terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O que significa o fruto do espirito


Resultado de imagem para FRUTO DO ESPIRITO
Gálatas 5:22 "Mas o fruto do espírito é: caridade, (Gr. ágapéi: amor divino emação) gozo (alegria,satisfação), paz, longanimidade (paciência,tolerância), benignidade (gentileza,consideração), bondade (desejodeajudar), fé (fidelidade), mansidão (brandura), temperança (domínio próprio)."
Os acréscimos entre parêntese são de termos encontrados em diferentes traduções da Bíblia.

Das 9 qualidades do espirito as três primeiras são interiores (amor, gozo e paz), as outra três são exteriores e se relacionam com as pessoas (paciência, benignidade e bondade) e as três ultimas se referem a nossa relação para com Deus ( fé, mansidão, e domínio próprio). Um olhar atento nos faz perceber que são a expressão exata e fiel de Jesus Cristo.

O fruto do espírito diz respeito ao caráter do cristão revelado em suas múltiplas facetas. Da mesma forma que aqui o fruto está no singular em Joao 15 é revelado quem é a videira verdadeira e o que é preciso para se dar fruto “...quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto”. Esse fruto no singular dá a ideia de totalidade (no Senhor), mas também é uma expressões como "o fruto do meu trabalho", algo coeso e integral.

Quando qualquer uma dessas qualidades não se aprofunda em Cristo ela pode ser apenas um traço natural de sua personalidade. Você encontra incrédulos ou ateus que podem possuir essas qualidades individuais muito mais acentuadas do que muitos cristãos, mesmo assim são apenas qualidades naturais de caráter, e não o fruto do Espírito.

Um enófilo (apreciador e conhecedor de tudo que envolve o vinho) é capaz de descrever múltiplas qualidades no fruto da uva, após todo o processo de produção. Se olharmos deste ponto de vista, o fruto do Espírito é o sabor e a fragrância que os outros podem notar no crente.

Para que seja o fruto do Espírito, todas essas características precisam se desenvolver simultaneamente e em conjunto, e não individualmente. Uma fruta, que desenvolve de forma irregular, cuja uma parte se desenvolvesse mais do que as outras, seria uma aberração e não passaria em um teste de qualidade. Quem diz que ama a Deus e odeia a seu irmão não está falando do amor que é fruto do Espírito.

Irmãos se não estivermos atentos às qualidades do Fruto do Espírito, não seremos testemunho, é o ser alinhado ao SENHOR, ser testemunho é mais forte do que dizer versículos decorados com intuito de converter alguém.

Vamos ver a expressão exata, em no Senhor Jesus, do fruto do Espírito que acabamos de dizer:

1. Amor: 
Ninguém maior amor do que o demonstrado na cruz.

2. Gozo: (Alegria, Satisfação) 
Ninguém jamais teve maior gozo ou alegria em fazer a vontade do Pai.

3. Paz: 
Você se lembra de como ele dormia no barco enquanto a tempestade rugia?

4. Longanimidade: (paciência, tolerância)
Lembra quem disse "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem"?

5. Benignidade: (gentileza, consideração) 
Quem foi que pediu que deixassem as criancinhas irem a ele, e que disse a todos "Vinde a mim"?

6. Bondade: (desejo de ajudar)
Jesus é o próprio samaritano da parábola que ele mesmo contou.

7. Fé: (fidelidade)
Jesus jamais falhou em atender as expectativas, tanto do Pai como dos que vão a ele.

8. Mansidão: (brandura)
Ninguém é mais manso e humilde do que aquele que lavou os pés de seus discípulos.

9. Temperança: (domínio próprio)
O Senhor manteve total controle de si mesmo e submissão ao Pai diante das tentações no deserto.

Além de Joao 15 que menciono acima, esses atributos de Cristo em nós que são produzidos pelo Espírito de Deus, estão associados e relacionadas ao amor descrito 1 Coríntios 13:4-8.

Podemos observa que nos versiculos anteriores aos descritos em Gálatas 5:22, que lemos inicialmente, temos  relacionadas as obras da carne, evidentemente não deixam que o fruto do espirito de manifeste. São elas :

(Galatas5:19,21)"adultério, prostituição (fornicação,imoralidade), impureza, lascívia (luxúria,libertinagem,indecência), idolatria, feitiçarias (bruxaria,superstição), inimizades (ódio),porfias (pleitos,litígios,brigas,rivalidades), emulações (ciúmes), iras (acessos de raiva), pelejas (rivalidades), dissensões (disputas,discórdias,sedições,divisões),  heresias (facções,partidos), invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes"

Antes que você considere isso uma lista fechada, não se esqueça dos "coisas semelhantes". 

O que podemos perceber e um contraste entre obras mortas (obras da carne, fruto artificial) que representa a transformação pela obediência a lei e o fruto verdadeiro, produzido pelo ramo que recebe a seiva de um tronco.  Por maior que seja a semelhança exterior de uma fruta artificial com a verdadeira, ela continua sendo uma obra morta. Essas obras da carne podem tanto ser as coisas daninhas, que impedem que o fruto do Espírito se manifeste, como também nossos esforços em criarmos um fruto artificial, uma mera aparência da obra do Espírito em nossa vida. Gl 5:16 "Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne".

O fruto do Espírito é cultivado por meio de uma atitude - "andar em Espírito" as obras da carne vêm por meio de uma concessão – “dar lugar à carne para que ela se manifeste”.

É por isso que precisamos beber constantemente da água pura da Palavra de Deus, para que esse fruto do Espírito seja cada vez mais manifesto em nós. Lembre-se de que a fruta artificial precisa de trabalho para ser produzido, mas a verdadeira cresce em função de sua ligação com a fonte da seiva que a alimenta. Quanto maior essa ligação, maior e mais saudável a fruta. Quanto mais essa conexão com o tronco estiver estrangulada por outras coisas, menor e menos evidente é a fruta.

(A certeza da salvação eterna e da fidelidade de Deus nos salvando em graça são essenciais para que a seiva corra livremente. O fruto do Espírito não pode ser fabricado com nossos esforços. É só a vida de Cristo que pode produzir este fruto).



Por Dirson Jr

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus.

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário