímpia Jezabel também decregou um jejum em nome de seu marido Acabe, nas cartas enviadas ao povo, para dar um ar de religiosidade ao homicídio que estava prestes a cometer, mostrando que o jejum também pode estar conectado a atos de impiedade.
(1Rs 21:9-10) E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testesmunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
O primeiro jejum condicional, ou seja, do tipo em que se faz algo para se buscar o favor de Deus, foi quando Jeosafá proclamou um jejum em todo o Judá por causa da iminência de um ataque das forças inimigas.
(2Cr 20:3) Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.
Ao que tudo indica, apesar de não ter sido instituído na Lei, era um costume entre o povo de Israel e o próprio Senhor fala do jejum em uma passagem:
(Mar_9:29)  E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.

Jejuar é privar-se da gratificação de qualquer apetite físico. Há o voluntário (Mt 6:16-17), involuntário (At 27:33; 2 Co 11:27), associado à tristeza (Mt 9:14-15), oração (Lc 2:37; At 14:23), jejum e oração (Mt 6:16-18).

O jejum não tem qualquer mérito no que diz respeito à salvação, e nem dá a um cristão uma posição especial diante de Deus. Um fariseu certa vez gabou-se de jejuar duas vezes por semana, porém aquilo não lhe deu a justificação que buscava (Lc 18:12, 14). Mas quando um cristão jejua secretamente como um exercício espiritual, Deus vê e recompensa. Apesar de não ser ordenado no NT, o jejum é encorajado pela promessa de uma recompensa. Ele pode ajudar na vida de oração de alguém por afastar da pessoa a sonolência e o entorpecimento. Ele é valioso em épocas de crise quando se deseja discernir a vontade de Deus. E tem seu valor em promover a auto-disciplina. Jejuar é uma questão entre o indivíduo e Deus e deveria ser feito apenas com o desejo de agradar a Deus. Ele perde o seu valor quando é uma obrigação vinda de fora ou feito com o objetivo de se exibir.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Religião é diferente de evangelho


( Marcos 1;15) O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
(Gálatas 2:16) O homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo
Há muitas religiões, mas um só evangelho.

  • A religião é uma obra humana com resultados humano, o evangelho é um dom de Deus com resultados divinos.
  • A religião é o que o homem faz para Deus; o evangelho é o que Deus faz para e no homem.
  • A religião é o homem procurando Deus; o evangelho é Deus procurando o homem.
  • A religião faz o homem tentar subir na escada rumo ao céu baseado em sua  própria justificação; o evangelho afirma que Deus desceu do céu por meio da encarnação do Senhor  Jesus Cristo para encontrar os pecadores ao pé da escada.
  • A religião é a boa intenção do homem; o evangelho é a boa notícia do Deus de amor.
  • A religião promove apenas reformas exteriores em nós;o evangelho nos transforma definitivamente de dentro para fora.
  • A religião faz uma “criação” na superfície; o evangelho produz o novo nascimento, a vida verdadeira.
(Romanos 1:16) O evangelho é o “poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”.
(Efésios 2:17) O Senhor Jesus “evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto” 

Qual é a “boa notícia” É a mensagem do amor de Deus e da vida e salvação que ele nos oferece por meio do Senhor Jesus, seu Filho.

O homem não está deixado à própria sorte, à mercê de seus próprios recursos. Deus está com suas mãos estendidas. Quem crê no Senhor Jesus tem seus pecados perdoados e um relacionamento vivo e dinâmico com o Deus vivo. Nenhuma religião pode nos dar isso!.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Como explicar o inexplicável




O ser humano tem a pretensão de querer compreender o que alguns chama de Trindade, apesar de ser um termo que não existe na Bíblia, e preciso entender que como seres criados no tempo e no espaço, nossa mente carnal não é capaz de compreender coisas fora da esfera. Ou seja, não nos é possível entender a Divindade, pois ela não está sujeita às mesmas limitações. 
Deus " (1 Tm 6:16) que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver." 
Como entender o infinito se estamos presos ao finito? Como compreender o imortal em um corpo mortal? Não podemos entender a essência de Deus (nossa mente é limitada pela matéria), essa idéia de Trindade é a própria essência de Deus; algo intrínseco à sua divina natureza. Mas podemos crer que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, pois assim ele se revelou na Palavra de Deus. Portanto tudo começa pela fé na Palavra para crermos no invisível e incompreensível.
"(Hb 11:1-3) Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.".
A revelação de Deus dada por sua Palavra, não em naquilo que podemos enxergar ou entender. Mas essa mesma revelação chegou a um ponto tal que aquilo que só podia ser revelado foi feito palpável em Cristo.
"(Jo 1:14) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
"(1 Jo 1:1)O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida." 

A mente humana não compreende o Jesus, que é Deus e Homem, pense na teoria dos conjuntos que aprendemos na escola um conjunto menor nunca poderia conter um conjunto maior. Mas é exatamente o que aconteceu com Jesus andando neste mundo: O Criador de todas as coisas (o conjunto maior) caminhando aqui como um "conjunto menor".
"(Cl 2:9)Porque nele [em Jesus] habita corporalmente toda a plenitude da divindade."   
"(Jo 1:3) Todas as coisas foram feitas por ele [Jesus], e sem ele nada do que foi feito se fez."  
"(Lc 10:21-24) Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que veem o que vós vedes. Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram."  

Jesus comparou os que creem nele a criancinhas, pois estas creem sem duvidar. O Filho de Deus veio ao mundo para nos revelar o Pai, e assim é. Todo aquele que crê tem em si o Espírito Santo e pode chamar a Deus de Pai e se relacionar com ele em oração, adoração, louvor e aprendizado.

O que de Deus podemos ver é Cristo, a expressa imagem de Deus, 
" (Hb 1:3) o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa"
Esta passagem de 1 Coríntios aplica-se apenas aos que já creram em Cristo. 
" (1 Co 13:12) Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.".

Pense em "espelho" não naquele que tem em sua casa, mas nos espelhos que eram usados antes da invenção do espelho moderno no século 13. Até então só era possível ver o reflexo de um rosto em chapas de metal polido ou numa bacia de água. A visão era tão rudimentar quanto a que podemos ter das coisas eternas e divinas.

Não é possível entender a Trindade, mas poderá crer na Palavra de Deus que a revela em diversas passagens, como estas:

" (Gn 1:1, 26) No princípio criou Deus [Elohim, plural] os céus e a terra... E disse Deus [Elohim, plural]: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.".
" (Gn 3:22) Então disse o Senhor Deus [Jeová, singular]: Eis que o homem é como um de NÓS, sabendo o bem e o mal.".
" (Is 6:8) Depois disto ouvi a voz do Senhor [Adonai], que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por NÓS?".
"
(Is 48:16) Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez EU estava ali, e agora o Senhor Deus [Jeová Adonai] me enviou a mim, e o seu Espírito."  -- repare que a Pessoa divina que fala faz menção de outras duas Pessoas.
"(Is 61:1) O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos."  -- esta é a mesma passagem lida por Jesus em Lucas 4 quando revelou ser dele que o profeta Isaías falava.
"(Mt 3:16-17) E, sendo JESUS batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus [o PAI] dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."  -- três Pessoas, o Filho, o Espírito e o Pai cuja voz é ouvida vinda do céu.
"(Mt 28:19)Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." .
"(2 Co 13:14)A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós." .

Aqui vão algumas passagens que mostram que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito é Deus.

O PAI É DEUS:
"(Jo 6:27)Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.".
"(Rm 1:7)Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."
" (1 Pe 1:2)Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo.".

O FILHO É DEUS:

" (Jo 1:1, 14) No princípio era o Verbo [Jesus], e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.".
"(Rm 9:4) Dos quais são os pais [patriarcas de Israel], e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente." .
" (Cl 2:9)Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.".
"(Hb 1:8) Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino."
"(1 Jo 5:20)E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." .

O ESPÍRITO SANTO É DEUS:
"(At 5:3-4)Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo... Não mentiste aos homens, mas a Deus." .
"(1 Co 3:16) Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" está falando do Espírito Santo que habita no crente, conforme( Rm 8:9, Jo 14:16-17 e At 2:1-4).

É claro que para crer que Deus é um só em três Pessoas é preciso crer também na Palavra de Deus, a revelação que nos foi dada. Quem não crê na Palavra de Deus não crerá na Trindade e achará que é a sua compreensão carnal o ponto de referência para entender aquilo que não se pode ver.

Em post’s anteriores fiz alguns esclarecimentos sobre as religiões monoteístas e suas diferenças, as religiões humanas costumam ter características semelhantes quando o assunto é o cristianismo. Ainda que algumas considerem Jesus um grande homem, ou a Bíblia uma bela leitura, elas negam que a Bíblia seja a revelação de Deus, que Jesus seja o Filho Eterno de Deus vindo em carne (tendo, portanto, existência prévia sem nunca ter sido criado), que Deus seja Um em três Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo.

Mas será que existe uma chave infalível para se detectar se uma religião é ou não de Deus. Existe. Basicamente a ideia é de que cabe ao ser humano melhorar a si mesmo para chegar a Deus, atingir um nível mais elevado, alcançar o Nirvana, eliminar seu carma, pagar seus pecados, limpar a "poeira" de seu ser material... Os termos usados variam. Mas a tônica é sempre a mesma: Depende de você.

Entender que na essência bíblica nada depende do homem, tudo depende de Deus, que enviou o seu Filho para morrer como um sacrifício substitutivo para o homem pecador. Ao homem resta apenas a opção de crer em Jesus, o Cordeiro de Deus que morreu, ressuscitou e está agora assentado na glória. Qualquer religião que coloque seu foco no aprimoramento pessoal não é de Deus. Por quê? Simples! Se eu preciso fazer algo para resolver meu problema eterno toda a glória por isso será minha caso eu consiga. E se eu sentir lá no fundo que estou conseguindo isso irá despertar em mim o orgulho de ser alguém um pouco melhor que meu vizinho. Eu preciso ser hipócrita para negar que existe em mim este tipo de sentimento e você também.

O que nos é ofertado gratuitamente por isso se chama graça e uma obra completa (consumada). A graça é um favor imerecido, está cristalino isso na Palavra de Deus.

Religiões são cheias de regras e ordenanças do tipo "não toques, não proves, não manuseies", que não passam de "preceitos e doutrinas dos homens". Se você acha que não é  assim, veja se está cercada de ordenanças.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com