sexta-feira, 13 de março de 2015

Parte IV - Judaísmo - As religiões e como prometem chegar a Deus

                 
                                          Para evangelizar é Preciso Respeitar e Conhecer.                                   


O judaísmo, sim, era uma religião, a única religião no verdadeiro sentido da palavra que foi dada por Deus aos homens, com seus rituais, suas práticas, seus dogmas, seus sacerdotes, e tantas coisas que acabaram só servindo para reforçar a realidade de que é impossível o homem se salvar ou se "religar" a Deus por suas próprias práticas. São  mais de 300 leis que foram desdobradas no Antigo Testamento. Se os judeus conseguissem cumpri-las teriam sidos salvos.                                 

Como vêem a Jesus Cristo. É a única religião que não atribui nenhuma importância a Jesus Cristo, até hoje a maioria o rejeita. Apesar do Cristianismo defender uma origem judaica, o judaísmo considera o cristianismo uma religião pagã. Apesar da existência de judeus convertidos ao Cristianismo e outras religiões, não existe nenhuma forma de judaísmo rabínico que aceite as doutrinas do Cristianismo como a divindade de Jesus ou a crença em seu caráter messiânico. Há movimentos, como Judaísmo messiânico que tentam conciliar a crença em Jesus como messias e a identidade judia. Algumas ramificações tentaram ver Jesus como um profeta ou um rabino famoso, mas hoje esta visão também é descartada pela maioria dos judeus.

Se falarmos das religiões teístas, cristianismo, islamismo e judaísmo e considerarmos que são semelhantes por acreditarem em um único Deus, basta conhecermos um pouco de islamismo é judaísmo para ver que não existe nessas duas religiões qualquer ideia de um relacionamento pessoal com Deus. Entre em uma mesquita em Bagdá, ou em uma sinagoga em Jerusalém e faça uma oração em voz alta chamando a Deus de Pai para ver o que acontece. Os judeus têm 72 nomes para Deus e os Muçulmanos têm 99 nomes para Deus em nenhuma das duas há a menor possibilidade de chamar a Deus de Pai.

Os Judeus e os Cristãos. Desde o Holocausto, deram-se muitos passos no sentido da reconciliação entre alguns grupos cristãos e o povo judeu. O artigo sobre a reconciliação entre judeus e cristãos estuda este assunto. Tentativas por parte de grupos religiosos cristãos (principalmente de origem evangélica) de conversão ao judaísmo são desprezadas e condenadas pelos grupos religiosos judaicos.

Os Judeus e o Islã . O islamismo toma diversas de suas doutrinas do judaísmo, sendo que as duas religiões mantêm seu intercâmbio religioso desde a época de Maomé, com períodos de tolerância e intolerância de ambas as partes. O recente conflito palestino-israelense, o que envolve entre parte da população muçulmana e dos judeus devido à questão do controle de Jerusalém e outros pontos políticos, históricos e culturais fomentou ainda mais a divergência entre judaísmo e islã. O islã reconhece os judeus como um dos povos do Livro, apesar de acreditarem que os judeus sigam uma Torá corrompida. Já o judaísmo rabínico não crê em Maomé como profeta e não aceitam diversos mandamentos do islã. Os Judeus traçam sua origem a partir de Abraão, os árabes traçam sua origem à partir do nascimento de Ismael que é filho de Abraão com Hagar, o islamismo traça sua origem à partir de Maomé, por volta de 570 DC.   
                              
Hoje há na cristandade e no judaísmo, joio e trigo. Em Atos o apóstolo Paulo alerta aos anciãos de Éfeso sobre o que aconteceria após sua partida. Porém, após a formação da Igreja (Que ocorreu com a descida do Espírito Santo em Atos 2), Deus passou a enxergar Três classes de pessoas no Mundo: gentios, Judeus e Igreja. 

" 1 Coríntios 10: 32de: Não vos torneis causa de tropeço NEM uma  Judeus , NEM um Gregos  (gentios), Nem a  Igreja de Deus "
A incredulidade dos Judeus como povo é o cumprimento de Profecia (o AT deixa claro que o Messias viria, seria rejeitado pelos seus, seria crucificado sem ter seus ossos quebrados, etc). (Salmo 22). 

Daniel chega a dizer como isso aconteceria:
22 Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.26 E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.27 E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
A Ordem Profética (e histórica) e:
  1. Jerusalém restaurada
  2. o Messias veio e foi tirado
  3. Jerusalém e o Templo destruídos
Se conhecer algum judeu, veja se ele consegue explicar que peça falta nessa seqüência (o Messias), que o judeu ainda está esperando. Portanto, uma contradição que não é da Bíblia, é dos Judeus. Alias, se manipulassem as escrituras, já teriam sumido com essa passagem e com centenas de outras que só falam mal dos Judeus no AT.

Continua ... Parte V - A Verdadeira Igreja                                                                  


Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..


Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com




                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário