“(Lucas 6:43-45) Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração"
O que é
tratado nesses versículos. As duas naturezas no crente. O que esperar da
natureza caída que herdamos de Adão? Nada que preste. Nós a recebemos arruinada
e nada podemos fazer para ela dar bons frutos. É espinheiro que nunca dará
figos; erva daninha que nunca dará uvas. Não adianta aplicar qualquer
demão de tinta religiosa nessa velha natureza que só fará de você um sepulcro
caiado. Primeira natureza.
O que
esperar de quem crê em Jesus e tem uma nova natureza, essa natureza não pode
ser melhorada por ser perfeita. A primeira natureza de Adão era terrena e
capacitava o homem a viver na terra, mas depois do pecado nem para isso ela
servia mais, então Deus não quis remendá-la, mas criou tudo novo em Cristo. A nova
natureza que o crente agora tem é celestial e o capacita a viver no céu.
Segunda natureza.
Dependendo
da árvore em você que dá fruto, a colheita será boa ou ruim. Dependendo da
natureza que controla sua boca, ou sai dela louvor ou sai maldição.
Percebe que
ser cristão não significa evoluir ou melhorar, mas viver em novidade de vida? Um
exemplo está na epístola de Paulo (Gálatas 5: 18-25), ele repreende os cristãos
da Galácia por tentarem viver segundo a Lei e os mandamentos do Antigo
Testamento, na tentativa de melhorar a velha natureza (primeira natureza), a carne. Paulo escreveu:
“(Gl 5:18-25) Se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne [velha natureza] são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne [velha natureza], com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito"
Veja outro exemplo em:
" (Rm 7:7, 13, 14, 18, 24) “Na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: ‘Não cobiçarás’... de modo que por meio do mandamento o pecado se mostrasse extremamente pecaminoso... Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado... Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne... Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? ” .
Foram em vão as tentativas de controlar
o homem endemoninhado, e do mesmo modo eu
e você, nascidos e criados em pecado, não podíamos ser reformados pela Lei
de Moisés. A Lei só revela o mal existente no homem, como explica o apóstolo
Paulo:
Será que você já deu esse mesmo grito
desesperado em busca de libertação? Já percebeu que está cercado de morte, como
o possesso de nosso capítulo, incapaz de se controlar ou ser controlado, a não
ser por sua própria carne e pelo diabo. “que agora está
atuando nos que vivem na desobediência”? (Ef 2:1-3).
“ (Jr 31:19). Eu me arrependi, depois que entendi, bati no meu peito. Estou envergonhado e humilhado porque trago sobre mim a desgraça da minha juventude. ”?
Deus não encontrou nada em você e em
mim que lhe agradasse, por isso precisou enviar a Jesus para nos libertar. É o
que ele fará com este endemoninhado, que
“ (Mc 5:5) ...noite e dia andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas. ”
O possesso corre e se prostra diante de
Jesus, mas sua aparente adoração é falsa. Ele quer Jesus longe de si.
“ (Mc 5:6-8). Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?
Rogo-te por Deus que não me atormentes! ’. Pois Jesus lhe tinha dito: ‘Saia
deste homem, espírito imundo! ’”
Que tal você agora dar o passo impossível aos demônios, que nunca poderão ser salvos da condenação eterna? Você pode agora mesmo se diferenciar deles e escapar do “fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos”
" (Mt 25:41). Se confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo... pois “todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome” (Rm 10:9; At 10:43).
Este post é uma resposta ao irmão que fez uma pergunta em - http://minutosdosenhor.blogspot.com/2015/10/os-vicios-para-o-cristao.html Veja que quando dominados pelo pecado é a nossa primeira natureza que nos domina e somos controlados pela carne, mas o fato de haver remorso e arrependimento, esse é o sinal de que o Espirito Santo que habita em ti, vai te ajudar a se manter alerta e dessa forma a segunda natureza se manifeste a cada dia, para que você seja um bom testemunho cristão.
Por Dirson Jr
Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.
Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus.
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.
Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.