segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O que diz os versículos mais conhecidos da Bíblia




O Salmo 23 e o Pai Nosso certamente são os versículos mais conhecidos da Bíblia, são duas orações que têm importantes diferenças.
"Salmo 23- O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Normalmente se frisa tanto o "nada me faltará", e se passa muito rápido pelo "o Senhor é o meu pastor". Quem tem o pastor tem tudo e quem tudo tem, nada lhe falta, mas é o Pastor quem conhece as reais necessidades de suas ovelhas, e é ele que deve decidir qual pasto é verde e qual água é tranquila. Nós queremos ser pastores de nós mesmos acreditamos que sabemos o que realmente necessitamos. O Pastor não empurra suas ovelhas, mas as guia mansamente. Ele faz isso por veredas da justiça, e não por caminhos ilícitos ou atalhos obscuros.
"Mt 6: 9-13 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
O Pai Nosso é um modelo de oração, não um mantra como é normalmente utilizado. Esta oração indica aos judeus uma nova forma de se relacionar com Deus. Fala de proximidade com Deus, do reino como promessa terrena a israel, de dependência, de soberania, e da maneira condicional que Deus lida com o povo judeu.

Vejamos mais detalhadamente as diferenças:
  • O Salmo inicia com o foco na terra, nas necessidades pessoais e termina com o foco nos céus. O Pai Nosso inicia com o foco nos céus, na santidade do nome de Deus, o reino como promessa terrena a israel, mas indica também o reino celestial - que viria após pentecostes - na vontade de Deus como premissa, e termina com o foco na proteção que necessitamos na terra.
  • O Salmo indica a reputação do nome do SENHOR, "por amor do seu nome".A segurança da ovelha não está no sustento que o Pastor não deixa faltar, mas em ser guiada por quem tem uma reputação a zelar. O Pai Nosso indica a proximidade que estar com Jesus nos permite ter, ao chamar a Deus de pai, algo impensável a qualquer judeu, que têm 72 nomes para Deus e  nenhum deles é Pai.
  • O Salmo mostra os perigos do cenário de morte, mas aquele que tem o Senhor como Pastor não teme mal algum ao passar pelo vale da sombra e da morte (onde se escondiam os salteadores [figura do fariseus], os leprosos [figura do pecado]) e que o leva para fora das pastagens provisórias desta vida. A vara e o cajado do pastor são instrumentos que tanto servem para afugentar o lobo, como para disciplinar, guiar e resgatar a ovelha. O Pai Nosso não fala de hostilidade ou dos inimigos mas, de perdão, que é condicional... 
"Mt 6:12s- Porque SE perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. SE PORÉM não perdoardes...",
há aqui a prática do perdão como condição, para se obter o perdão  de Deus, mas se exclui o olho por olho,
"Mt 5:38-44 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
e ensina o amor ao próximo, pois quem ama perdoa. Há claramente uma medida diferente de tratamento, porém a boa noticia viria depois onde não haveria mais condição para o perdão.
"Éfeso 4:32- "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
  • O Salmo nos fala de alimento, descanso, direção e refrigério, mas são coisas transitórias. Trata-se de um cenário hostil, onde a ovelha convive com necessidades e perigos, enquanto é apascentada por esse grande Pastor, a cabeça da ovelha ungida com azeite, figura do Espírito Santo, e seu cálice transborda. A Bíblia diz que o vinho alegra o coração do homem, portanto um cálice que transborda fala de uma alegria maior do que podemos conter. O Pai Nosso mostra a dependência que temos de Deus, os livramentos, a proteção, o suprimento do que nos é necessário, como a dependência do maná e da água nas rochas no deserto. O pão de cada dia.
  • O Salmo conclui com a ovelha saindo daqui com a certeza de que bondade e misericórdia lhe seguirão e que habitará na Casa do Senhor para sempre. Passando por um campo transitório onde a ovelha é pastoreada, um vale tenebroso com uma morte que já não é temida e um futuro brilhante e eterno na casa do Senhor. O Pai Nosso conclui exaltando a Deus, sem esquecer da súplica da dependência de que tudo vem do SENHOR.
Assim como a promessa de Jesus à igreja, é a casa do Senhor, e não o capim que a ovelha deve almejar.

Quando lemos o Antigo Testamento devemos sempre procurar pelo personagem principal, Jesus Cristo, ELE sempre estará em suas entrelinhas, sempre será a referência. O Salmo 23 aponta para ELE, o Salmo 22 descreve o seu Calvário. O Pai Nosso descreve a mudança de postura na oração ensinada ao povo judeu, para aquele que NELE crê. Jo 1: 10-12 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

As promessas do Salmo 23 são para quem tem o Senhor como Pastor, para quem creu no Salvador crucificado do Salmo 22, para quem crê que seus pecados estiveram sobre ele quando foi abandonado por Deus na cruz. Se você ao orar faz uma lista de pedidos, e exige que sua vontade seja atendida, se você põe as suas necessidades em primeiro lugar e não a vontade do Pai, você não entendeu a oração que o SENHOR nos ensinou.

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário