domingo, 3 de dezembro de 2017

Mudando de forma

                                             
               

Antes de ministrarmos a palavra, que será sobre uma experiência única de alguns discípulos de Jesus Cristo, e que vamos encontrar em (Mateus 17, Lucas 9 e Marcos 9), uma palavra que fala de metamorfose, mas antes devemos esclarecer o seguinte:

Nos originais, a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos. Isso ocorreu entre os anos de 1227 e 1551, portanto na bíblia em Mateus 17 devemos ter em mente o que é dito no versículo 28 do capítulo 16 desse evangelho e que é corroborado por Lucas e Marcos.
 Mateus 16: 28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino" 
Lucas 9:27  E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus 
Marcos 9: 1 Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.
Vejam que Jesus não quis dizer que alguns dos discípulos seriam imortais, mas que veriam o Reino antes de morrer. Pedro, Tiago e João são os privilegiados: eles são levados a um alto monte e Jesus é transfigurado diante deles. Como disse anteriormente transfiguração no original significa metamorfose, ou seja, “mudança de forma”.
Mateus 17:1 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte.
Lucas 9:28 E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
Marcos 9:2 E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
Jesus leva-os ao monte Tabor e permite aos discípulos Pedro, Tiago e João, que espiem por uma espécie de fresta no tempo e espaço e vejam Jesus em glória, ao lado de Moisés e Elias. Além do privilégio que é ver o Senhor em glória, a cena da transfiguração é significativa. Ela representa uma visão do reino futuro de Cristo, com o Rei no centro das atenções, acompanhado dos santos que estarão com Ele em sua vinda. 

Vou explicar melhor: Os que passaram pela morte são representados por Moisés, e os que foram arrebatados ao céu, sem passar pela morte, são representados por Elias. Enquanto isso, Pedro, Tiago e João representam os santos que serão abençoados na terra durante o reino milenal de Cristo.
Mateus 17: 2 Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.
Lucas 9:29 E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.
Marcos 9:3 E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear.
No evangelho de Lucas (o mais detalhado dos tres) é dito duas vezes que enquanto a transfiguração ocorria, Jesus orava.

Aqui nos dois evangelhos é revelado como Jesus será visto em sua vinda em glória, com seu rosto brilhando como o sol e suas vestes radiantes como a luz. Moisés e Elias surgem diante dele e os três conversam sobre a morte de Jesus que estava para ocorrer, essa afirmação sobre o conteudo da conversa só aparece em Lucas. 

Será que não estamos mais preocupado com as nossas conquistas terrenas e temos nos esquecido das promessas gloriosas de nosso Senhor. Para a igreja a promessa é gloriosa como foi gloriosa e simbolica essa transfiguração.
Mateus 17:3 Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Lucas  9:30 E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, 31 Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
Marcos 9:4 E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.
A presença de Moisés e Elias prova que os que partem deste mundo continuam vivos e conscientes, além de conservarem sua identidade individual. É importante entendermos essa evidência que faz com que caia por terra as afirmações espirituatistas sobre diferentes vidas, pois Moisés que tinha morrido, e Elias que tinha sido arrebatado ao céu, sem experimentar a morte muitos séculos antes, eram os mesmos. Porém devemos ressaltar que não com o mesmo corpo que Jesus tem atualmente, pois é dito na palavra de Deus que Jesus é a primícias daqueles que serão transformados.

Outro ponto de estrema relevancia é o fato de estarmos diante de uma visão de algo que acontecerá no futuro, na vinda do filho do homem, em seu reino futuro, veja que em nenhum momento é dito, autorizado, estimulado, ou ordenado que se faça qualquer tipo de comunicação com quem já morreu ou foi arrebatado. Esse evento é uma teofania (uma manifestação de Deus), a propria transfiguração e as palavras de Deus - " Esse é o meu filho amado de quem me agrado, Ouçam-no !! ", são evidencias dessa manifestação. Ou seja, todas as manifestações de Deus, que ocorrem na biblia não são acontecimentos que o homem tenha a capacidade de replicar. 

Ouvir ao Senhor e obedece-lo é o que desta mensagem devemos guardar em nossos corações, e não a ideia absurda de conversar com servos, no caso (Moises e Elias). 

No Antigo Testamento Moisés foi impedido de entrar na terra prometida por causa de uma desobediência a Deus. Só foi permitido que olhasse de longe a terra onde tanto desejava entrar. Agora ele aparece na “terra prometida” que não pôde entrar.

Deus tem um tempo para tudo, só que sua agenda não está limitada aos poucos anos de nossa vida aqui. O incrédulo vive no desespero de realizar seus planos no curto espaço de uma vida. O crente em Jesus não precisa ter essa pressa. Sua perspectiva de vida é eterna.
Lucas 9:32 E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.
Aqui vemos outro detalhe que aparece apenas em Lucas é a informação de que Pedro e outros estavam carregados de sono.
Mateus 17:4 Então Pedro disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias".
Lucas 9:33 E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
Marcos 9:5 Então Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias".6 Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados.
As tendas, em algumas versões, tabernáculos, cabanas, ou sucá é ao mesmo tempo um simbolo da presença de Deus e da nossa vida na terra, por ser temporária e insegura, era erguida para que os judeus apos as bençãos de uma colheitas abundante, não se valgoriasse do sucesso da colheita e do vigor do campo ou saude da terra, e pudessem consagrar a Deus pelas riquesas conquistadas, uma lembrança de que as riquesas não provem desse mundo.

Essa confusão mental, essa sonolência é percebida, quando Pedro coloca os três em um mesmo nível.  Irmãos não há nada e nem ninguém que possa ser colocado no mesmo nível de nosso Senhor.

Aqui nós deparamos com outra representação singular, Moises representa a Lei, Elias os profetas, são os personagens mais significativos para os judeus, e o suporte espiritual para esse povo, a lei e as profecias. Curiosamente são os pontos onde os judeus mais ignoraram quando estavam diante de Jesus, as leis por que eles: ...vocês sabem interpretas os aspectos do tempo mas não sabem interpretar o tempo presente... e as profecias, há mais de 300 profecias sobre o Messias e os judeus não as observaram simplesmente por que o Messias não se enquadrava nas expectativas que eles tinham de um rei.

Irmãos observem se o Jesus que você prega ou o Jesus que você adora esta dentro de suas expectativas, ou se você crê nele em detrimento das suas vontades.


Outro aspecto importante é que Pedro acredita precisar fazer algo, veja como algum de nós tenta se comportar diante do Senhor, não é o que você faz mas o que ele faz, somos instrumentos, é Ele que decide e determina o que deve ser feito e não nós baseado em nossos desejas e justificativas. Toda vez que voce considera que precisa fazer algo, tenha cuidado para nçao considerar mais importante o que voce fez, do que a obra realizada por Deus.
Mateus 17:5 Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: "Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! " 6 Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados.
Lucas 9:34 E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram. 35 E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.
Marcos 9:7 A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: "Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! "

Os discípulos se prostram no chão e, quando abrem os olhos, só vêem Jesus. Moisés e Elias eram servos de Deus; Jesus é o unigênito Filho de Deus, o único homem gerado por Deus. Jesus é ao mesmo tempo Deus e Homem, a expressa imagem da divindade, o único sem começo nem fim. 

Perceberam o que Deus disse, é para ouvir ao Senhor, a ele devemos nos voltar. Li uma vez, não me recordo a fonte, uma frase que dizia: 

" Muitos falam de Deus, outros até falam com Deus, mas poucos são aqueles que se calam para que Deus lhes possa falar”. 


Você ouve a Deus, ou tem um tagarela dentro de você,  que pretende sempre ser ouvido, que pretende que sua opinião prevaleça. Lembre-se a sabedoria humana nada vale, o que tem valor é a sabedoria espiritual que vem de Deus, reservada aos pequeninos.  

Mateus 17:7 Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantem-se! Não tenham medo! " 8 E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus. 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: "Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos".
Lucas 9:36 E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
Marcos 9:8 Repentinamente, quando olharam ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus.9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos.
Por mais gratificante que tenha sido a experiência dos discípulos diante de Jesus transfigurado, eles agora precisam descer da montanha e encarar a vida do jeito que ela é, com tristezas, problemas e enfermidades. 

Será que não temos o mesmo comportamento desses discípulos, após uma ação divina, um milagre, ou diante da manifestação de Deus em sua vida nos esquecemos a fonte de tudo na vida de um crente.


Alguns ensinamentos de Deus para essa palavra: 1 - Devemos ser gratos pela promessa gloriosa para a igreja e que essa é a maior das bençãos a nós ofertada. 2 - Ouçam- no. 3 - Deus tem um tempo para tudo e é a sua agenda que prevaslece. 4 - Ninguem esta no mesmo nível que nosso Senhor. 5 - Devemos enxergar que em todas as conquistas em nossas vidas, em tudo há a mão de Deus.




Por Dirson Jr

Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus.

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.