terça-feira, 10 de março de 2015

Parte III - Catolicismo - As religiões e como prometem chegar a Deus


                           Para evangelizar é preciso respeitar e conhecer.                              


                        
Difícil determinar o centro da crença católica, o que porém deveria ser fácil, por ser uma religião que deveria seguir a Palavra de Deus. Dois erros são muito evidentes, o primeiro foi a proibição durante séculos de se ler a Bíblia,  deixando a cargo do clérigos a leitura que jamais pôde ser contestada. A segunda é atribuir maior importância às diretrizes eclesiásticas da cúria católica do que a Palavra de Deus que está expressa na Bíblia. 
Uma mulher muito católica, que estava há anos numa cama com dores horríveis por conta de uma artrose deformante. Depois de ouvir o evangelho da caridade de Deus, da graça e da salvação pela fé em Cristo, ela se enfureceu e passou a gritar: "Como assim?! Quer dizer que todos esses anos de dor e sofrimento não contam para minha salvação?!".
" Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;não por obras, para que ninguém se glorie . (Efésios 2:8-9) 
Em relação aos santos católicos, pelo menos os que conheço a história, todos eles eram devotos de Jesus Cristo se há algo a copiar isso seria o fundamental. No Novo Testamentos todos os que são de Jesus Cristo são feitos santos, mas nunca exaltados por Deus pois não há méritos próprios na santificação que é resultado da crença em seu filho. No caso de Maria, mãe de Jesus, mesmo que tenha sido bem-aventurada e mulher escolhida para o Espírito Santo gerar nela o Salvador, é diante de Cristo que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que é Senhor. Jesus, que é Deus, não pode ter sua glória e majestade dividida nem mesmo com Maria, que foi instrumento, e não se pode crer que nosso SENHOR precisasse de um representante para que pudéssemos chegar a Ele.
" (Rm 1:22,23) Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível" 
Há  várias discrepâncias entre a cristandade e um delas é apresentada pelos católicos e que representa uma mentira descarada sobre os dez mandamentos.

  Os 10 mandamentos                              Os 10 mandamentos católicos                     
  1.  Não ter outros deuses                     1. Não ter outros deuses  
  2.  Não  fazer ou adorar ídolos            2. Não dizer o o nome de Deus em vão  
  3.  Não dizer o nome de Deus em vão 3. Guardar o sétimo dia
  4.  Guardar o sétimo dia                      4. Honra pai e mãe 
  5.  Honrar pai e mãe                            5. Não matar
  6.  Não matar                                       6. Não adulterar
  7.  Não adulterar                                  7. Não furtar
  8.  Não furtar                                       8. Não mentir
  9.  Não mentir                                      9. Não cobiçar  a mulher do próximo
  10.  Não cobiçar                                   10. Não cobiçar as coisas alheias 
Para que a contagem continuasse sendo dez após a extração do segundo mandamento que fala de imagens a última foi dividida em 2 (veja acima). Essa versão foi aceita sem contestação pelos séculos quando o catolicismo proibia a leitura da Bíblia, impedindo as pessoas de irem conferir o que dizia o texto original.

"6.Disse-lhes Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus".
"12Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.

Na escola podemos aprender que o cristianismo é uma religião. Ao contrário do que aconteceu com o judaísmo, a única religião no verdadeiro sentido da palavra que foi dada por Deus aos homens, o cristianismo não é nem a continuação do judaísmo e nem uma nova religião. O "religare" raiz da palavra religião, e que significa ligar o homem a Deus, mas o cristianismo não é capaz disso. O religar esta condicionado a uma pessoa que Deus colocou entre nós para religar o homem a Deus e, que na verdade ele cria um novo homem em Cristo. Trata-se de uma nova criação (a tradução mais adequada para:
" (2 Co 5:17) "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" 
Sabemos que Deus cuida da sua palavra, e ela foi salva por Deus. O ser humano se perdeu em seu testemunho que foi deixado aos homens (basta vermos a cristandade). Durante século as cópias dos manuscritos eram feitas à mão ou guardada na memória. É um engano pensar que apenas Roma teve acesso aos manuscritos. O volume de manuscritos existentes fora dos muros de Roma é maior do que os existentes em seus dominios.

Veja: http://minutosdosenhor.blogspot.com/2015/02/a-razao-e-insuficiente-precisamos-da-fe.html

Havia imperfeições na transmissão? Possivelmente, mas sabendo que nada acontece se não existir uma ação do Espírito Santo na alma antes até da pessoa receber a Palavra de Deus, podemos ficar sossegados que Ele deu um jeito de salvar pessoas todo esse tempo, apesar das imperfeições dos homens. 

Quanto a ideia de sucessores dos apóstolos é equivocada, já que apóstolos não tiveram sucessores (não há apóstolos hoje), nem mesmo profetas (não há profetas hoje) por terem sido pedras do alicerce do qual Cristo foi a pedra angular. 

Não vou discorrer sobre os outros erros doutrinários que existem, nem sobre os livros apócrifos ou sobre purgatório. O cerne da questão está na dúvida que vivem os católicos, Deus não quer que vivamos na incerteza. Se você confessa que crê em Cristo, sua salvação esta assegurada. A incerteza é fruto da incredulidade por não acreditarmos no que Ele disse. Deus promete a salvação a todo o que crê.
" João 5.24- Em verdade, em verdade vos digo: Quem OUVE a minha palavra e CRÊ naquele que me enviou TEM a vida eterna e NÃO ENTRARÁ em condenação, mas PASSOU da morte para a vida".
O Senhor disse que se você ouve (presente) e crê (presente) tem (presente) não entrará em condenação (ou julgamento), passou (passado). Não é um descanso ter a certeza da eternidade com Cristo? "Quem crê não é julgado" veja João 3.18. Esta passagem deixa claro que existe uma classe de pessoas que não passará pelo juízo final.

Se o leitor crê no Senhor Jesus e em Sua obra consumada na cruz do calvário como único meio de salvação, então irei encontrá-lo no céu, seja você católico ou protestante. Pelo menos é o que a Palavra de Deus nos promete.

(é preciso dizer que há muitos outros erros no meio protestante e alguns mais nefastos que os erros descritos da cúria romana).

Continua....Parte IV - Judaismo                                                                                                 

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..



Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário