quinta-feira, 16 de abril de 2015

Parte III - O que é a teologia da prosperidade?




O verdadeiro cristão jamais deve se conformar com a existência desta falsa teologia e de seus mestres simplesmente por considerar que isso é parte da apostasia do tempo do fim. E também não há aqui a menor intenção de fazer apologia a pobreza, nem de buscar adeptos da “Teologia da Miséria”, o crente pode almejar um equilíbrio em sua vida, pode desejar progredir, e é claro que não podemos demonizar o dinheiro, o que não se deve é prestar culto ao ele. Podemos elencar algumas características que o crente deve carregar como virtudes de vida.
  • O cristão deve dar exemplo e trabalhar com excelência, mas isso não é apenas executar bem suas atividade e com profissionalismo, mas essencialmente ter um comportamento cristão que pressupõe ser um testemunho de Deus. Não é pecado ter ambição, o pecado é ter ganância, a diferença é que o ganancioso quer pra si mesmo e ambicioso quer progredir, alcançar um objetivo. O que importa é o principal objetivo, e é tudo o que deve estar no centro de nosso coração. Nosso alvo acima de tudo e de todos, o nosso Senhor. O texto a seguir resume o que quero dizer:
(Pv 30.8-9) não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de   costume; para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? Ou  que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão”.                                                      
" ( João 10-10) O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e       a tenham com abundância.
A vida em abundância que o Senhor promete é a própria vida dEle naqueles que crêem. Não é vida com abundância de bens. Não consigo entender como o diabo consegue cegar tantas pessoas nos dias de hoje, que estão buscando a Cristo como um talismã de boa sorte, e não como Salvador de pecadores.
  • O cristão necessita do ensino Bíblico, sem estrutura de escolas ou faculdades, que promova o aprendizado, que pode acontecer em reuniões de irmãos, mas acima de tudo que tenha a exposição clara da verdade da Palavra de Deus. O louvor deve glorificar ao Senhor (cuidado com as músicas centradas no ser humano) e ser carregado da mensagem cristã, para todo o que a ouve possa chegar ao conhecimento da verdade
" (2 Co 4.2)Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade,  recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.
  • O cristão precisa mergulhar na graça e soberania divina: A graça é um favor de Deus para nós, um favor imerecido. O Deus todo-poderoso se importou conosco no mais sublime de Sua soberania.(Mc 14.36 ) “E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.”  contemple a graça de Deus em sua vida, o Senhor cuida de você, zela por você, provê em sua vida e te sustém em Suas mãos. Confie nEle. Que Ele faça o que deseja em ti e por você. Faça a vontade dEle, e não a sua. (2 Co 4.18) “ Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”
  • Esqueça de pensar nas obras para se justificar diante de Deus e então passar a receber boas coisas da parte dEle. Esqueça dos sacrifícios, propósitos, votos, dos mais variados meios e formas, dos mais distintos valores, não se troca favores de Deus para com o homem. Largue essa religiosidade.
O que foi prometido ao cristão enquanto é peregrino neste mundo? O céu.
E aqui no mundo? "(João 16:33.) "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo"

Mas e quanto a bens materiais, devo me contentar com o que Deus me deu até       aqui? " ( 1 Timóteo 6:8) Tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes".

Seria pedir muito que aceitássemos este conselho como sendo a mais pura Palavra de Deus? Não se deixe levar pelo engano do diabo que quer colocar nossos olhos  neste mundo, e não no céu. Colossenses diz para pensarmos nas coisas que são do alto:
" ( Colossenses 3:2)Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra" .
Timóteo diz que os que querem ficar ricos caem em engano:
" (I Timóteo 6:9 )Os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas   concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição" .
Obviamente há cristãos ricos porque Deus quis assim, e há um propósito nisso também, mas não deve ser este o sonho ou a meta de um cristão. A mensagem da Palavra de Deus é clara demais, mas é a concupiscência de nosso coração que não quer enxergar isso. Que tal olhar para Cristo e não para sua vida?


Houve uma época quando havia na terra só gentios. Depois você encontrava gentios e judeus. Hoje há gentios, judeus e Igreja
" (1 Co 10 : 31-32) Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
Logo a Igreja será tirada e ficarão gentios e judeus, continuando assim no Milênio. Então virá o estado eterno, quando Deus terá só um povo. Então o tabernáculo (a presença) de Deus habitará com os homens.

O fato de alguém se converter, de se tornar crente no Evangelho, não significa que tenha de ficar bobo e jogar fora seu desconfiômetro, ou ainda tenha de desprezar o discernimento, ou sua inteligência. Ninguém deve aceitar como vindo de Deus tudo o que tem o selo "evangélico". A Palavra de Deus é nosso parâmetro sempre e nela estamos seguros. É claro que existe outro elemento aí, que é o terrorismo praticado por alguns desses líderes, que fazem ameaças de danação eterna a qualquer um que duvide do que prometem ou abandone suas "igrejas". Para isso apelam a passagens do tipo " ( Hebreus 13:17) Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas".
"Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho... Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores... amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder... sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade... estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Afasta- te também desses... Portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas". Mateus 10:16Atos 20:29 Mateus 7:15 2 Timóteo 3:2-5

O Evangelho da prosperidade que pregam não é o que encontro na Palavra de Deus. O verdadeiro evangelho precisa dar a solução para o pecado, não para a conta bancaria, a falência da empresa, o cônjuge abandonado ou a pressão alta. O verdadeiro evangelho precisa ter morte, sangue e ressurreição.


A prática de "profetadas", as supostas "profecias" que são abundantes nesse meio, o mecanismo é o mesmo para qualquer tipo de adivinhação. Pessoas vão a centros espíritas, cartomantes, adivinhos, astrólogos etc. porque viram serem realizadas as "profecias" feitas ali, sem perceberem a influência deste mecanismo da mente humana de se lembrar do que dá certo e esquecer o que deu errado. As críticas que as "igrejas" fazem desse esoterismo deveria ser autorefletida a elas mesmas pois se utilizam dos mesmos princípios. Além disso, nessas "igrejas", o testemunho é estimulado, todos gostam de ir falar ao microfone, e quando isso acontece, um resfriado já vira pneumonia e o sujeito que roubou uma fruta na feira vira assaltante, porque temos a tendência de exagerar para sermos aceitos (há relatos desses exageros no Youtube). Da mesma forma que jornais sensacionalistas costumam colocar uma lente de aumento nas notícias por saberem que "se não sangrar não dá audiência", pois é outra característica do ser humano gostar de se entreter com o mal. Então nesses testemunhos acaba valendo a velha máxima do "quem conta um conto aumenta um ponto" e nem todos os frequentadores dessas igrejas sabem que muitos dos que vão ali dar "testemunhos" recebem um cachê para isso e alguns têm até empresário para negociar sua presença. Na "bolsa do testemunho" quem tiver a história mais escabrosa cobra o cachê mais alto. Infelizmente isso não é um exagero de quem escreve este post.

Preciso reiterar e deixar bem evidente que não há a menor duvida que Deus atende orações (ou eu deixaria de orar), que ele seja poderoso para curar enfermidades, restaurar vidas, recuperar as finanças e os relacionamentos. Mas é sempre bom não deixar o bom senso de lado quando estas questões envolvem religiões e líderes que exercem controle sobre as pessoas para enriquecer. Prestem muita atenção na Palavra de Deus, nela não encontramos na vida dos apóstolos nenhum que tenha sido bem sucedido aos olhos do mundo, ou que tenham escapado de problemas, doenças e dificuldades. De todos os treze (incluindo Paulo), todos menos João foram executados por meio de morte violenta. João passou seus últimos dias na prisão do exílio. E não há em lugar algum palácio ou mansão pertencente aos apóstolos ou objetos preciosos de ouro e prata que estavam entre seus pertences, como encontramos dentre o que foi deixado por reis, príncipes e magnatas do passado.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário