quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A razão é insuficiente, precisamos da fé




Esse artigo pretende colocar a razão a serviço da fé e assim evidenciar as impressionantes características que fazem da Bíblia não apenas um livro sem precedentes, mas a Palavra de Deus destinada a apresentar o projeto de Deus à humanidade, a coleção de livros que apresenta o triuno SENHOR e a grandiosidade de seu amor.

"(1Jo 4: 8-10) - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

A razão é a capacidade humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas.

Não é possível incutir na mente de alguém a crença de que a Bíblia seja divina, pois é uma questão de fé. Não se chega a fé pelo intelecto, a mente é pobre para a sabedoria do Espírito. Na Bíblia há apenas uma definição do que seja fé.
"Hb 11:1 - [Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não  vêem. 
E todas as crenças baseadas no intelecto são frágeis (falarei sobre isso em outro artigo). É preciso de fé, e para isso tem que se reconhecer perdido, quando se tem consciência de que todos os seus esforços não o levarão a lugar algum, que tudo o que precisaria ser feito, na cruz Cristo Jesus o fez, e que só basta aceitar a grandiosa oferta de amor DELE, isso é fazer a conversão, mudar a rota, mudar de direção. 

Se imaginarmos uma situação hipotética: suponhamos varias pessoas com o objetivo de escrever um livro, para isso necessitariamos de um grupo coeso, e mesmo assim haveria grande probabilidade de discordâncias, indo ainda além nessa empreitada esses escritores teriam as seguintes características:
  1. O grupo deve ter níveis sociais diferentes.
  2. O grupo deve ter níveis intelectuais diferentes.
  3. O grupo deve estar espalhado em 3 continentes.
  4. O grupo em sua maioria não deve ter contato entre si.
  5. O grupo deve levar 1300 anos para ser formado.
  6. O grupo deve escreve-lo em 3 idiomas diferentes.
  7. O grupo deve conter mais de 40 pessoas.
  8. O livro deve ter coerência.
  9. O livro não pode ter contradições.
  10. O livro deve ser uma coleção de outros 66 livros.
Esse livro, ou esse coleção de livros é a Bíblia, foi escrito por homens, por revelação de um único autor, Deus. A razão consegue conceber um livro desses com vários autores? Ou nosso intelecto é evidentemente pobre para ter a confiança de que seja uma produção divina. A fé é o que nos fundamenta a crer nessa obra de Deus.

A razão busca por provas e evidências que sustentem suas verdades. A prova da ciência estatística diz que a probabilidade de 1 única pessoa ter relação em 8 profecias é de 1014 (10+14zeros) e de 48 profecias é de 10157(10+157 zeros). Jesus tem relação com mais de 300 profecias. (Miqueias, Isaías, Jeremias, Oseas, Zacarias...).

A ciência histórica necessita de duas provas: as bibliográficas e as manuscritológicas. As provas bibliográficas são compiladas do conhecimento da história através de testemunhos, e as provas manuscritológicas são as quantidades de cópias que facilitam a reconstrução da original.
  1. Os papiros bibliográficos da Bíblia têm 100, 155 e 255 anos. 
  2. Os textos filosóficos de Platão, de Tucídidas e Aristóteles, 1200,1800 e 1400 anos. 
  3. Os manuscritos Bíblicos têm mais de 250 cópias. 
  4. É os manuscritos filosóficos de Platão, Tucídidas e de Aristóteles não  passam de 20 cópias.
Como se pode ver há maior probabilidade de erros nos textos e manuscritos filosóficos do que na Bíblia. São argumentos fortes e suficientes para testificar a Bíblia como algo fidedigno, para quem necessita da razão, de números, de se apoiar em algo palpável, que são carências da mente humana mas, haverá sempre alguém que tentará contestar os dados ou criar uma antítese. Mas ao verdadeiro convertido nada disso é necessário, a fé e o amor de Cristo Jesus é maior que qualquer evidência racional, ao cristão verdadeiro, ao crente é suficiente a evidência espiritual da fé. Que aos céticos pode parecer loucura.

Aceitar que a Bíblia é a Palavra de Deus significa aceitar que agora tem Alguém que vai falar comigo e eu preciso obedecer. Aí acaba minha "liberdade" e "independência (essa é a raiz do pecado)".
"Mateus 22:36-40 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. 
Se procuramos obedecer o que Jesus nos ensina nesse versículo já damos um importante passo, e se compreendermos que Deus deixou ao homem o recurso para adorar em espírito e em verdade, a sã doutrina que é claramente ensinada nas epístolas. 

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião nao exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário