terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Como deve ser a reunião da assembleia?




Para congregarmos apenas ao nome do Senhor devemos esperar nele e com o Espírito Santo a nos dirigir, ainda que apenas um versículo seja lido e duas ou três palavras faladas a respeito daquele versículo, o Espírito Santo terá uma liberdade de agir de uma forma que não tem quando abrimos livros e enciclopédias. Devemos reconhecer que vivemos em tempos de fraqueza, mas também precisamos ter cuidado de não apagar o Espírito.

Vamos compreender estes quatro versículos que são para a assembleia:

1. "(1 Ts 5:19) Não extingais o Espírito" Extinguir, significa restringir sua liberdade e limitar sua ação. Há coisas que naturalmente extinguem o Espírito, como o pecado não julgado, as tradições e as regras humanas. Concentrar todo o ministério em um só irmão também é uma forma de extinguir o Espírito, pois não podemos supor que o Espírito irá usar sempre e exclusivamente aquele irmão nas reuniões da assembleia, mesmo que esse se dedique exclusivamente a igreja.
Apesar de ser aconselhável que os irmãos que ministram sejam como aquele rapaz do Evangelho e já venham de casa trazendo "cinco pães de cevada e dois peixinhos" (Jo 6:9) para o Senhor multiplicar, não devemos tentar organizar ou regular a ação do Espírito na assembleia, pois isso poderia ser uma forma de extingui-lo. O "não extingais o Espírito" inclui também entender que o Espírito Santo poderá usar um irmão pelo qual não nutro total afeição ou que, aos meus olhos, não é um grande entendedor da Palavra.

Uma vez li a história de uma assembleia em uma pequena cidade da Inglaterra na qual congregavam lado a lado o juiz, que era o homem mais ilustre da cidade, e o padeiro, homem simples e de pouca instrução. Se nas questões legais da cidade era o juiz quem se manifestava, mas na assembleia o Espírito usava o padeiro para ensinar.
O verbo extinguir, aqui nos fala de algo como uma chama, e devemos nos lembrar de que podemos apagar uma chama por deixar de dar a ela o combustível necessário [uma comunhão diária com Deus e com sua Palavra da parte dos que ministram], soprando a chama [sendo aquele que esfria os ânimos dos irmãos com olhares gélidos ao invés de incentivá-los a participar] ou de forma mais agressiva, apertando o pavio ou dando um tapa na vela [quando criamos situações embaraçosas ou críticas que desestimulem nossos irmãos de exercerem seus dons].
As reuniões da assembleia não são de proveito apenas dos santos reunidos, é bom lembrar que estamos ali também como espetáculo para os anjos. É através da igreja que a multiforme sabedoria de Deus é conhecida deles.
"(Ef 3:10).Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus"
2. "(1 Ts 5:20) Não desprezeis as profecias" Quando extinguimos o Espírito por alguma dessas razões estamos também desprezando as profecias. Profetizar significa falar da parte de Deus, e isto é algo que fazemos às vezes sem perceber. Muitas vezes você terá impressão de: "Estarem falando de você". Quando isso ocorre de algum modo o Espírito estará usando a Palavra que estava sendo dita para mexer com sua consciência.
3. "(1 Ts 5:21) Examinai tudo. Retende o bem" A reunião de ministério da Palavra inclui o julgamento, não da pessoa que fala, mas do que está sendo falado.
(1 Coríntios 14:29)...falem dois ou três profetas, e os outros julguem".
Em caso de pequenos deslizes (como errar o nome de algum personagem bíblico) não é proveitoso interromper a reunião ou repreender o irmão que está ministrando. Há também questões que não são de importância cardeal e que podem ser conversadas depois da reunião, para não transformar o ministério daquele irmão em um debate ou discussão. Mas há também verdades cardeais, como a da divindade do Senhor, que se forem negadas por alguém que ministra devem ser imediatamente julgadas e o irmão convidado a se calar até que se esclareça o assunto a posteriori.
O versículo acima, "examinai tudo" obviamente está conectado ao versículo anterior, que é "não desprezeis as profecias" (1 Ts 5:20), o que evidentemente limita-se ao ensino da verdade.  O tudo, não inclui uma coisa é intrinsecamente má, não devo perder meu tempo e correr o risco de me contaminar indo a fundo na questão.
4. "(1 Ts 5:22) Abstende-vos de toda a aparência do mal".Acredito que este versículo na sequência tenha também muito a dizer à reunião dos santos. Às vezes falamos, fazemos ou nos comportamos nas reuniões com total boa vontade e sem qualquer malícia, mas sem perceber que aquelas palavras, atos e atitudes podem estar sendo mal interpretadas por alguns por terem aparência de mal. O que devemos nos perguntar sempre é "Será que isto que vou dizer pode chocar alguém?"; "Será que meus gestos ou tom de voz podem ser interpretados como ofensivos ou agressivos?"; "Será que a roupa que vou vestir na reunião não será motivo de tropeço para alguns?". Sempre que estivermos congregados ao nome do Senhor, e em todos os outros momentos de nossa vida, devemos nos lembrar do que diz a Palavra de Deus:
"(1 Co 13:5-8) O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha." 

O amor jamais se justifica dizendo "eu falo o que eu quiser", ou "eu faço do jeito que achar melhor" ou "eu me comporto do modo como considero ser o correto". O amor sempre deve levar nossos irmãos em consideração


por Dirson JR


Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário