Um dos versículos mais claros e para mim incontroverso está em Efésios 2:8,9,10 que diz:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”.
Apesar da evidencia, há ainda irmãos em Cristo que têm dúvidas quanto a sua salvação e acabar com esta dúvida é muito importante, a luz da palavra e de forma inequívoca, vamos dividir a palavra para melhor entendimento:
1° Pela graça sois salvo, e graça significa favor imerecido, é por este favor que somos salvos. Entretanto alguns irmãos pensam que é necessário não apenas a graça, mas também o batismo quando leem Marcos 16:16 que diz:
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.
Veja que em Marcos 16 a ênfase está no crer, se assim não fosse o versículo deveria conter o seguinte: ... mas quem não crer e não for batizado será condenado. É só uma questão de interpretação de texto simples, nem é uma interpretação teológica, ou seja, a condenação vem de não crer.
A dificuldade consiste em que muitos não vêem a salvação como algo resolvido, consumado, veja o que o próprio Cristo diz:
"Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.
E o que faço para crer
2° por meio da fé, isto significa que o meio pelo qual cremos é a fé. veja em Romanos 10:17:
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.
3° e isto não vem de vós, alguns dizem que o "isto" é a graça e outros que é a fé. Mas veja que ambos não vêm de nós, nem a graça e nem a fé, ou seja, o "isto" tem no pacote tanto a graça quanto a fé. Se qualquer um de nós buscar em qualquer coisa que possamos dar ou fazer para Deus a fim de garantir a salvação ele repetiria “isto não vem de vós”,
4º é dom de Deus, significa que é uma dádiva, no dicionário dádiva é: ato ou efeito de dar espontaneamente algo de valor, a alguém; um presente, uma oferta.
Mas acaso se ainda de alguma forma você creia que precise fazer algo, alguma obra o Senhor te responderia:
5º Não vem das obras, vejamos em Romanos 11:6 que diz:
"Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra."
Há dois motivos para ser assim e o Senhor confirma no primeiro motivo está no 6° frase parte do versículo 9
6º Para que ninguém se glorie,
A questão aqui, da gloria é simples de entender, por que se houvesse obra que pudéssemos fazer para salvar a nós mesmos, faríamos de Deus nosso devedor e ainda mais não haveria a necessidade do cordeiro, por que alguém que adquira a sua salvação por seus próprios esforços seria merecedor dela, um absurdo sem tamanho.
7º Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras,
Este é o segundo motivo para entendermos quando falamos de obras, e fomos criados para que Cristo em nós opere estas obras.
O que diz Romanos 4:2
"Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Ou seja as obras feitas pelos homens só podem ser glorificadas diante dos homens mas nunca diante de Deus
Outro versículo que fala de justificação horizontal, ou seja, de homem para homem encontramos em Tiago 2: 17,18:
"Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá ALGUÉM: TU TENS a fé, e EU TENHO as obras; MOSTRA-ME a tua fé sem as tuas obras, e EU TE MOSTRAREI a minha fé pelas minhas obras."
8º as quais Deus preparou para que andássemos nelas,
O que são estas obras vamos a 1 Co 2:11-16 diz:
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
Que tipo de obras são 1 Co 3:12-15 "E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo."
João 5: 28,29 "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.".
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.
Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.