sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

E o Natal ?




Especificamente sobre o Natal e seus símbolos, que é dúvida para muitas pessoas. O natal, como festa religiosa, foi emprestado do paganismo, portanto não se trata de uma comemoração cristã, mesmo sob o pretexto de fazerem isso para Deus. Aqui há sutilmente uma questão que pode se misturar e a exemplo acima pode escandalizar um recém convertido. O cristão não deve celebrar o natal como festa religiosa, mas não vejo nada errado em aproveitar o feriado de natal para se reunir entre irmãos ou se confraternizar. É evidente que a árvore ou enfeites de natal tem suas origens pagãs e que foram "cristianizados" para satisfazer os pagãos convertidos ao cristianismo.

Não vejo problema em sendo cristão fazer árvore de natal ou até mesmo celebrar o natal de alguma maneira. Minha mãe, por exemplo, mesmo depois de convertida continuou montando a árvore de natal e eu mesmo participo de jantar para toda a família na noite de 24 de dezembro. Minha mãe e agora minha família, falo em meu conceito individual, não fazemos isso como uma festa religiosa, mas apenas como uma tradição de família para reunir os parentes e manter uma comunhão familiar. Muitos também o fazem dessa forma e creio ser uma a questão para a consciência de cada um. As vezes erramos muito no início da conversão, inclusive ao fazer do natal um motivo de batalha que nunca levava as pessoas a buscarem a Cristo, mas só a afastá-las ainda mais dele.

Portanto, se não precisar armar uma árvore de natal por questões de família, tradição ou até de trabalho, então economize seu tempo e dinheiro nisso e evite escandalizar. Se precisar fazê-lo por um dos motivos acima e até como forma de preservar a paz na família, então peça a direção do Senhor de como deve proceder.

Agora não faça de forma alguma como celebração religiosa, e muito menos como celebração da igreja, dessa forma o natal não tem seu lugar. O problema do natal ou da árvore e enfeites utilizados não está nas coisas em si, mas no fato de serem usados como celebração cristã, o que não tem fundamento bíblico.

Se você vai a uma festa de Natal, e não em uma celebração religiosa de Natal, Alguém irá te presentear, também de presente para aquela pessoa pois seria uma indelicadeza recusar o presente ou deixar de retribuir. 

Há também o lado comercial da coisa, não reclame de um dia que realmente movimenta o comércio e que a maioria de nós acaba se beneficiando disso, ou trabalhando em indústrias, em lojas ou mesmo em serviços, como um bancário, garçom ou manicure, nas mãos de quem vai parar o dinheiro das compras.

Nem mesmo um cristão que queira realmente tratar a questão a ferro e fogo, terá dificuldade de não se beneficiar desses picos de vendas

Não podemos deixar de nos lembrar de que o Natal é também uma excelente oportunidade para pregar o evangelho, pois tem muita gente que se sente bastante triste e melancólica nesta época do ano. Então, se o cristão quer realmente fazer uma diferença nesta época, faça algo de positivo e construtivo, não dê valor indevido aos símbolos pagãos, saiba como proceder conforme a Palavra de Deus. Ao invés de sair por aí queimando árvores de natal, recusando presentes ou batendo com a Bíblia na cabeça do Papai Noel, pregue o evangelho.



por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário