sexta-feira, 8 de abril de 2016

O que significa o REINO?

Quando um cristão se propõe a pregar o evangelho, falar sobre a Palavra de Deus, precisa ter o cuidado em não confundir os termos utilizados no Novo Testamento. O evangelho do Reino não deve ser confundido com o evangelho da graça de Deus (Atos 20.24), que os cristãos estão pregando atualmente. O evangelho da graça de Deus promete justificação pela fé em Cristo e uma morada eterna com Ele no céu.

O evangelho do Reino declara as boas novas da vinda do Rei que estabelecerá Seu Reino, em poder, sobre a terra. Aqueles que vierem a crer no evangelho do Reino quando for pregado, e forem preservados durante a tribulação, entrarão no Reino para usufruir de suas bênçãos sobre a terra (esses não serão os arrebatados, não são a igreja). Tratase do mesmo evangelho que era pregado antes do Pentecostes por João Batista:
(Mt 3.1,2) E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Esse mesmo evangelho pregado pelo Senhor Jesus Cristo, o Rei:
(Mt 4.17) 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
E também , e por Seus discípulos
(Mt 10:1-7) E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Para entender o termo "Reino dos Céus", é preciso entender que tratase de um aspecto de algo mais amplo. O Reino de Deus é um termo genérico e inclui todos os outros aspectos do Reino, a saber, Reino dos Céus, Reino do Filho do Homem e Reino do Pai.

Reino de Deus nos fala da manifestação de Cristo para os Seus (Mt. 12:28). Quando questionado sobre quando viria o Reino de Deus, Cristo respondeu: "o Reino de Deus está entre vós" (Lc. 17:21). Por Ele ter vindo para estar entre os Seus, o Reino de Deus era vindo.
(Mt. 12:28) 28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus..
(LC. 17:21)nem se dirá: 'Aqui está ele', ou 'Lá está'; porque o Reino de Deus está entre vós.
Reino dos Céus é a presente forma do Reino. O Rei foi rejeitado, crucificado e, então, recebido nos céus. O Reino dos Céus inclui todos os que professam o cristianismo (mesmo falsamente). Todos, tanto os verdadeiros como os falsos convivem lado a lado no Reino dos Céus (Mt. 13).

Reino do Filho do Homem e Reino do Pai ‑ À medida que termina o tempo do Reino dos Céus, o Reino tornase tanto o Reino do Pai (nos céus) como o Reino do Filho do Homem (na terra). O Reino do Filho do Homem virá em poder e glória (Mt. 25:31 e 24:30), e Cristo reinará na terra por 1000 anos. O Reino do Pai (nos céus) diz respeito àqueles que verdadeiramente creram durante a época do Reino dos Céus e foram recolhidos ao celeiro no céu como a boa semente (Mt. 13:30), devendo brilhar como o sol no Reino do Pai (Mt. 13:43)


Mateus 24:30,31) Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus 
(Mt. 13:30) 30 Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ".  
(Mt.13:43) 43 Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça".

por Dirson JR

Comentários são bem vindos, desde que não sejam ofensivos ou contenham informações que levem a benefícios pessoais. 
Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus. 
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. 
Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.



segunda-feira, 4 de abril de 2016

Compreendendo a fé

Fé, Graça e Salvação vem de Deus

Ouvimos muitas pregações sobre fé, normalmente as pessoas falam muito de fé, que nós devemos ter fé para conseguir alguma coisa, para atravessar alguma situação e, realmente, nós devemos ter fé. Porém devemos compreender como essa fé deve ser manifestada no cristão. A palavra fé na Bíblia refere-se a uma fé alinhada, em harmonia com Deus, ou seja, de acordo com a Palavra de Deus. Se a fé que o cristão tem não estiver em harmonia com Deus, pode ser qualquer coisa, menos fé. (fanatismo, superstição) coisas que denominam como fé, mas a fé, como diz Paulo na sua carta aos Efésios, é uma fé cristã, de acordo com os pensamentos de Deus.

Vamos ao texto:
(Efésios 4:4-6) Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.”
1 - Um só Senhor, mas que Senhor é este? É o Senhor Jesus. 
2-  Uma só fé, que fé? A fé cristã. 
3 - Um só batismo, que batismo? Não está falando da forma do batismo, se é embaixo de água, com muita ou pouca água. Está falando do batismo, o batismo cristão.

É isso que está conectado com as coisas de Deus.

A fé só pode estar em harmonia com aquilo que Deus pensa. Se essa fé for algo que está em conformidade com a Palavra de Deus, então podemos esperar em Deus por uma resposta, um socorro. Veja que essa fé não é algo que se corre atrás para conseguir, ela vem de Deus e, se temos falta de fé, devemos pedir a Deus que Ele nos dê.

Veja ainda em Efésios:
(Efesio 2:8-10) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” 
Que maravilhoso, encontramos a fé necessária para a salvação, a fé para entender o que Deus pensa acerca de salvação. Somos salvos por graça e entendemos o que é graça de Deus, por fé – e isto nós buscamos em Deus também, não é algo em que temos algum mérito.

Veja como é claro, o versículo 9: diz que não vem das obras, ou seja, fé, salvação, graça, tudo vem de Deus, não parte nada de nós porque não é no princípio de obras. Temos um Deus que fez essa providência!

As pessoas que conviveram com o Senhor Jesus, durante seu ministério de cerca de 3 anos e meio, pregando o evangelho do Reino, todos que entenderam quem era Ele, entenderam por fé, embora fosse Deus presente na Terra, era a fé que podia ver quem era aquela pessoa, e toda a ação do Senhor Jesus neste mundo somente pela fé podia ser entendida. Aqueles que eram os Seus patrícios, seus irmãos, os judeus, foram os primeiros a negarem o Senhor porque não tinham fé para ver a manifestação do Messias, do Cristo. Tinham as Escrituras que falavam do Cristo, tinham o testemunho dos profetas, tinham o testemunho de João Batista, que esteve presente no meio deles e eles não se deram conta disto porque não tinham fé. Então, se não há fé não adianta ver, não adianta ouvir.

Aqueles que estiveram com o Senhor, os Seus próprios discípulos, Pedro, João, Tiago, Tomé e os demais que formavam os onze - já que Judas não foi contado com eles como homem de fé, pelo contrário, foi um traidor - eles só foram entender a preciosidade, quem realmente era o Senhor, mais tarde.

João diz: Aquele que é o Verbo nós vimos, contemplamos, apalpamos com as nossas próprias mãos, concernente ao Verbo da vida. Só depois que o Senhor foi glorificado e enviou o Espírito Santo para morar no crente, e entre os crentes, é que eles realmente entenderam quem era aquela Pessoa que tinha estado no meio deles.

A fé vai além de visões, manifestações, pois se fosse assim não seria fé. A fé é quando a pessoa crê naquilo que Deus fala, no que temos escrito na Bíblia. E isto é graça de Deus, assim como o Senhor veio aqui por graça, deu a Sua vida na cruz por nós porque não havia ninguém que merecesse isto. A crucificação foi a prova de que o homem era contra Deus. O Senhor Jesus não foi para a cruz com uma multidão chorando e lamentando a sua morte na cruz, pelo contrário, Ele foi rejeitado.
(Atos 3:17-19) E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes. Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado: que o Cristo havia de padecer. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.

Pedro chama de irmãos porque eram israelitas como ele, e fala que fizeram por ignorância, mas essa ignorância não quer dizer inocência, foi por causa da incredulidade deles, falta de fé e por isto ele fala arrependei-vos, se eles fossem inocentes não precisariam se arrepender.
"(Romanos 11:6)“Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.”
"(Romanos 6:23)"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor."
 O que tínhamos que receber de Deus como pecadores era a morte, e quem recebeu em nosso lugar? Jesus (Este é um lado da cruz, o salário).

Além disso ainda recebemos do Senhor: "mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor." A vida eterna (Este é o outro lado da cruz), também chamada de vida em abundância no evangelho de João.


Que bênção que Jesus morreu por nós! Estamos salvos e o mesmo princípio é válido para as nossas vidas agora, não temos que fazer nenhuma obra. Agora temos um Deus com quem podemos falar, compartilhar com Ele o que temos, os pecados, as aflições, os problemas, colocarmos tudo diante de Deus. É um privilégio que Cristo nos deu, termos comunhão com o Pai, com o Filho e uns com os outros, partilharmos todos da bênção, desse orvalho que Deus derramou sobre nós abundantemente por Cristo Jesus.

por Dirson JR

Comentários são bem vindos, desde que não sejam ofensivos ou contenham informações que levem a benefícios pessoais.



Sou cristão e tenho fé na obra expiatória de Jesus na cruz e no seu sangue como único direito de nossa aceitação perante Deus. Tenho fé que a Bíblia é a Palavra de Deus e é a única autoridade escrita na qual podemos nos apoiar. Reconheço o Senhorio de Jesus o Cristo, cabeça de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1.18) sendo ELE o centro de minha vida, e que reconheço também a direção do Espírito Santo, nosso consolador,o qual nos guia a toda a verdade (Jo 16.13). O homem sem Cristo, está em seus pecados e é por natureza inimigo de Deus (Ef2.1-3), a salvação é um ato soberano de Deus (Ef 2.8), e que o homem é salvo mediante a fé, que é dom de Deus.

Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz indagações de cristãos sobre ensinamentos bíblicos, o intuito é esclarece-los baseado no que a Bíblia diz, tudo o que tenho aprendido com irmãos que não contradizem a Palavra de Deus e não colocam fermento em sua interpretação. As conclusões feitas aqui podem não se aplicar a todas as pessoas e situações. Não há a intenção de sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. Os possíveis conflitos de opinião não exime o autor de defender o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios com o objetivo de fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos suas informações de uso do nosso site com parceiros de mídia social, publicidade e análise.