segunda-feira, 20 de abril de 2015

Parte I - A verdade dispensacional


A palavra “dispensação” (“oikonomia” em grego) significa “administração de uma casa”, “gestão de uma família”, “regras da casa” ou “economia”. No sentido em que é usada nas Escrituras trata-se do modo de Deus tratar com os homens na administração para ordenar ou governar Sua casa. Esta definição pode variar, no Antigo Testamento, quando Israel estava sob a Lei, Deus ordenou Sua casa de uma maneira diferente da que ele hoje ordena Sua casa no Dia da Graça. 

O que é Dispensacionalismo?

O ensino bíblico que observa e reconhece uma diferença entre Israel, Igreja e os santos do reino milenial -- cada um com sua vocação, bênçãos e destinos específicos -- é o que chamamos de Dispensacionalismo.

A necessidade de se manejar corretamente a Palavra da Verdade                                   
(2 Tm 2:15) Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja [reparte] bem a palavra da verdade”  
O versículo indica que as Escrituras podem ser mal manejadas ou repartidas e aplicadas, e demonstra que a Palavra de Deus possui divisões, e se quisermos ser aprovados diante de Deus precisamos saber distingui-las em nossos estudos das Escrituras. A Palavra de Deus não é uma massa indistinta de versículos bíblicos que teriam sido todos escritos especificamente para nós (cristãos). Notem que, existem coisas que foram escritas para Israel e pertencem àquele povo, e há também coisas que foram escritas para a Igreja (nós os nascidos de novo, os convertidos) e dizem respeito especificamente a ela. As Escrituras fazem distinção entre estes dois grupos de pessoas abençoadas como sendo entidades distintas das nações gentias. 

(1 Co 10:32) Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus” . 

Manejar ou repartir bem a Palavra da Verdade é estudar a Bíblia, observar, e entender as distinções que Deus fez entre estes diferentes grupos. Israel, Igreja e Gentios têm vocações, bênçãos e destinos completamente diferentes no plano de Deus para a bênção dos homens. Cada grupo foi chamado com o propósito de manifestar as glórias e excelências de Cristo em diferentes esferas de Seu reino vindouro, não apenas na terra, mas também nos céus:

ISRAEL

(Is 43:1-21) 1 Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu...21 A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão.” 
(Sl 79:13) 13  Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores”.
GENTIOS

(Is 60:3-6) 3 As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do sua alvorecer. 4 "Olhe aoredor, e veja: Todos se reúnem e vêm a você; de longe vêm os seus filhos, e as suas filhas vêm carregadas nos braços. 5 Então o verás e ficarás radiante; o seu coração pulsará forte e se encherá de alegria, porque a riqueza dos mares lhe será trazida, e a você virão as riquezas das nações. 6 Manadas de camelos cobrirão a sua terra, camelos novos de Midiã e de Efá. Virão todos os de Sabá carregando ouro e incenso e proclamando o louvor do Senhor ” .
IGREJA

(1 Pe 2:9) 9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz ” .
(Ap 21:10-11).10 Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus. 11 Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal ” .

Os post's anteriores que abordo as diferentes teologias, mostra alguns métodos de interpretação bíblica não têm o devido cuidado no manuseio das Escrituras e prestar atenção às distinções entre o que é interpretação e o que é aplicação. Os cristãos que professam teologias erradas são responsáveis por cristianizar as Escrituras que não foram dirigidas a nós e imaginar que elas tenham sido. Passagens que foram claramente escritas para Israel e são consideradas como se referissem à Igreja. Um exemplo disto seriam os subtítulos de nossas Bíblias que aparecem no topo das páginas, no início de capítulos ou de porções, dependendo da versão, particularmente nos livros dos Salmos e do profeta Isaías. Foram adicionadas afirmações que não fazem parte do texto original das Escrituras para indicar ao leitor, de forma errada, que aquelas passagens foram escritas para a Igreja, quando fica claro que o assunto está relacionado a Israel. Há  obviamente lições morais e práticas nas passagens do Antigo Testamento, e devemos busca-las como podemos ver em:
" (1 Coríntios 10:11) 11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos".
"(2 Timóteo 3:16)16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" 

Mas isto não significa que as passagens do Antigo Testamento tenham sido dirigidas aos cristãos, pelo menos quando o assunto é a interpretação.
(Romanos 15:4) Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”  
Há uma diferença quando se diz, que o Antigo Testamento foi escrito “para” nós, e afirmar que foi dirigido “a” nós. Isto é algo que deve ser observado e compreendido por todo aquele que deseja estudar da Bíblia.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário