sexta-feira, 10 de abril de 2015

Parte I - O que é a teologia da prosperidade?


 
                     
Todas as vezes que utilizar uma palavra entre "aspas" significa que a palavra em questão estará fora do seu real sentido bíblico.

Hoje uma triste condição permeia a "igreja", que está a cada dia mais contamina por valores nada cristãos, que nada têm da Palavra de Deus. A conveniência denominacional usa mal a Biblia, e deixa de lado o objeto de edificação e genuíno alimento espiritual, homens perversos e alguns equivocados sinceros 1 têm feito dela um instrumento de escravidão, manipulação e tortura espiritual. Já mencionei em outros post's um dos erros mais graves que é o hábito de distorcer textos isolados para coagir o povo despreparado, com inumeros textos descontextualizados.
1 homens sinceros de coração mas que por falta de discernimento aceitam como verdadeiro tudo o que diz alguém a quem consideram como autoridade espiritual.

Tenho procurado chamar a atenção sobre a falta de compreensão e exortação da sã doutrina. A sã doutrina é claramente ensinada nas epístolas e a confusão que os homens fazem nada tem a ver com Deus. 

Essas falsas práticas e emocionalismos barato tem para eles maior valor que a sã doutrina e tem feito da igreja, um lucrativo negócio. A Teologia da Prosperidade é uma corrente nefasta que tem semeado discórdia e inversão de valores na igreja.
" (Tt 1:9; 2:1) Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes... Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
" (2 Tm 4:3) Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.

Há "pastores" que incitam em seus "cultos" seus membros a se revoltarem contra sua presente condição de pobreza, fracasso e ruína para tomarem uma atitude visando a prosperidade.  Nada poderia ser mais falso, doentio e vil, do que pregar algo assim. Uma fogueira nada santa está reservada para esses pregadores, conforme o Senhor prometeu:
" Mat 7:22-23; 25:41 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade...  para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos 
História

Não citarei nomes, mas apenas os fatos históricos, qualquer um consegue se assim desejar adquirir os nomes conforme as datas apresentadas, pois não se trata de uma avaliação pessoal.

Data - (1867-1948) Um pastor americano da igreja denominada Batista Nova Aliança, influenciado por Mary Baker Eddy2, fundadora da herética Ciência Cristã, ou seja, por misticismo, esoterismo e heresias. Algo tão nocivo, e não é de se estranhar suas origens. O que hoje é um movimento que tem se espalhado como fogo em palha, possui uma história, um ícone, divulgadores e seguidores. Pai de uma expressão que se desdobrou com o tempo. " É dele a frase “o que eu confesso, eu possuo”. É o embrião da Confissão Positiva.
2 baseada no conceito dualista grego – que toda matéria é má, que o mundo material é uma ilusão e que a mente é a única realidade. Deus é um conceito estranho, relacionada a mente; Jesus foi uma figura histórica apenas; o pecado não existe e o inferno não passa de um mau estado mental.

Data (1917-2003) Esse pastor também americano e ainda mais conhecido que o anterior e considerado o pai do Movimento Palavra de Fé. Foi um dos primeiros pastores protestantes a escrever sobre as diretrizes que se tornaram o fundamento do movimento carismático, e um dos primeiros autores a pregar sobre a Teologia da Fé, fundou a escola bíblica (Rhema) e é considerado como seguidor do pastor americano precursor da teologia da prosperidade. Após passar por uma experiência miraculosa relacionada à cura de sérios problemas de saúde na infância e adolescência, esse pastor passa a militar em favor da filosofia que hoje influencia a vida de muitos crentes, divulgada por livros, programas de TV, DVDs e congressos.
Veja abaixo alguns absurdos:
  1. Era necessário crer, declarar verbalmente a fé e então agir como se já tivesse recebido a bênção. 3
  2. Viagens até o inferno para “provar” da realidade daquele lugar.
  3. “Campanhas” de fé e finanças, onde a mola mestra é a barganha com Deus. Quanto maior o sacrifício, maior a profecia, a benção, a visão, a unção - como se Deus fosse um menino que Se vende por agrados.
  4. “O valor que você der de oferta vai determinar o valor que Deus dará ao seu próximo ano”. Além de anti-bíblicas, manipulam, enchem de medo e apartam o cristão redimido no sangue de Cristo das genuínas benesses do Calvário.
  5. Termos usados pela confissão positiva (raiz da teologia da prosperidade): “eu profetizo”, “eu determino”, “eu reivindico”, “eu tomo posse”, “eu exijo meus     direitos”, “eu resgato” ou o absurdo “eu ordeno minha benção”. Repare que o “eu” é  o eixo desta teologia.
  3 hoje essa idéia é divulgada também pela filosofia quântica e dos livros O segredo                               


Como muitos são amantes de novidades, modinhas e métodos que servem como atalho, a Teologia da Prosperidade veio importada dos EUA encontrando solo fértil em nosso meio, infelizmente.

Antes de prosseguir há muitos convertidos e muitos outros convencidos 4 nessas denominações mesmo apregoando essa Teologia da Prosperidade e seus métodos falaciosos. A maravilhosa graça do Pai pode alcançar, a qualquer um que o busque com sinceridade de coração e fé, pois o mérito em tudo é de Cristo, devemos saber que não se pode fazer do Reino de Deus um negócio. Todo esse engano será retirado da vida, se não encontram conformidade com o genuíno Evangelho de Cristo, na medida que o convertido busque o discernimento e o entendimento mediante a ação do Espírito Santo. 
4 utilizo o termo convencido, para diferenciar aquele que realmente aceitou ao Senhor em sua vida, daquele que apenas aceitou o que pode conseguir naquele local a que decidiu frequentar

A sua conversão não pode estar em detrimento da razão, ou seja, você tem plena liberdade de discordar das coisas que são apregoadas sem o respaldo bíblico, e desmascarar o erro por amor e benefício do próximo, e há na Teologia da Prosperidade, um imenso potencial maléfico.

O Novo Testamento é praticamente esquecido nas campanhas, e nesses textos dexcontextualizados da Antiga Aliança (promessas exclusivas do povo judeu naquele contexto) eram “liberadas” sobre a igreja. Desta forma, o palco para apostasia fica completo. Num contexto como esse, não é de se admirar que muitos se apartaram, partindo para pastos onde alimento genuíno é servido. Infelizmente, muitos dos que receberam uma avalanche de promessas nunca cumpridas (e irresponsavelmente “liberadas”) fazem parte do contingente de decepcionados com Deus e com a igreja. Vamos ver o que o Novo Testamento diz: 
" Heb 13:5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
" 1Tm_6:8 Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 
" Flp_4:4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 
" Flp 4:11-13 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
 " Flp_4:6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 
" Mat_6:25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 

O mercado da fé existe, e para isso é necessário que existam os que ofertam o serviço e os que demandam o serviço, ou seja, os “profetas” da prosperidade são os agentes de oferta, e os crentes imaturos são os agentes de demanda. Cada qual com sua responsabilidade neste emaranhado de erros.

A Teologia da Prosperidade funciona muito bem, mas apenas para aqueles que a pregam. Enquanto eles se deleitam na gordura do sacrifício alheio, estão cegos para as verdades espirituais. Vejamos as afirmações a seguir:

12 “Estejam ou não a par disso, são seus pensamentos predominantes de riqueza que lhe trazem riqueza”

13 “Como em todas as leis da natureza, nessa também a perfeição é absoluta. Você cria sua vida. Você colherá tudo o que semear! Seus pensamentos são sementes, e sua colheita dependerá do que plantar.”

14 “Esta é a sua vida, e está esperando que você a descubra! Até agora você talvez tenha pensado que a vida é dura, uma luta, e, portanto, pela lei da atração, deve ter sentido a vida como dura e uma luta. Comece imediatamente a gritar para o Universo: “A vida é tão fácil! A vida é tão boa! Todas as coisas boas vêm até mim”.

15 “O que de fato você quer? Sente-se e escreva numa folha de papel, usando o presente do indicativo. Você poderia começar assim: ‘Eu estou tão feliz e grato neste momento que...’ E então explique como você quer que sua vida seja, em qualquer área.”

16 “Mas, se você quer uma máquina de costura, guarde a imagem dela com a certeza absoluta de que ela está sendo feita ou de que está a caminho. Depois de formar o pensamento uma vez, acredite absoluta e definitivamente que a máquina de costura está a caminho. Nunca pense ou fale nela a não ser com a certeza de que vai chegar. Afirme que ela já é sua”.

17 “Nunca olhe para as provisões invisíveis; olhe sempre para as riquezas ilimitadas na Substância Informe e SAIBA que elas estão vindo em sua direção tão depressa quanto você pode recebê-las e usá-las”.
Os textos 12, 13, 14 e 15 acima foram retirados do livro (BYRNE, Rhonda. O Segredo pág. 06,17,41,47) essa escritora tem outros livros intitulados (A Magia e O poder), e os 3 passos da lei da atração citado no livro: "Peça, Acredite e Receba" Reparou como as declarações destes homens se aproximam muito daquilo que é a raiz da Confissão Positiva. (o que eu confesso, eu possuo)?. Os textos 16 e 17 foram retirados dos livros (WATTLES, Wallace Delois, A Ciência de Ficar Rico pág. 38,41) e “Hananias, o mago da prosperidade”. Site Revista Ultimato.

As declarações acima de obras de cunho esotérico tem muita semelhança entre o pensamento positivo dos esotéricos e do positivismo e determinismo apregoado pela Teologia da Prosperidade. E esta semelhança se dá, pois ambos têm o mesmo foco: o eu do homem. O homem é o centro.

Enquanto a Bíblia nos adverte a focar os esforços nas coisas eternas e atemporais, os profetas da riqueza direcionam o rebanho a focar os esforços naquilo que é passageiro. Erguer a Bíblia em punho, apregoar que recebe uma revelação, ou que o Senhor disse, isso ou aquilo, se não houver coerência com a Palavra de Deus, é uma falácia, é fermento. Um problema descrito na Bíblia. 
 O profeta Jeremias fazia o que podia para convencer os reis e o povo de Israel da famosa tríade que estava para chegar a qualquer momento: a guerra, a fome e a peste (Jr 14.12; Jr 21.7; Jr 24.10; Jr 27.8; Jr 29.17; Jr 32.24; Jr 34.17; Jr 38.2; Jr 42.17; Jr 44.13). Enquanto isso, o profeta Hananias, no mesmo lugar e para o mesmo público, profetizava “prosperidade” (Jr 28.9, NVI e BP), ou “paz” (NTLH, ARA e BV), ou “felicidade” (Tradução da CNBB). Um e outro usavam a mesma introdução: ‘Assim diz o Senhor"
Parte II - O que é a teologia da prosperidade?   Continua...                                                                                                     

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com
                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário