sexta-feira, 24 de abril de 2015

Parte III - A diferença entre eras e dispensações

As eras (séculos ou mundo - dependendo da versão), costumam ser frequentemente confundidas com dispensações, mas são coisas diferentes, apesar de estarem intimamente ligadas. Na verdade a maioria daqueles que ensinam o Dispensacionalismo costuma apresentar um gráfico de eras chamando-as de dispensações. O que fazem é mesclar eras com dispensações fazendo delas uma mesma coisa. 

Uma era nas Escrituras é uma época ou período de tempo que são chamados de:
( Tito 1:2) 2 fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos” .
Uma dispensação, como já observamos, é um mandato público de Deus na administração de Suas formas de tratar com o homem envolvendo determinadas exigências morais e espirituais para aqueles que estão em Sua casa. Essas administrações podem mudar durante uma era, mas elas não são eras. As Escrituras fazem distinção entre as duas coisas.

Em Seu ministério o Senhor falou de duas eras em particular:
(Mt 12:32 NVI) 32  Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir  ”  . 

“Esta era” é a era Mosaica, que começou no Sinai e estava em progresso nos dias da primeira vinda do Senhor. Quando Ele foi rejeitado e expulso deste mundo, esta era passou a ser caracterizada de outra forma e se tornou uma: 
(Gl 1:4 ) 4 O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau , segundo a vontade de Deus nosso Pai ” 
( 1 Co 2:6-8) 6  Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; 8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória”  .

Eles cometeram o maior de todos os pecados ao crucificarem o Senhor da glória. Escolheram Barrabás, o ladrão, ao invés de Cristo, e agora: 
(1 Jo 5:19).19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno .

Como Deus esta tratanto de três povos: judeus, gentios e a Igreja. Alguns acham que a era Mosaica esteja em suspenso, mas isto não é correto: a era Mosaica continua seguindo o seu curso na terra nos dias de hoje, é a conexão de Deus com Israel como nação que está suspensa. Aqueles que creem no evangelho são chamados para fora de entre judeus e gentios para serem feitos parte da Igreja; eles são libertados e já não fazem parte dela, no que diz respeito à sua posição diante de Deus. A Igreja, portanto, não tem qualquer ligação com a terra e com as eras ou períodos de tempo. Portanto, falar dos tempos atuais como “a era da Igreja” não está doutrinariamente correto.

A Igreja está na terra no presente momento como peregrina em sua jornada rumo ao seu lar celestial; sua vocação, caráter e destino são todos celestiais: 
(2Co 5:11) Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas".
(Ef 1:3) Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo".
(Ef 2:6) Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus" 
(Ef 6:12) pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais".
(Fp 3:20) A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo".
(Cl 1:55) Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho" 
(Hb 3:11) Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos".
(Hb 11:16) Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles e lhes preparou uma cidade" . 
(Hb 12:22) Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião." 
( Hb 13:14)Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir".
(1 Pe 1:44) Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós
Como devemos viver neste presente século: 
(Tt 2:12)12 Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente
Devemos rejeitar a sabedoria desta era:
(1 Co 1:20)20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? ” 
Aos cristãos materialmente ricos deste mundo [desta era]:
 (1 Tm 6:17)17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; 19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.” 
É triste ver que alguns cristãos hoje estão deixando de lado sua perseverança e passando a amar “o presente século [era]”:
(2 Tm 4:10) 10  pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia e Tito para a Dalmácia” 
Resumindo, uma “era” é um período de tempo, e uma “dispensação” é um mandato de Deus (uma economia) durante um período determinado de tempo em relação a alguma revelação específica da verdade que Ele entregou à Sua casa.

Os principais nomes de Deus e de Cristo ao longo das eras

  1. ERA DA INOCÊNCIA (Adão e Eva-Jardim do Éden)-Deus(Elohim)-SENHOR Deus (Jeovah-Elohim).                                       
  2. ERA DA AUSÊNCIA DE LEI (do Jardim do Éden ao Dilúvio)-Deus(Elohim).                                                                                
  3. ERA DO GOVERNO (do Dilúvio ao chamado de Abraão)-Deus- o SENHOR.                                                                                     
  4. ERA DA PROMESSA(de Abraão à Lei)-SENHOR(Jeovah)- o Deus Altíssimo(El Elyon)- o Deus Todo-poderoso(El Shaddai). 
  5. ERA DA LEI (da Lei a Cristo)-SENHOR (Jeovah)- o Senhor de toda a Terra- o Deus dos Céus.      
  6. O ATUAL DIA DA GRAÇA-Pai.                                                                                                                            
  7. ERA DA GLÓRIA DO REINO (Milênio)-Deus Altíssimo-Filho de Davi-Filho do Homem.                                             
Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário