segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O que diz os versículos mais conhecidos da Bíblia




O Salmo 23 e o Pai Nosso certamente são os versículos mais conhecidos da Bíblia, são duas orações que têm importantes diferenças.
"Salmo 23- O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Normalmente se enfatiza o "nada me faltará", e se passa muito rápido pelo "o Senhor é o meu pastor". Entenda que o mais importante é o pastor, uma vez que todo àquele que tem o pastor, tem tudo, e quem tudo tem, nada lhe falta, entretanto é o Pastor quem conhece as reais necessidades de suas ovelhas, e é ele quem deve decidir qual pasto é verde e quais águas são tranquilas. Nós desejamos ser pastores de nós mesmos e acreditamos que sabemos o que realmente necessitamos, mas o Pastor não empurra suas ovelhas, mas as guia mansamente, Ele faz isso por veredas de justiça, e não por caminhos ilícitos ou atalhos obscuros.
"Mateus 6: 9-13 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
O Pai Nosso é um modelo de oração, não um mantra como é normalmente utilizado. Esta oração indica aos judeus uma nova forma de se relacionar com Deus. Fala de proximidade com Deus, do reino como promessa terrena a Israel, de dependência, de soberania, e da maneira condicional que Deus lida com o povo judeu.

Vejamos mais detalhadamente as diferenças:
  • O Salmo inicia com o foco na terra, nas necessidades pessoais e termina com o foco nos céus. O Pai Nosso inicia com o foco nos céus, na santidade do nome de Deus, o reino como promessa terrena a Israel, mas indica também o reino celestial - que viria após pentecostes - na vontade de Deus como premissa, e termina com o foco na proteção que necessitamos na terra.
  • O Salmo indica a reputação do nome do SENHOR, "por amor do seu nome". A segurança da ovelha não está no sustento que o Pastor não deixa faltar, mas em ser guiada por quem tem uma reputação a zelar. O Pai Nosso indica a proximidade que estar com Jesus nos permite ter, ao chamar a Deus de pai, algo impensável a qualquer judeu, que têm 72 nomes para Deus e  nenhum deles é Pai.
  • O Salmo mostra os perigos do cenário de morte, mas aquele que tem o Senhor como Pastor não teme mal algum ao passar pelo vale da sombra e da morte (onde se escondiam os salteadores [figura do fariseus], os leprosos [figura do pecado]) e que o leva para fora das pastagens provisórias desta vida. A vara e o cajado do pastor são instrumentos que tanto servem para afugentar o lobo, como para disciplinar, guiar e resgatar a ovelha. O Pai Nosso não fala de hostilidade ou dos inimigos mas, de perdão, que é condicional... 
"Mateus 6:12 " 12 Porque SE perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. SE PORÉM não perdoardes..."
...há aqui a prática do perdão como condição, para se obter o perdão de Deus, mas se exclui o olho por olho,

"Mateus 5:38-44 " 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 

e ensina o amor ao próximo, pois quem ama perdoa. Há claramente uma medida diferente de tratamento, porém a boa noticia viria depois onde não haveria mais condição para o perdão.
"Éfeso 4:32- "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
  • O Salmo nos fala de alimento, descanso, direção e refrigério, mas são coisas transitórias. Trata-se de um cenário hostil, onde a ovelha convive com necessidades e perigos, enquanto é apascentada por esse grande Pastor, a cabeça da ovelha ungida com azeite, figura do Espírito Santo, e seu cálice transborda. A Bíblia diz que o vinho alegra o coração do homem, portanto um cálice que transborda fala de uma alegria maior do que podemos conter. O Pai Nosso mostra a dependência que temos de Deus, os livramentos, a proteção, o suprimento do que nos é necessário, como a dependência do maná e da água nas rochas no deserto. O pão de cada dia.
  • O Salmo conclui com a ovelha saindo daqui com a certeza de que bondade e misericórdia lhe seguirão e que habitará na Casa do Senhor para sempre. Passando por um campo transitório onde a ovelha é pastoreada, um vale tenebroso com uma morte que já não é temida e um futuro brilhante e eterno na casa do Senhor. O Pai Nosso conclui exaltando a Deus, sem esquecer da súplica da dependência de que tudo vem do SENHOR.
Assim como a promessa de Jesus à igreja, é a casa do Senhor, e não o capim que a ovelha deve almejar.

Quando lemos o Antigo Testamento devemos sempre procurar pelo personagem principal, Jesus Cristo, ELE sempre estará em suas entrelinhas, sempre será a referência. O Salmo 23 aponta para ELE, o Salmo 22 descreve o seu Calvário. O Pai Nosso descreve a mudança de postura na oração ensinada ao povo judeu, para aquele que NELE crê. Jo 1: 10-12 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

As promessas do Salmo 23 são para quem tem o Senhor como Pastor, para quem creu no Salvador crucificado do Salmo 22, para quem crê que seus pecados estiveram sobre ele quando foi abandonado por Deus na cruz. Se você ao orar faz uma lista de pedidos, e exige que sua vontade seja atendida, se você põe as suas necessidades em primeiro lugar e não a vontade do Pai, você não entendeu a oração que o SENHOR nos ensinou.

Por Dirson J Pereira

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Colossenses 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador, o qual nos guia a toda a verdade (João 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Efésios 2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Efésios 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A razão é insuficiente, precisamos da fé




Esse artigo pretende colocar a razão a serviço da fé e assim evidenciar as impressionantes características que fazem da Bíblia não apenas um livro sem precedentes, mas a Palavra de Deus destinada a apresentar o projeto de Deus à humanidade, a coleção de livros que apresenta o triuno SENHOR e a grandiosidade de seu amor.

"(1Jo 4: 8-10) - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

A razão é a capacidade humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas.

Não é possível incutir na mente de alguém a crença de que a Bíblia seja divina, pois é uma questão de fé. Não se chega a fé pelo intelecto, a mente é pobre para a sabedoria do Espírito. Na Bíblia há apenas uma definição do que seja fé.
"Hebreus 11:1 - [Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não  vêem. 
E todas as crenças baseadas no intelecto são frágeis (falarei sobre isso em outro artigo). É preciso de fé, e para isso tem que se reconhecer perdido, quando se tem consciência de que todos os seus esforços não o levarão a lugar algum, que tudo o que precisaria ser feito, na cruz Cristo Jesus o fez, e que só basta aceitar a grandiosa oferta de amor DELE, isso é fazer a conversão, mudar a rota, mudar de direção. 

Se imaginarmos uma situação hipotética: suponhamos varias pessoas com o objetivo de escrever um livro, para isso necessitaríamos de um grupo coeso, e mesmo assim haveria grande probabilidade de discordâncias, indo ainda além nessa empreitada esses escritores teriam as seguintes características:
  1. O grupo deve ter níveis sociais diferentes.
  2. O grupo deve ter níveis intelectuais diferentes.
  3. O grupo deve estar espalhado em 3 continentes.
  4. O grupo em sua maioria não deve ter contato entre si.
  5. O grupo deve levar 1300 anos para ser formado.
  6. O grupo deve escreve-lo em 3 idiomas diferentes.
  7. O grupo deve conter mais de 40 pessoas.
  8. O livro deve ter coerência.
  9. O livro não pode ter contradições.
  10. O livro deve ser uma coleção de outros 66 livros.
Esse livro, ou esse coleção de livros é a Bíblia, foi escrito por homens, por revelação de um único autor, Deus. A razão consegue conceber um livro desses com vários autores? Ou nosso intelecto é evidentemente pobre para ter a confiança de que seja uma produção divina. A fé é o que nos fundamenta a crer nessa obra de Deus.

A razão busca por provas e evidências que sustentem suas verdades. A prova da ciência estatística diz que a probabilidade de 1 única pessoa ter relação em 8 profecias é de 1014 (10+14zeros) e de 48 profecias é de 10157 (10+157 zeros). Jesus tem relação com mais de 300 profecias. (Miqueias, Isaías, Jeremias, Oseas, Zacarias...).

A ciência histórica necessita de duas provas: as bibliográficas e as manuscritológicas. As provas bibliográficas são compiladas do conhecimento da história através de testemunhos, e as provas manuscritológicas são as quantidades de cópias que facilitam a reconstrução da original.
  1. Os papiros bibliográficos da Bíblia têm 100, 155 e 255 anos. 
  2. Os textos filosóficos de Platão, de Tucídidas e Aristóteles, 1200,1800 e 1400 anos. 
  3. Os manuscritos Bíblicos têm mais de 250 cópias. 
  4. É os manuscritos filosóficos de Platão, Tucídidas e de Aristóteles não  passam de 20 cópias.
Como se pode ver há maior probabilidade de erros nos textos e manuscritos filosóficos do que na Bíblia. São argumentos fortes e suficientes para testificar a Bíblia como algo fidedigno, para quem necessita da razão, de números, de se apoiar em algo palpável, que são carências da mente humana mas, haverá sempre alguém que tentará contestar os dados ou criar uma antítese. Mas ao verdadeiro convertido nada disso é necessário, a fé e o amor de Cristo Jesus é maior que qualquer evidência racional, ao cristão verdadeiro, ao crente é suficiente a evidência espiritual da fé. Que aos céticos pode parecer loucura.

Aceitar que a Bíblia é a Palavra de Deus significa aceitar que agora tem Alguém que vai falar comigo e eu preciso obedecer. Aí acaba minha "liberdade" e "independência (essa é a raiz do pecado)".
"Mateus 22:36-40 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. 
Se procuramos obedecer o que Jesus nos ensina nesse versículo já damos um importante passo, e se compreendermos que Deus deixou ao homem o recurso para adorar em espírito e em verdade, a sã doutrina que é claramente ensinada nas epístolas. 

Por Dirson JR

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Colossenses 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador, o qual nos guia a toda a verdade (João 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Efésios 2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Efésios 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Perguntas para : respostaminutosdosenhor@gmail.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Salvação...Não se perde o que é verdadeiramente seu



O objetivo desse artigo é trazer outro ponto de vista sobre capítulos e versículos que supostamente dizem que o crente pode perder sua salvação, como a Bíblia não se contradiz há que se compreender essa confusão. A salvação é uma questões de extrema relevância, e que é mal compreendida ou associada a práticas que não condizem com a gloriosa promessa do SENHOR ao que NELE crê, muitos dos que professam fé cristã têm sido atraídos às mais variadas denominações enganados por promessas que não são direcionadas a IGREJA. Algumas dúvidas sobre a falsa possibilidade de se perder a salvação e alguns textos que supostamente afirmam essa ideia.

Mateus foi um dos apóstolos que teve a missão de pregar para judeus, seu evangelho é o único escrito em hebraico                     

Entenda que: servos (sujeitos ou súditos de Cristo) não são os salvos por Cristo.
"(Mt 24:45) "Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes." .
"(Mt 25:14-30)"Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens... Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?... Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes."  
Uma das premissas da correta interpretação da bíblia é ter em mente o contexto que determinado capítulo e versículo estão inseridos. Podemos dividir a Bíblia de variadas formas, porém para compreender a salvação devemos ter em mente que nos evangelhos não existem cristãos, mas direcionados para os judeus.
  1. - Não podemos tratar os evangelhos como mensagens direcionadas aos cristãos uma vez que não havia ainda o povo cristão, mas judeus o povo do Senhor Jesus, lembremos que foi prometido que Ele edificaria a sua Igreja (Mateus 16:18), ou seja, a igreja apenas surgiria em Atos.                                                                                                                                                                                                                                             Mateus 16:18 "18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;                                                                                                                             
  2. - Nos evangelhos a relação dos homens com Cristo é a de servos porque ele veio para reinar sobre os seus, mas os seus não o receberam (João 1:11). Infelizmente muitas pregações insistem em interpretar os evangelhos como se fossem mensagens para a igreja, é evidente que podemos fazer aplicações aos irmãos sobre os evangelhos, mas jamais interpretar como algo direto a igreja.                                                                                                                                                                                                                João 1:11" 11Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.                                                                                                                                                                                 
  3. - Após o calvário com o advento da ressurreição e glorificação do Senhor, que transforma em nova criação todo aquele que recebe a Cristo, não como Rei (com a sua redenção ele não trata apenas com judeus), mas como Senhor (João 1:12; Romanos 10:9). Para a igreja Jesus sempre será o Senhor, inclusive em sua vinda voltará a ser o Rei para os judeus e não para a igreja que é a sua noiva e jamais será súdita do noivo.                                                                                                                                                                  João1:12 "12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;                                                                                                                                                                                                                                             Romanos 10:9 "9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.                                                                                                                                                                                         
  4. - As ideias promovidas pela teologia do pacto, que considera a Igreja apenas uma continuação de Israel e detentora das promessas feitas outrora ao povo judeu, é um erro milenar promovido pelo catolicismo. Os protestantes não deveriam considerar este erro e ter o cuidado de abolir de suas pregações este conceito equivocado.            
  5. - A Palavra de Deus ensina sobre as diferentes dispensações, que mostram que no presente momento Israel foi colocado de lado por um pouco de tempo, como Paulo explica em Romanos 11, para fundar a Igreja, o corpo de Cristo, e fazer dela o testemunho de Deus na terra.                                                                                                                                                                                                                                            Romanos 11:5-7" 5

     Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. 6

     Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. 7

     Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.

                         
                                                                                                                                                 
  6. - A igreja (que somos nós) surge apenas em Pentecostes, ou seja, antes disso não haviam cristãos e nem pessoas tendo o Espírito Santo habitando nelas, como acontece com todo aquele que verdadeiramente creu em Jesus.
  7. - Os discípulos do Senhor eram judeus e seguiam os preceitos do judaísmo, adoravam no Templo de Jerusalém, ofereciam sacrifícios, da mesma forma que José e Maria fizeram no início dos evangelhos, por exemplo ao apresentar Jesus no templo. Jesus curava e ordenava ao curado que se apresentasse aos sacerdotes do templo para as oferendas que a Lei determinava. É exatamente por este motivo que os mandamentos do Senhor apenas aparecem nas epístolas.
  8. - Após o advento do Pentecoste estes rituais judaicos não fazem mais sentido aos que seguem o Senhor Jesus, eles estavam corretos no contexto do judaísmo daquele época.
Por que os evangelistas e discípulos de Jesus Cristo pregavam o evangelho do reino 
"(Mt 15:24).  "Jesus esclarece a quem veio, ele disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." 
(Mt 10:5-6) Aos discípulos ele envia-os e diz: "Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel."
O Evangelho de Mateus pretende provar aos judeus que Jesus Cristo é o Messias prometido. Este é o propósito de tê-lo escrito em hebraico, mais do que qualquer outro evangelho, Mateus cita as escrituras (Antigo Testamento) para mostrar como Jesus cumpriu as palavras dos profetas judeus (Há aproximadamente 300 profecias que falam do Messias). Mateus descreve: a linhagem de Jesus desde Davi detalhadamente, e usa muitas expressões familiares aos judeus. É claro e evidente a preocupação de Mateus com o povo judeu e é visível através de sua abordagem minuciosa de contar a história do evangelho. A pregação de Jesus e seus discípulos apontavam para o "evangelho do Reino", um reino que era anunciado, que tinha sua origem nos céus, e por isso Mateus o chama de "reino dos céus", e que devia ter sido instalado na terra caso os judeus recebessem o seu Rei, porém como os judeus não o receberam, o reino passou a existir aqui em forma invisível:
"(Lc 17:20-21)" E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós." 
  1. - Evidentemente dentro da esfera desse reino que reúne joio e trigo, falsos e verdadeiros, servos ou súditos do Rei. Entretanto virá o dia em que este Rei Jesus dos Judeus e para o cristão o nosso Senhor, voltará para estabelecer na terra seu reino de modo manifesto a todos e então os maus servos serão lançados nas trevas exteriores. 
  2. - Antes que este reino se estabeleça, a Igreja, sua noiva, que são os salvos por Cristo da atual dispensação, já terá sido removida da terra, aproximadamente sete anos antes no arrebatamento e descerá com Cristo.
  3. - A questão sobre a perda da salvação em alguns versículos, estão direcionadas aos servos, estes de que falam as passagens dos evangelhos, não são necessariamente salvos por Cristo, mas apenas sujeitos a Cristo de coração ou por conveniência (como ocorre ainda hoje, infelizmente, na cristandade).
  4. - Por isso existe a possibilidade de aqueles que nunca se converteram de verdade (os descrevo como convencidos e não convertidos) serem lançados no lago de fogo.
  5. - Os que creem verdadeiramente em Cristo têm a promessa inabalável:
"(João 14:16)"Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre". 
Obviamente alguém que foi salvo por Cristo e que tem o Espírito Santo habitando em si para sempre, e não poderá jamais se perder, pois o Espírito Santo não ficaria para sempre nessa pessoa se ela renunciasse e fosse lançada no lago de fogo.

A diferença entre salvação da alma e salvação do corpo
"Mateus 24.11-13 [Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo].
A mensagem é clara, que se refere a grande tribulação, e aqui fala de salvação do corpo de carne, de sair vivo da tribulação para poder habitar no reino de mil anos.
No "versículo 22: "E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria. É claro que não há nada acima que se refira a salvação da alma.

Passagens que falam sobre o testemunho daquele que segue ao  Senhor
"João 15:1-6  Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.  Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Quando se fala em dar ou não dar fruto se refere a ser ou não um testemunho para Deus. é aqui que nos deparamos com o conceito de que a bíblia não se contradiz, ou seja, se fosse salvação por frutos estaríamos diante de uma contradição com Efésios 2:8-9.

Efésio 2:8-9 "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 

Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Rom 11:22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
Nesse versículo a vara também como testemunho, e Israel sendo cortada como testemunho e a cristandade podendo ser cortada, como Laodiceia, a quem o senhor vomitaria pela sua boca. 
  
        Apocalipse 3:16 " 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Fé e Tribulação -
"Atos 14:22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
É evidente e notório: que a fé pode vir acompanhada de tribulações, dores e provas. A salvação não vem por meio de sofrimento, ou então não precisaríamos da obra de Cristo e passaríamos a crer nele como religiões que acreditam que é com o sofrimento que evoluímos até chegar a perfeição.
1 Pedro 1:3-9 " Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, 5 Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, 6 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
Está muito claro que a salvação não está em nós ou em nossa frágil obediência (ou ninguém seria salvo), mas no poder de Deus e na imutabilidade de Sua promessa.

Mais uma evidencia de que não há salvação pela obediência
"1Co 15:2-4 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 
Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia. Esta é a essência do evangelho, é tudo o que é preciso crer para ser salvo. É isto que deve ser retido (de que a salvação é pela fé em Cristo em sua morte e ressurreição) quem vê suas próprias obras de obediência e fidelidade ao processo de salvação obviamente não crê no evangelho de Deus. 

Colossenses 1:21-23 " 21 A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo [CRISTO] vos reconciliou 22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, 23 Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

Apostasia -
"1Tm 4:1-3 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças.
Apostasia é o abandono da verdade, e é importante ver o que o contexto todo diz para saber o que significa apostatar da fé: e significa ouvir espíritos enganadores, doutrinas de demônios e seguir homens que colocam uma lista de regras a serem obedecidas (como proibir casamento e determinados alimentos). Mais uma vez, qualquer pessoa que siga regras para se salvar, e não o puro evangelho (Cristo morreu e ressuscitou) não é alguém que tenha a salvação. É alguém convencido (nunca nasceu de novo) e não um convertido (nova criação). É o joio, que é parecido com o trigo mas não é trigo. Esses, ao apostatarem, não perdem a salvação simplesmente porque nunca a tiveram.

Salvar com o sentido de manter a salvo -
"1Tm 4:16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 
Não  há o menor sentido em sermos nossos próprios salvadores. O "te salvarás" não tem nada a ver com a salvação eterna. Seria incoerente pensar que Timóteo poderia salvar-se a si mesmo e ainda salvar as pessoas que o escutassem!. Isto tornaria Timóteo um salvador, de si e de outros, o verbo salvar neste versículo tem o sentido de, preservar-se de ser enganado e contaminado pelos mesmos falsos mestres dos quais ele fala no início do capítulo, que imporiam uma série de restrições aos seus seguidores. A exortação para ele "ler, exortar e ensinar", ocupar-se nelas, ter cuidado da doutrina, com o objetivo de mantê-lo longe do engano e do erro, ficar a salvo, ou "salvar-se" (manter "a salvo") também os que o escutarem.

O que significa desviar da fé ou se apoiar na crença religiosa
"1Tm 6:10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 
Notem que o versículo não diz que perderam a salvação, mas que acabaram sofrendo muito por causa do seu amor ao dinheiro. Desviar da fé pode ter o sentido de abandonar a comunhão, ou pode significar também que nunca houve a fé que salva, mas apenas a crença religiosa (convencimento temporário), dessa forma haverá fragilidade em confiar mais no dinheiro do que em Jesus. Alguém pode perder uma salvação que nunca teve? Sim. Alguém salvo pode perder a comunhão com Deus por amar as coisas deste mundo? Sim. Alguém verdadeiramente salvo pode perder a salvação? Não.

Os livros de Hebreus até Pedro foram escrito para judeus                                  

Negligenciar a salvação
"Hebreus 2:3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram
Nem precisa interpretar. Como alguém escapará se negligenciar a salvação? Impossível. Como alguém pode negligenciar a salvação? Não ouvindo o evangelho.

Conservando a confiança
"Hebreus 3:6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. 
Pergunte-se: "Quem me fará conservar firme a confiança e a glória da esperança até ao fim?". A resposta está aqui:

1Corintios 1:8 "8 O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 
 
1Tessalonissenses 3:12-13 "12 E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco; 13 Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

Confiança em Deus não em si mesmo -
"Hebreus 3:12-14 " 12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. 
Alguém que confie em si mesmo e acredita que a perseverança para manter-se salvo, está realmente confiando no Deus vivo ou em seus próprios esforços? Este alguém está ciente de que Cristo pagou por TODOS os seus pecados, ou acredita que Ele pagou apenas os que cometeu até sua conversão? Este indivíduo se ilude achando que não irá mais pecar depois de convertido? E considerando que não pecaria mais, para que precisaria do advogado de 1 João?.

1Jo 2:1  Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Recebedores do conhecimento da verdade
"Hebreus 6:4-6 "4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. 5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, 6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Já mencionei sobre a interpretação deste versículo, que é um clássico usado pelos que duvidam da salvação eterna. O que turva a visão de muitos é não perceber que a carta aos hebreus foi escrita para judeus (recém convertidos), muitos deles nem mesmo realmente convertidos. Veja que a carta traz diversas vezes a expressão "melhores" ao tentar mostrar que não deviam voltar atrás para o judaísmo. Atualmente o versículo serve aos cristãos legalistas que tentam impor uma lista de regras como condição necessária à salvação. O versículo poderia ser dito de qualquer judeu que tenha vivido nos tempos de Jesus? Para uma pessoa que foi iluminada (Jesus, a luz do mundo esteve entre eles), provou o dom celestial (Jesus era a dádiva de Deus entregue a eles e aos outros homens), se tornou participante do Espírito Santo (significa que desfrutaram do Espirito Santo, não o receberam, pois não tinham o Espirito habitando neles, mas estava sobre eles), provou a palavra de Deus e as virtudes (poderes) do século futuro (todos os milagres feitos por Jesus) e recaíram... Em nenhum momento o texto diz que eles creram, mas apenas que foram privilegiados por todas essas coisas (curados de enfermidades, participaram da multiplicação de pães e peixes, viram poderes que apenas veremos no futuro quando Cristo vier para reinar, etc.). Com todos estes privilégios, os judeus como poderia ser salvo se simplesmente renegasse tudo isso e não cresse no Salvador (exercendo a fé).

Aqueles que receberam o conhecimento da verdade
"Hebreus 10:26-27 "26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
O "conhecimento da verdade" e não a verdade, ou seja, não passa da mente intelectual e nunca se transforma em fé real.

Aos que não creram na verdade
"Hebreus 10:38-39 "38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 39 Nós, porém, NÃO SOMOS DAQUELES QUE SE RETIRAM para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Este versículo trata daqueles que ouvirem o evangelho e não crerem e forem deixados para trás quando vier o arrebatamento. Aqueles que receberem o conhecimento da verdade, mas não CRERAM na verdade, não poderão ser salvos.

2Ts 2:11-12 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.

Morte física -
"Tiago 5:19-20 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma. 
"1 Coríntios  5:3-5 " 3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, 4 Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, 5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
Outro exemplo de morte física: 
"1João 5:16-17 "16 Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. 17 Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
Um crente que deliberadamente decide andar fora dos caminhos do Senhor corre o risco de ser morto por Deus. Seu espírito é salvo, mas ao menos ele deixa de atrapalhar o testemunho de Deus no mundo. Em varias passagens Deus pode matar alguém já salvo.
"Êxodo 4:24 - Deus quis matar Moisés porque estava em desobediência.
"Genesis 19: 24- Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
"Atos 5: 4-5 - Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
"1 Reis 13 - O profeta de Deus também foi morto por desobedecer.
"1 Crônicas 13:10-12 - Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus. Desgostou-se Davi, porque o Senhor   irrompera contra Uzá... Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?"
"2 Samuel 12:14 -Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá. (filho de DAVI por causa do adultério).
"Ezequiel 24:16-18 - Filho do homem, eis que, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. Geme em silêncio, não faças luto por mortos; ata o teu turbante, e põe nos pés os teus sapatos, e não cubras os teus lábios, e não comas o pão dos homens. E falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como me foi mandado.(mulher do profeta Ezequiel).
A mentira ao Espírito Santo sempre é grave, aos incrédulos que o fazem o tempo todo tem as suas consequências, entretanto quando é um crente a consequência é mais séria. Deus pode considerá-lo indigno de continuar como testemunho no mundo. Deus, que entregou o Seu próprio Filho em sacrifício por nós, também permitiu a morte de Estêvão, Tiago e tantos outros para testemunho de fé. Entenda que nem todas as passagens na Bíblia que falam de morte são a respeito da condenação eterna, mas podem falar apenas da morte física, do corpo. Até mesmo um versículo que é muito usado fora do contexto para evangelizar está falando de morte física, e não da condenação eterna:

          Ezequiel 18:20 " 20 A alma que pecar, essa morrerá.

Coroa não e salvação
"Apocalipse 2:10 "10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 
Acredito que os principais versículos foram abordados acima, mas há mais de 20 capítulos e variados versículos que não falam da perda de salvação por um verdadeiro salvo, ou o texto fala da perda de comunhão, da preservação da vida ou de se guardar do erro. Acho inaceitável que tantos crentes insistam na perda da salvação, como se fosse possível, quando o objetivo central e desejo de Deus é salvar. Se a qualquer momento pudéssemos perder a salvação, então nem poderíamos dizer que a temos para não pecar pela presunção de nos considerar bons o suficiente para mantê-la, seria um mérito nosso (contradizendo   Efésios 2:8-9). Felizmente, por pura graça que somos salvos, por essa mesma graça somos mantidos salvos, atribuir esforço humano no processo é se colocar debaixo da maldição proferida por Paulo aos gálatas, pois é crer em outro evangelho:
"Gálatas  1:6-8 "6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; 7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 
Veja se os capítulos e versículos abaixo não deixam claro a salvação, pra mim são mais que suficientes e pra você?
"(João 10:28-29)"E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" 
"(Ef 2:8-9)"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" .
"(1Pe 1:3) Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.

Por Dirson J. Pereira

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Colossenses 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador, o qual nos guia a toda a verdade (João 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Efésios 2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Efésios 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus..

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.