sexta-feira, 27 de março de 2015

O que não aprendemos nas 'Igrejas' mas é fundamental saber

 


      
Todas as vezes que utilizar uma palavra entre 'aspas' significa que a palavra em questão estará fora do seu real sentido bíblico.

A 'igreja católica' foi que criou o estudo teológico em um contexto que determina e caracteriza essa religião. Os cristãos se acostumaram ao modelo judaico de sacerdotes, escribas e doutores da Lei. No judaísmo havia um clero intermediando os homens e Deus, assim como no catolicismo, mas não na Igreja. Nela todos são:
“(1 PE 2:5) sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.” .
Hoje alguém que adote o título de 'sacerdote' para se distinguir de outros cristãos é um impostor.
 "(Hb 10:19) Todos desfrutam igualmente de “plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus.” .
Não há em lugar nenhum na Bíblia a menor indicação de que fosse necessário ou orientado por Deus a criação de escola de teologia com as características que encontramos nos dias atuais. Há, obviamente, a exortação para que os mais velhos ensinassem os mais jovens, mas isso é muito diferente de se criar uma grade curricular, fazer provas, tirar diplomas etc. É um absurdo tão grande imaginar que critérios humanos possam definir um dom determinado por Deus. Qualquer cristão, em sã consciência, e honestamente seria capaz de acreditar ou aceitar que um irmão, tenha ele o dom que tiver, seja considerado 'Mestre em Bíblia' ? O que encontramos na Bíblia:
" (Ef 4:8) Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens" .
Em uma escola o dom seria outorgado por uma junta de homens após ter concluído um curso universitário. Imaginem que homens sejam intitulados por outros homens de "Reverendo" ou "aquele que é digno de reverência". A exemplo de Beréia e com todos os esforços dos irmãos em Cristo, tenho a convicção de que, não há nada parecido na Bíblia com isso tudo que nos acostumamos a ver "(faculdades de teologia, títulos eclesiásticos, denominações, igrejas onde a referência é o pastor e não Jesus Cristo, ídolos no púlpito, nos ministérios de louvor, ou missionários, etc)". Todos os títulos possuem os mesmos nomes dos dons que só podem ser dados por Cristo. Mas não deveria existir na Igreja pessoas aptas a ensinarem as Escrituras? Certamente, e para isso Cristo:
" (Ef 4: 8-12)Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.Ora, isto— ele subiu— que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo".
Devemos aprender nas reuniões com os irmãos em liberdade do Espírito, para que Ele possa usar o dom que Ele escolher (e não apenas um orador previamente diplomado e designado para isso) para a edificação do corpo. " pois vocês todos podem profetizar."  (veja abaixo)  que  significa proferir algo da Palavra de Deus, “de forma que todos sejam instruídos e encorajados". E podemos também adotar a sugestão de Paulo a Timóteo:
" (2 Tm 2:2) As coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.”  
Atente para que Paulo menciona aqui de transmitir a 'sã doutrina' que Timóteo havia escutado dele e que hoje temos nas epístolas, e não na filosofia, sociologia, psicologia etc. ensinadas nos seminários.
"(2 Tm 1:13) Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim".
 "(1 Coríntios 14:31) Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja. Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar. Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus. Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito. Se vier uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro. Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados.Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja".
O pretexto para a não necessidade de aprender através de outros (o que fica no outro extremo do erro), é preciso ler o imediatamente anterior para entender o contexto:
" (1 João 2 22-29) Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele".
João está falando do antídoto contra o engano, que é o Espírito Santo que habita no crente e o capacita a entender a Palavra de Deus e a discernir se uma voz qualquer não é a do Pastor. É óbvio que "não tendes necessidade de que alguém vos ensine", não diz respeito ao crente não precisar mais aprender de outros cristãos, mas está relacionado aos que enganavam e tentavam ensinar coisas que não tivessem sido ensinadas pela Palavra de Deus revelada aos apóstolos, verbalmente na ocasião, ou como a temos hoje nas epístolas (aquilo que é segundo a Palavra), foi para isso que "ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo".

A Bíblia Sagrada, é a única fonte de autoridade, regra de fé e moral; a Palavra de Deus deve ser a bússola que indica se o caminho que estamos seguindo de fato corresponde a verdade. O que estou julgando é a DOUTRINA deles, não a pessoa deles, é o que a Bíblia diz claramente para fazermos, e você fará bem se julgar também as coisas que eu digo.
"(1Co_14:29) Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito".
Não quero ser mal compreendido e devo esclarecer que, Deus, e nosso SENHOR, e o Espirito Santo, esse nosso triuno usa a quem quiser e onde desejar, por isso a sua igreja não corresponde fielmente a "Igreja" que vislumbramos como local de culto. A igreja é composta dos membros de seu corpo por ELE separados, onde Jesus e a cabeça, e conforme o seu julgamento e não pelos critérios humanos. Não se pode generalizar como se todos estivessem vivendo em completo erro, pois mesmo diante do pecado somos justificados e usados por Deus. Porem o critério para decidir a quem ensinar não seria a capacidade intelectual dos alunos, mas que fossem “homens fiéis”. E tudo o que receberiam seria ensino, e não investidura de autoridade e poder sobre os irmãos.

Cabe um alerta: O modelo judaico de “mestres da lei” produziu uma classe de homens versados nas Escrituras, porém inimigos de Deus. Foram eles que ajudaram Herodes quando quis matar o menino Jesus (Mt 2). Serão também os líderes de uma cristandade sem Cristo, a “grande prostituta”, os instrumentos do diabo para perseguir os judeus fiéis na “grande tribulação”(Ap 7:14). Por isso Jesus aqui alerta seus discípulos:
  “ (Lc 20: 45-47) Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, e gostam muito de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes... e para disfarçar, fazem longas orações. Esses homens serão punidos com maior rigor!”.
O que abordarei nas próximas postagens refere-se a crença teológica da "igreja" que você frequenta e que a maioria das pessoas nem sequer tem ideia de como crêem seus líderes e pastores. Vejam que, no que diz respeito às profecias já cumpridas, todos concordam mais ou menos que elas se cumpriram literalmente. Ou seja, o que Deus disse que faria, ele fez. Mas quando o assunto são as profecias ainda a serem cumpridas, a maioria deles acredita que sejam alegóricas ou simbólicas, e não literais. Assim adotam um método de interpretação bíblica que dá margem a tirar qualquer conclusão. Se cada qual pode interpretar conforme a sua teologia preferida, onde está  a verdade? Onde está o entendimento conforme o Espírito Santo?. Como afirmo em post's anteriores, a Bíblia não se contradiz e todas as respostas às nossa dúvidas podemos encontrar na própria Bíblia. Pense nisso antes de aceitar como verdade o que um pregador, seja ele conhecido ou não, te apresente como verdade.

Continua...Parte II - O que é a teologia do pacto ou da substituição? Qual é a teologia de sua "igreja"?     

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário