segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Parte I - Por que as “Igrejas” renegam a Paulo?


Conversão de Paulo  (Carvagio)
Antes de discorrer sobre Paulo gostaria de salientar que gosto das obras do pintor Caravagio, porém nesse quadro há um erro comum e corrente pois a pintura representa Paulo caindo de um cavalo. E podemos ver abaixo em Atos 9, que o texto não diz de onde caiu, apenas que caiu por terra.
"(Atos 9:3-5) Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? " Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue."
Vamos a questão do post: A maioria dos pregadores passa superficialmente pelas cartas de Paulo, e praticamente o excluem de suas pregações. Por que?

É evidente alguns questionamentos referentes as cartas de Paulo, e isso nada mais é que duvidar que sejam a Palavra de Deus, muitas vezes usando de artifícios como a dos espíritas que, para não serem confrontados com a Palavra de Deus, dizem crer apenas nas palavras de Jesus Cristo.
Os espíritas têm essa postura para fugirem da condenação que a Lei Mosaica faz da invocação de mortos, eles se esquecem de que Jesus deu sua chancela a tudo o que Moisés escreveu:
" (Jo 5:46-47). Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos [de Moisés], como crereis nas minhas palavras?"
Outros que são maioria, e infelizmente são exatamente aqueles que pertencem a cristandade, adotam postura bem semelhante à dos espiritas, renegando a Paulo, porém parcialmente e por conveniência. O que os torna ainda mais lesivos, pois distorcem as palavras de Paulo usando de versículos completamente fora de contexto.
No caso de Paulo o próprio Senhor Jesus deu a ele a autoridade de apóstolo e revelou muitas coisas. Até mesmo a revelação da ceia do Senhor Paulo não recebeu dos outros apóstolos, mas diretamente de Jesus:
"(1 Co 11:23). Eu recebi do Senhor o que também vos ensinei"
Na verdade foram ao menos nove revelações de mistérios que permaneceram ocultos até serem revelados a Paulo e que não conheceríamos se não existissem suas cartas às igrejas:

1. (Rm 16:25-26) O mistério do evangelho da graça de Deus
2. (Rm 11:25-27) O mistério do endurecimento de Israel por um tempo
3. (1 Co 15:51-53)  O mistério do arrebatamento e da ressurreição do corpo de Cristo 
4. (Ef 3:1-9) O mistério do um só corpo, a Igreja
5. (Ef 1:3; Fp 3:20-21) O mistério da cidadania ou vocação celestial do crente no corpo de Cristo
6. (Ef 1:9-10) O mistério do propósito de Deus de reunir todas as coisas em Cristo na dispensação da plenitude dos tempos
7. (Rm 6:14) O mistério da graça de Deus
8. (1 Co 15:1-4) O mistério da identificação do crente com Cristo
9. (2 Ts 2:6-12) O mistério da iniquidade

O que muitos citam como posição de Paulo, como por exemplo 1 Coríntios 14:34, que diz para que as mulheres "estejam sujeitas, como também ordena a Lei", ele não está pregando a Lei Mosaica, que foi dada a Israel, mas simplesmente dizendo que há mandamentos do Senhor dados à Igreja que na Lei também eram assim. Esse era também o modo de se proceder na Lei, quando a mulher não tinha um papel atuante nos serviços do Templo.

Portanto, o que Paulo diz sobre a mulher é mandamento do Senhor e também Palavra de Deus, como deixa claro aqui:

"(1 Co 14:36-37) Porventura saiu dentre vós a Palavra de Deus? Ou veio ela [a Palavra de Deus] somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR."
Veja que o argumento de que não temos de seguir essas coisas porque Jesus não falou isso nos evangelhos cai por terra. Se não foi Jesus quem falou então Paulo era um mentiroso e devemos imediatamente arrancar de nossas Bíblias todas as suas epístolas e esquecer coisas como os dons, a casa de Deus, o evangelho da graça (Jesus pregava o evangelho do Reino), o arrebatamento, o Corpo de Cristo, a vocação celestial do crente etc.

continua...Parte II - Por que as “Igrejas” renegam a Paulo?

por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.


Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário